terça-feira, 15 de junho de 2010

Advocatus ou Orator

Os juristas romanos, segundo o professor Hélcio França Madeira, em seu livro História da Advocacia: Origens da Profissão de Advogado no Direito Romano, davam grande importância a etimologia na exposição de suas teses jurídicas. Viam na origem das palavras uma saborosa fonte de conhecimento.

A palavra advogado vem do latim, advocare: a preposição ad significando para junto de; e o verbo vocare significando chamar. Advogado é aquele que é chamado para defender alguém.

Da mesma palavra vocare surge a palavra vocação. A advocacia é uma vocação, um sacerdócio.

Na Roma Antiga, os advogados eram chamados, também, por outros nomes, tais como, patronus, togatus, causidicus, iuris peritus, scolasticus e orator.

Advocatus ou orator. Percebe-se a grande afinidade entre advocacia e oratória desde as épocas mais remotas. Atualmente, o interesse pela arte de falar em público tem ressurgido em diversos campos do fazer humano, e cabe aos advogados o papel maior de cultivar e honrar essa arte, sem olvidar, um só instante, que o advogado é, no dizer de Cícero, o vir bonus dicendi peritus, o homem de bem perito na arte de falar.

Nenhum comentário: