quarta-feira, 19 de maio de 2010

Não há justiça sem Deus

Em Oração aos moços, assim ensina Rui Barbosa:

"Por derradeiro, amigos de minha alma, por derradeiro, a última, a melhor lição da minha experiência. De quanto no mundo tenho visto, o resumo se abrange nesta cinco palavras: Não há justiça sem Deus."

Que frase verdadeira! Nascida não da mera elaboração intelectual, mas da experiência viva de um ser notável.

Só há justiça onde há Deus, porque Deus é a própria justiça. Como o homem vaidoso, egoísta, preconceituoso, intolerante, parcial, será capaz de fazer justiça?

Se ele tem Deus no coração ele sabe examinar com imparcialidade, com inteligência, com tolerância, com medida, com equilíbrio, com amplitude. Se ele tem Deus no coração a frase do Mestre sempre o acompanhará "Na mesma medida que medirdes serás vós medido".

O livro As viagens de Gulliver narra que quando Gulliver chegou a cidade Nínive viu a Justiça representada com seis olhos, dois na frente, dois atrás e um de cada lado da cabeça. E admirado com a imagem perguntou a um de seus habitantes o significado daquele símbolo. E recebe a resposta abruptamente: "Porque a justiça tem que vê todos os lados de uma questão."

Fazer justiça é um ato complexo, laborioso, multidimensional, onde infinitas combinações são feitas para se chegar a uma conclusão. Por ser essa tão grandiosa tarefa é que precisamos da inspiração divina a orientar nossa percepção. Por isso Rui Barbosa disse que a melhor lição que a vida lhe ensinou foi a de que só há justiça onde há Deus.

2 comentários:

José Élito Martins Farias disse...

Concordo contigo, amigo Sanderson.
Deus é a própria ordem, coerência, ritmo básico de energia que forma tudo, e todas as formas flui.Nasce do todo e volta ao Todo. Em tudo o que há é o espírito de Deus, que forma e governa todos os seres. viver bem é ser essa energia última, sendo um só com a Deus.

Élito

Sanderson Silva de Moura disse...

É isso mesmo amigo Éliton.

Parabéns pelo nascimento do Isaías, seu filho tão esperado.

Que Deus lhe muitas bençãos para que possa ser feliz com a sua família.

Abraços

Sanderson