sexta-feira, 13 de junho de 2008

A importância espiritual do Advogado do Diabo


Muitos não sabem que o Advogado do Diabo é uma figura eclesiástica, de suma relevância, surgida na época do processo de santificação do Padre José de Anchieta.

Conta Pedro Paulo Filho, no livro Advogados e Bacharéis: Os Doutores do Povo, que nos processos de canonização, o Advogado do Diabo é aquele que tem como função rebater e impugnar as justificativas favoráveis ao nome proposto, encontrar e denunciar todos os fatos contra o candidato às honras da santidade. Também é chamado de Promotor da Fé.

Ao contrário, chama-se advogado de Deus aquele que é designado para apoiar e robustecer as provas e documentos a favor do candidato a santo.

O papel do Advogado do Diabo é tão nobre e prestigiado quanto o do Advogado de Deus. O Advogado do Diabo quer que a canonização se faça, mas que o ato se revista de credibilidade e prestígio para Igreja, santificando somente aqueles que merecem ser santificados. O Advogado do Diabo está sempre de olho nos erros e quem quiser se livrar de sua sentença precisa andar no caminho reto.

O Padre José de Anchieta até hoje não é santo devido a atuação enérgica do Advogado do Diabo.

Conta-se que o Padre José de Anchieta, no Brasil Colônia, ajudou um carrasco a enforcar Jean Bolés, herese protestante condenado a forca. No cadafalso, com a corda no pescoço, estrebuchava e não morria, por incúria profissional do carrasco. Anchieta teria ajudado a abreviar o sacrifício do infeliz.

Durante o processo de canonização, levanta-se o Advogado de Deus e diz: "Foi um ato de humanidade".

O Advogado do Diabo rebate: "Foi um crime contra as leis divinas, a ninguém é dado o direito de matar."

Na demanda, venceu o Advogado do Diabo e até hoje Anchieta não passou da condição de Beato.

Com o passar do tempo a expressão Advogado do Diabo, em sentido figurado, passou a designar aquele profissional malicioso, matreiro e hábil que com artimanhas e competência vencia as demandas judiciárias.

Podemos perceber que o papel exercido pelo Advogado do Diabo é espiritualmente muito importante. Desmascara as falsas poses, denuncia o que está oculto, derruba o véu da hipocrisia, conhece os pecados dos que se dizem éticos, bons e santos. Só quem consegue sair incólume das artilharias de um competente Advogado do Diabo é que merece a coroa do triunfo.

Nenhum comentário: