terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma lição da advocacia

"Esquece - A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará o dia e que a vida será impossível para ti. Terminado o combate, esquece logo tanto a vitória quanto a derrota". Este é o 9º Mandamento do Advogado, elaborado por Eduardo Couture.

Enquanto o advogado não segui-lo, não compreendê-lo, não aceitá-lo, não pode ser considerado um bom combatente, um homem digno de subir nos montes mais altos depois de andar nos vales mais escuros, com a mesma têmpera e altivez.

Na derrota ou na vitória, a dignidade dos enxadristas, o controle dos samurais, a serenidade de um budista. Assim se reconhece os advogados experimentados que, claro, sentem agonia e êxtase, amargura e alegria, mas que sabem dosá-las, temperá-las, que não ficam iludidos com a fugacidade dos momentos.

Sem dúvida é um sábio ensinamento: "Terminado o combate, esquece logo, tanto a vitória quanto a derrota".

Segue em frente, tira as lições, se burila, cresce, a vida é feita dessas coisas, hoje se ganha, amanhã se perde, e como diz uma sentença grega, "os dados de Zeus caem sempre do lado certo", e como ensina, ainda, o poema Desiderata "quer você entenda ou não, o universo está se desenrolando como deveria, mantenha a paz em sua alma".

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que a vida é uma luta de paixões, desejos ardentes, sonhos acima do impossível. É em meio a essa incansável luta que somos lançados. Os que vivem as emoções com parcimônia desfrutam apenas o que lhe cabe: um pouco de amor, uma pequena realização,duas ou três pessoas o aplaudem na platéia; em fim uma vida medíocre e razoável.
As conquistas e derrotas fazem parte desse jogo. É preciso vivê-las, esgotá-las, aprender com elas e depois colocá-las no seu devido lugar para que não obscureça nossa visão.

Bom dia a todos!

Maria Clara