terça-feira, 1 de julho de 2008

As lições da vida são simples


Todas as pessoas, intuititivamente, sabem quais são as lições importantes da vida.

Estão gravadas na memória universal e, portanto, em nós, que fazemos parte dela.

Já vivemos e continuaremos a viver.

Não temos apenas trinta anos, quarenta anos, sessenta anos, noventas anos... Temos muito mais.

Platão, seguindo o mestre Sócrates, ensinava que o segredo do conhecimento estava em relembrar tudo aquilo que já sabemos.

São os graus de memória que aos poucos vão diferenciando as capacidades, os talentos, as inteligências, os rumos, os objetivos de cada um.

Esse conhecimento escondido em algum lugar da essência humana, na verdade é o auto-conhecimento. Conhecer quem você é, qual a sua real natureza, de onde vem, para onde vai, quais os caminhos que devem ser trilhados, e as dificuldades que precisam ser superadas.

"Conhece-te a ti mesmo". Essa frase sempre me pareceu vazia. Mas hoje não, ela é busca constante.

Quanto mais me afasto do relativismo, do subjetivismo, do niilismo, mais me aproximo das grandes verdades.

"Que é a verdade?" "Você tem a sua e eu tenho a minha". São as velhas discussões piláticas.

"Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". Já não perco grandes momentos da minha vida batendo boca com os Pilatos, o caminho é individual.

Não são as lições da vida difíceis de aprender; são difíceis de apreender, de incorporar, e de viver de acordo com elas. Para que isso ocorra é preciso que o homem chegue a cientificação, a ciência de si mesmo, para descobrir a Verdade e por ela ser liberto.

Na vida material costumamos andar olhando para o chão, como bêbados. Poucos são aqueles que fitam o olhar para o alto.

Os grandes iniciados nos trouxeram simples lições, em frases curtas, em sermões singelos, em atos nobres.

São tão simples essas lições que aparecem resumidas em uma singela frase, a Regra de Ouro: "Faça aos outros aquilo você gostaria que os outros fizessem a você". O resto é desdobramento.

Nessa longa caminhada, cada passo que dermos na direção do cumprimento da Grande Lei será uma benção enorme em favor da humanidade inteira.

Nenhum comentário: