quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O analfabeto espiritual

Desde menino conheço o famoso texto de Bertolt Brech, O Analfabeto Político. De lá para cá seria impossível contar quantas vezes o encontrei na minha frente. De modo que o texto, de tão citado, perdeu um pouco de sua força persuasiva.

Em grande parte concordo com o grande poeta, mas não vejo que o analfabetismo político seja o pior tipo de analfabetismo - é dos mais graves - mas não é o pior.

O pior analfabeto é o analfabeto espiritual. Aquele que só sabe olhar para fora sem olhar para dentro de si. Que não percebe que existe para o homem um caminho de elevação, de aperfeiçoamento, de evolução de consciência.

O analfabetismo espiritual leva ao analfabetismo moral, e o analfabetismo moral leva ao analfabetismo político.

O homem que busca Deus dentro de si, o homem que busca conhecer a Verdade, o homem que trilha o caminho que o leva para mais perto de Deus, é um homem mais consciente de seus deveres de cidadão.

O analfabeto espiritual acha besteira esse papo de espiritualidade, de autoconhecimento, de expansão de consciência. E é exatamente essa inconsciência que faz dele a pior espécie de analfabeto que existe.

3 comentários:

Palazzo disse...

“ Quando uma nação se torna corrupta e cínica, preferindo o governo dos homens e não o governo da Lei, é que começou a sua destruição”

Quinto Múcio Cévola

- Cônsul da República Romana ( 140 a.C)

Grande Abraço
Palazzo

Renato disse...

Oi Professor. Lembro do dia em que o Sr. chegou em sala de aula, no colégio CEBRB, e disse que sequiria a carreira jurídica.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Renato

Isso é verdade.

Um sonho pode se realizar. Você tem uma boa memória.

Abraços

Sanderson