sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Autorresponsabilidade e autoconhecimento

Entre as ciências que se ocupam do estudo do crime se encontra a Vitimologia, que é o estudo da participação da vítima na conflagração do delito.

Existem situações em que as vítimas atraem seus algozes como as ovelhas atraem os lobos, sendo as verdadeiras responsáveis pelos crimes que sofrem.

Na vida do cotidiano também é assim. Algumas pessoas se tornam vítimas, se vitimam, jogam a culpa nos outros, olham para fora e esquecem de olhar para si mesmas.

Já ouvi um Grande Mestre dizer que a pessoa que fica a vida toda dando uma de vítima se acha estagnada no caminho da evolução.

O grau de maturidade de uma pessoa pode ser facilmente evidenciado diante da atitude que ele tem em relação a sua autorresponsabililidade.

O homem maduro, que cresce em consciência, assume a responsabilidade por tudo o que acontece em sua vida, pois ele sabe que ela é, nada mais nada mesmo, que construção dele mesmo, e só quando assim age é que começará a ter vislumbres do sabor do autoconhecimento.

2 comentários:

Élito Martins Farias disse...

Não só responsável por sua vida, mas respopnsável pelo o todo. Um crime de outro, ele é responsável;uma bondade de outro é ele fazendo. Pois tudo é Deus, então tudo é bom.E a humanidade caminha para a harmonia do universo interconectado, um mesmo.

Élito Martins

Leydy disse...

A FORMA COMO NOS VEMOS E QUE NOS LEVA AO LUGAR ONDE MERECEMOS ESTAR...E AQUELA COISA ANTES DE TIRAR A SUJEIRA DO OLHO DO OUTRO,DEVEMOS OLHAR PARA O NOSSO.....