segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Um bom conselho aos advogados

O respeitado juiz Willian Douglas, em seu livro Como Falar Bem em Público, dirige este importante conselho aos advogados, e quem segui-lo, terá boa colheita.

"Um bom advogado sabe que quem briga são as idéias, nunca as pessoas. O mundo já é pequeno, e o jurídico, menor ainda. Você vai reencontrar as pessoas, em especial ex-adversos. Comporte-se com ética e educação. Esta atitude no mínimo facilitará muito sua vida no presente e no futuro. Cada dia de trabalho, cada petição e cada procedimento contribuem para construir a imagem que a sociedade e a comunidade jurídica têm e terão de você. Se for forte e respeitada, valerá tanto quanto cada um de seus mais poderosos argumentos.

Acreditamos sinceramente que o tempo premia aqueles que servem a verdade. Segundo o senador Jefferson Peres, ser ético é defender a justiça mesmo quando ela nos prejudica, e condenar a injustiça mesmo quando ela nos beneficia. Já foi dito que se o velhaco soubesse o valor da honestidade, seria honesto por velhacaria. Parafraseando, podemos dizer que se o orador desonesto soubesse o valor de ser considerado ético e honesto nos argumentos, agiria à luz desses princípios. A credibilidade é um valor extremamente importante na argumentação, e se assemelha a um cristal cuja a integridade deve ser mantida a todo custo."

Nenhum comentário: