terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Habilidade para engolir sapos

"Não basta conhecer as leis para ser bom advogado. É preciso conhecer bem tanto o acusado (seu caráter e antecedentes) quanto os jurados, suas peculiaridades profissionais, religiosas e sociais, observa-lhes as reações no julgamento, pois são fatores que influem no momento em que decidem o veredicto.

Além de conhecimentos jurídicos e psicológicos, um advogado precisa ter coragem e altivez, para não ser curvar diante do Tribunal, mas também habilidade para engolir sapos".

Este texto foi retirado do livro A Espada e a Balança, escrito por Jason Tércio, que conta a vida e a atuação de dois grandes criminalistas brasileiros, George Tavares e Evaristo de Moraes Filho.

Angel Osório afirmava que um dos mandamentos do advogado "é não querer ser maior do que o juiz, e nem consentir em ser menos".

Mas a habilidade para engolir sapos realmente é uma arte que devemos saber cultivar. Não por medo da autoridade, mas por estratégia bem medida em favor do seu constituinte. O advogado, pela sua sensibilidade, percebe o momento de engolir alguns sapos, e muitas vezes isso é compensador, traz bons resultados.

O que não é aceitável é a covardia, a tergiversação, o patrocínio infiel. O engolir sapos na advocacia é uma arte muito fina, e a violação dessa arte pode se constituir num verdadeiro xeque -mate em em sua atuação profissional.

Nenhum comentário: