terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tributo aos Advogados

Neste dia do advogado dedico a escritura que se segue aos meus ilustres pares.

Um pastor não pode deixar de pastorear, essa é a sua missão. E para pastorear se faz necessário a existência de pecadores, sejam graves ou leves esses pecados.

Um médico não pode deixar de medicar, essa é a sua missão. E para medicar se faz necessário a existência de doentes, sejam graves ou leves essas doenças.

Um advogado não pode deixar de advogar. E para advogar se faz necessário a existência de complicados, sejam graves ou leves essas complicações.

Trabalhamos, em essência, com as mesmas dores humanas. Ora do corpo, ora da alma.

O escritório do advogado não funciona apenas como um espaço jurídico, às vezes conversamos como pastores, outras tantas como médicos.

Certa vez um cliente me ligou de dentro da penal, já tarde da noite, para me dizer que sentia fortes dores no estômago e o que eu podia fazer por ele.

Compreendendo aquela situação, o cliniquei:

"Chame o guarda do prédio, peça para ele lhe levar até a enfermaria, e lá tome 50 gostas de buscopan, e vá se aquietar que a dor passa. E assim ele vez, e assim a dor passou".

E quantas e quantas vezes aconselhamos as pesssoas a rezarem, a serem mais religiosas, a acreditarem mais em Deus, a se reconciliarem com os irmãos, a não litigarem por questões de somenos importância...!

Assim é a profissão do advogado, tão rica, tão complexa, tão bela, tão eloquente.

O Papa Paulo VI, no ano de 1966, ao receber no Vaticano o Conselho da União Internacional dos Advogados proclamou:

" Ninguém, talvez, a não ser o sacerdote, conheça melhor do que o advogado a vida humana sob seus mais variados, mais dramáticos, mais dolororos, por vezes, os mais defeituosos aspectos, mas não raro, também, os melhores".

A bela profissão que aqui representais é uma daquelas que a igreja considera com maior estima e respeito. A Igreja vê o advogado, antes de tudo, o homem que dedicou a sua existência para assistir àqueles que não estão aptos a se defenderem por si mesmos. Esta única finalidade, bem entendida e bem praticada, bastaria para constituir um mérito singular, digno de ser escrito no ativo de vossa profissão: esta, com efeito, está elevada à dignidade de um serviço de real e muito autêntico ministério da verdade".

Bem, muitos poderão contraditar a apologia que estou fazendo aos advogados, mas eles estarão falando de outra espécie de advogados, que não são bem advogados, alguns malandros se escondem atrás de um púlpito de uma igreja ou atrás de um beca de advogados para melhor praticarem seus crimes. Não, não é desse tipo de advogado que eu estou falando.

Invoco para terminar a oração de nosso advogado santo, patrono de nossa profissão, Santo Ivo:

"Glorioso Santo Ivo, apóstolo intrépito da justiça, iluminai os advogados para que nos seus sentimentos, pensamentos, palavras e atitudes jamais se afastem da equidade e da retidão. Amemos nós a justiça para que consolidemos a paz para que a sabedoria triunfe sobre as forças da injustiça e do mal. Amém".

Sintam bem as palavras que a oração recepciona: Iluminação. Amor. Paz. Justiça. Sabedoria. Equidade. Retidão. Glória. Triunfo. Apostolado. Santidade. Intrepidez. Força. Advogado.

Parabéns meus amigos advogados, neste dia tão especial para esta reflexão. Amemos nossa profissão!

Nenhum comentário: