quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aprendendo com Gandhi


Estou aprendendo com Gandhi a prática da ahimsa e do satiagraha - a não-violência e a força da verdade , respectivamente-, duas estratégias espirituais poderosíssimas de combate ao mal.

A biografia de Ganhi, escrita por Humberto Rohden, é a melhor que já li. Tem sido um marco em minha vida, o conhecimento das idéias e da vida deste profeta crístico.

Não praticar a violência física, verbal e mental contra ninguém, agindo sempre movido pela força da verdade. Foi assim que Gandhi levou um povo inteiro a libertar-se do jugo da escravidão.

Tanto a não-violência física quanto a não-violência verbal são mais fáceis de praticar. Já a não-violência mental exige esforço e aperfeiçoamento do espírito.

Não pensar no mal, não querer o mal para aqueles que nos ferem é atitude quase santa, mas possível de alcançar.

Na matemática primitiva do Talião, se eu fui ferido devo ferir, "olho por olho, dente por dente". Dois negativos males em sentidos opostos dá zero negativo, e estamos quites, a justiça está feita. Agindo assim, segundo Humberto Rohden, estamos apenas soletrando o á-bê-cê na escola primária da evolução.

Já na matemática espiritual de Jesus uma ação negativa com outra ação negativa dá duas ações negativas. O mal aumenta, se espalha, grassa pela terra. Combate-se o mal com o bem e não com o mal; combate-se a injustiça com justiça e não com injustiça; combate-se o erro com a verdade e não com o erro. Dessa forma, passamos a cursar a universidade do espírito.

Viver assim é muito melhor, diariamente somos guarnecidos pelo batalhão das boas forças da imensa harmonia que existe no Cosmos.

Nenhum comentário: