segunda-feira, 3 de maio de 2010

A visão negativa da advocacia

Recebi de um leitor o email abaixo, onde ele aborda, pela visão negativa, outras possibilidades da advocacia. Leiamos:

"Advocacia pode ser um caminho promissor nas ideias de quem já está nela ou que busca dinheiro e status, afinal advogado é advogado! Mas creio que ser advogado no país em que leis servem apenas para prender pobre faltou dizer: quer defender a elite e ganhar tapinhas nas costas? Pela advocacia se chega lá. Quer viver a miséria da condição humana? Pela advocacia se chega lá".

E ele tem razão. Tenho sido ao mesmo tempo um apólogo e um crítico da advocacia. Disse eu em algumas oportunidades que a advocacia tanto pode ser a mais bela como a mais vil das profissões, depende de como a exercemos.

A visão negativa do leitor não é menos real que a minha visão positiva da advocacia. São duas maneiras de ver a profissão. Muito contribui para a abordagem negativa do leitor o próprio comportamento de muitos advogados. Tem malandro, tem ladrão, tem desonesto, chicaneiro, tem tudo o que não presta transitando na advocacia. Mas isso não me impede de ver os grandes homens que fazem dela um instrumento em favor do direito, da justiça e da democracia.

Cabe a cada advogado zelar pelo bom nome de nossa profissão, atuando com mais dignidade, com mais respeito, com mais enlevo, com mais grandeza, só assim a visão positiva prevalecerá sobre a negativa e crescerá o respeito social por tão nobre ofício.

Um comentário:

Osmir disse...

“Cada um ver o mundo com os olhos que tem a partir do chão onde pisa.” Uma vez ouvi esta frase e disseram ser de Leonardo Boff. Acredito que se enquadra perfeitamente nesse texto.
Muito bom seu blog!