terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Apartes e contra-apartes bem feitos

George Bernard Shaw foi importante escritor irlândes e orador de brilhante talento.

Em certa oportunidade, Bernard Shaw, numa estréia de uma das suas peças, subiu ao palco para receber os entusiasmados aplausos da multidão.

Uma pessoa, contudo, aproveitando-se de uma breve brecha nos aplausos gritou:

- Sua peça é vazia, é uma droga!

Seguiu-se um momento de desconforto, de horrorizado silêncio, mas Shaw, sem se deixar perturbar, exclamou do palco:

- Meu amigo, concordo plenamente com você, mas o que somos nós dois - fez um gesto indicando a platéia - contra a opinião da grande maioria?

E os aplausos retornaram, mais altos do que antes.

Uma intervenção do orador para ser fulminante, decisiva, precisa ser bem ao estilo do realizado por Bernard Shaw: oportunidade, espontaneidade, presença de espírito, agilidade da inteligência, momento de feliz inspiração.

No júri é comum esses instantes de confronto entre os oradores, nos famosos apartes e contra-apartes.

Em certa ocasião, ainda neófito, fazia a defesa num júri, e em tom arrebatado citava, inapropriadamente, o Caso dos Irmãos Naves, pedindo aos jurados para não se cometer a mesma injustiça:

- Vejam senhores jurados, que grande erro judiciário aquele de Araguari, os Naves condenados pela morte de Benedito, dezesseis anos depois Benedito aparece vivo. Que medonha injustiça!

E o promotor aparteou-me, com um flecha certeira:

- Quem dera doutor que a vítima aqui também aparecesse viva como o Benedito, está aí o exame cadáverico comprovando a morte da infeliz".

Perdi o rebolado... e a causa também!

Nos dois exemplos podemos sentir todo o poder que tem um aparte ou um contra-aparte bem feito. Grandes armas retórica, para quem sabe usá-las.

2 comentários:

João Paulo Bonner disse...

Parabéns pelo texto, caríssimo. De agradável leitura e com um ensinamento de grande valia. Vejo que realmente tens talento não só na oratória, como também na exposição escrita de idéias... Siga em frente e boa sorte. PS.: Comprei hoje dois livros do Osho, de quem sei que você é admiridor.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo João Paulo Bonner,

Que bom ter recebido um comentário seu.

Conheço o seu talento, e lendo Osho, com certeza burilará mais ainda sua mente e o seu coração, ao expandir, por meio da meditação, sua consciência.

Uma frase de Osho: "Cada homem é um deus em formação".

Abraços

Sanderson Moura