segunda-feira, 8 de março de 2010

A arte da prudência para advogados

A arte da prudência é um livro encantador, pleno de ensinamentos morais de sublime elevação. Escrito no século XVII pelo filósofo Baltasar Gracián, a obra é um tesouro para quem sabe reconhecer um tesouro.

São ensinamentos universais que podem ser aplicados a todas as pessoas e profissões com as adaptações pertinentes. Como sou advogado aplico na minha carreira. É um verdadeiro tratado de deontologia, cujas máximas éticas nos conduzem ao agir correto.

Baltazar Gracián diz que são dois os polos que medem as qualidades de um homem: a moral e a inteligência. O advogado sabe do valor que a moral tem quando toma de conta de suas ações e de suas palavras, e que se torna uma força irresistível quando acompanhada de inteligência.

Descobri a relevância do livro para minha profissão de advogado e compartilho com todos aqueles que querem fortalecer, cuidar, aperfeiçoar sua profissão. No livro Gracián fala que alguma mentes irradiam luz, e essa luz são as virtudes que clareiam nossa vida, e são elas que nos dão o saber, e o verdadeiro saber é o saber viver, e é isso que o livro nos ensina: saber viver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida uma bela obra. Acredito que seja o berço de todos os livros de auto-ajuda. Aconselha à moderação, observância e simplicidadade.
Tudo dito em poucas e claras palavras. Um extrato da sabedoria. Vale a pena ler.

Bom dia a todos

Maria Clara