segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As sutis dimensões do homem

Comprei por esses dias o livro Ouvir Estrelas, de Mariza Gualano, catálogo de centenas de frases de efeito que foram pronunciadas no cinema ao longo dos tempos envolvendo diversos assuntos.

Como não podia deixar de ser, muitas frases pejorativas no que diz respeito ao advogado. Mas isso é compreensível. Grandes homens, grandes profissões são quase sempre mal interpretados.

Desde quando decidi ser advogado, decidi também ver minha profissão pelo lado positivo, pelo seu lado digno, pelo seu lado essencial.

Dentre as frases citadas no livro, uma de James Stewart, no filme Anatomia de um Crime:

"Como advogado, aprendi que as pessoas não são boas ou más: as pessoas são muitas coisas".

A advocacia é uma das proifssões que permite visualizar, sem maniqueísmo, não só o lado bom ou mau do ser humano, mas suas nuanças, sua relatividade, suas sutis gradações.

Perceber os opostos em situações evidentes, não é lá essas grandes coisas. A superioridade de consciência consiste em discernir uma coisa da outra quando elas praticamente não apresentam diferenças, Onde ilusão e realidade só são separadas uma da outra pela acuidade do espírito.

"Yo soy yo y mi circunstancia". Essa frase de ouro do filósofo espanhol Ortega e Gasset, em muito esclarece as diversas dimensões que um homem pode conter. E o advogado, no contato diário com essas dimensões só pode dizer que as pessoas não são apenas boas ou ruins, mas muitas coisas, são múltiplas, a depender das circunstâncias. Diz o advogado Angel Ossório que "en cada hombre cabe todo lo malo y todo lo bueno". E também todas as combinações possíveis.

Nenhum comentário: