terça-feira, 12 de agosto de 2008

Justiça sem a fumaça do cigarro

Comecei a fumar aos dezessete anos de idade. Inveterado, assim eu fui.

Achava que quem não fumava não tinha condições de ser revolucionário, intelectual ou coisa do gênero. Era um pouco como a barba, necessária para definir um verdadeiro comunista.

O fumante fuma na alegria, fuma na tristeza, fuma à toa.

O café, o almoço, a cerveja são os melhores anfitriões do cigarrro.

Lendo, escrevendo, meditando, tudo pedia um cigarro. Até estando no banheiro o cigarro me acompanhava.

Vício complexo, cheio de armadilhas. O advogado do cigarro é poderossíssimo, tem cada argumento. "Meu companheiro". "Depois do cafezinho é bom demais". "Quem fuma morre, quem não fuma morre também". "O cigarro mata devagar, mas quem disse que eu estou com pressa". "Dona Raimunda fumava e morreu com 96 anos".

Só que eu estou demonstrando ao advogado do cigarro e ao próprio, que também sei me defender, e que no tribunal de minha consciência, quem decide sou eu.

Quero nada. Boca fedendo a cigarro, suor, cabelo, corpo, dente, rouquidão, catarro, fumaça no rosto das crianças, no prato de comida, no quarto de dormir.

Deixo de fumar não só por mim, mas também pelos outros, que têm o direito de respirar pureza.

Sou um amante das palavras, e quero que doravante elas saiam mais limpas da minha boca. Amor é amor, e não amor com fumaça de cigarro. Ética é ética, e não ética com fumaça de cigarro. Verdade é verdade, e não verdade com fumaça de cigarro. Justiça é justiça, e não justiça com fumaça de cigarro. As coisas puras devem ser buscadas com pureza.

Quero ser ecologistas de mim mesmo. Cuidar dos rios, dos igarapés, das árvores, dos passarinhos que vivem dentro de meu ser, de cada ser. Mais harmonia com a Natureza.
Quero sentir o cheiro da lua, do sol, da chuva, das estrelas, da vida, sem a fumaça do cigarro a me iludir.

Esse micróbio que sobreviveu a tantos anos, alimentado por mim, chegou ao final da vida. O enterrei, depois de tê-lo queimado vivo, no fundo do meu quintal.

Como é bom parar de fumar.

Tolstói estava certo quando dizia: " Pare de criticar os outros e sentirás o alívio do fumante que parou de fumar e do ébrio que deixou de beber."

Que Deus me ajude! Amém. E a você também! Assim seja.

9 comentários:

. disse...

Sucesso meu amigo nessa nova batalha... como seu fa numero 1, acho que vou tentar lhe imitar

Sanderson Silva de Moura disse...

É coisa boa, Leandrius. Acredite. Só a determinação absoluta é capaz de vencer o vício do cigarro.

Anônimo disse...

Parabéns,este caminho da verdadeira felicidade ¨sem fumaça¨reside na resposta contida na sua energia interior que vos conduziu ao que é correto para sua alma e seu corpo.Siga em frente de mãos dadas com Deus e a Sempre Virgem Maria.
Assina Anjo da Guarda

Unknown disse...

Nenhum ser humano muda somente com argumentos que lhes são impostos, isso até contribui, mas sobretudo tem que haver uma VONTADE ABSOLUTA, SINCERA e LIVRE partindo do interior ao exterior de quem de fato despende forças para MUDAR o seu status quo.
Vejo que expressas esse sentimento livre da vontade, assim, acredito que qualquer que seja o vício, pode ser arrancado pela raiz.

PARABÉNS !!! pela sua atitude !!

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Anub você falou muito bem, "sem vontade absoluta, sincera e livre partindo do interior", é só assim que se larga o vício do tabagismo.

Meu irmão já pensa em parar de fumar. Isso é bom, mas não é tudo, tem que haver a decisão.

Meu pai me disse que deixaria de fumar caso eu deixasse. Pois então ele que vá se preparando.

O Roberto Vaz, assim como meu irmão está pensando seriamente no assunto. Como já disse é um bom começo, mas sem a determinação, a gente vai fumando um cigarro atrás do outro, sempre adiando a decisão.

O Leandrius disse que vai tentar me imitar. Espero que ele consiga.

É sempre bom você consultar um ex-fumante, viciado mesmo, que deixou de fumar. Quem nunca fumou pouco sabe da força dessa maldição.

Quero ajudar a todos que queiram se livrar do tabagismo.

Vamos purificar nosso corpo, Templo sagrado de Deus.

Anônimo disse...

Que decisão importante... e ainda tá servindo de bom exemplo pra ajudar outros... bonito de se ver... Parabéns!

Anônimo disse...

Hoje quando passei por vc, percebi que havia algo diferente...seu semblante estava mais claro, posso até dizer que vc está mais bonito. rsrsrs Agora entendi uma das razões. Eu consegui, vc tbm conseguirá. Fique firme.

Anônimo disse...

Após alguns dias longe da net quão grande foi minha felicidade em saber de sua decisão em parar de fumar, fico feliz e saiba q isso muito me ajuda em minha jornada. Aprendi q só é possível isso com Mente Aberta, Boa vontade e Honestidade e como não aprendi muito ainda vou vivendo e me mantendo limpo Só Por Hoje e vivendo um dia de cada vez, Parabéns e descobrí tbm qual seu maior dom. É o Dom da humildade e do discernimento.
Q o Poder Superior te conceda a SERENIDADE necessária para aceitar as coisas q não podes modificar, CORAGEM para modificar as q vc pode e SABEDORIA para reconhecer a diferença. abraços

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Farrapo, obrigado pelas boas palavras.

Sei que você é um vitorioso, e se preocupa em colocar em prática ensinamentos que vem do Alto.

Que sua vida seja de muita paz.

Abraços.