quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nunca fale como um fanático!

Lendo o livro A Arte de Falar em Público: A Oratória em Todos os Tempos, de Isabel Furini, professora de oratória, desde de 1976, na cidade de Curitiba - PR, grifei com destaque uma passagem muito importante para todos aqueles que queiram refinar suas habilidades retóricas.

Ensina a professora que "tudo se pode dizer, quando se sabe dizer. Temos de cuidar, como oradores, em não incorrer nos erros do novato que, em seu entusiasmo juvenil e imaturo, quer mudar conceitos pela força, sem ter a suficiente habilidade para levar o auditório a pensar de uma maneira determinada. A melhor influência que um palestrante pode exercer é aquela influência suave, que vai levando o público a mudar opiniões, sem que ele o sinta".

E continua: "Nunca fale como um fanático, cheio de brio e paixão mas incapaz de raciocinar com lógica. Quem se empolga demais sozinho, sem levar o público junto, pode ficar isolado e dar a impressão de ser um louco defendendo alguma ideia esquisita. Então, vá devagar. Respeite a zona de segurança dos presentes. Comece entendendo as sutis reações do auditório para, depois de esboçar suas ideias e argumentar a favor de seu ponto de vista, levar o público a pensar como você, sem necessidade de palavras violentas."

No final do livro, a professora Isabel Furini apresenta trinta dicas de oratória, e dentre elas aconselha a estudar com entusiasmo a arte de falar bem, lendo livros a respeito do tema e ouvindo os grandes oradores. O ensino reproduzido acima é prova cabal que a dica da professora é imprescindível na formação dos melhores oradores.

Nenhum comentário: