segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O lado sombrio de cada um

"Não há ninguém no mundo que não tenha um lado sombrio".

Essa frase é de Deepak Chopra, tirada do livo O Efeito Sombra: encontre o poder escondido na sua verdade, escrito em parceria com Debbie Ford e Marianne Williamson.

Um livro imprescindível para aqueles que seguem a máxima socrática do conhece-te a ti mesmo.

Em síntese, dizem os autores que nos tornamos temerosos quanto ao que podemos encontrar se olharmos dentro de nós mesmos; portanto, em vez disso, escondemos a cabeça e nos recusamos a enfrentar o lado sombrio.

Correr da sombra apenas aumenta o poder dela. Negá-la apenas conduz a mais dor, sofrimento, tristeza e sujeição. Se falharmos em assumir a responsabilidade de extrair a sabedoria que está oculta no fundo de nossa consciência, a treva assume o comando e, em vez de sermos capazes de assumir o controle, a escuridão acaba nos controlando, provocando o efeito sombra.

Até que aceitemos tudo o que somos, o efeito sombra terá poder para retardar nossa felicidade. Se passar sem reconhecimento, a sombra nos impede de sermos plenos, de alcançarmos nossos melhores planos, e nos faz viver uma vida pela metade.

Quando não nos escondemos mais de nossa sombra o oposto do que tememos é, de fato, o que acontece. Em vez de vergonha, sentimos é leveza. Em vez de constrangimento, ganhamos coragem. Em vez de limitação, experimentamos a liberdade, a oportunidade, o crescimento.

Longe de assustador, abraçar nossa sombra nos concede uma plenitude, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder, libertando nossas potencialidades e realizando nossos sonhos.

O advogado tem seu lado sombrio. O cliente tem seu lado sombrio. O juiz, o promotor, o delegado, têm seus lados sombrios. Quem atua na área criminal mais do que ninguém conhece o lado mais escuro da alma humana.

"Não somos melhores - dizem os autores - nem piores que ninguém, não importa cor, experiência, orientação sexual, aparência ou passado. Não há ninguém no mundo que não tenha um lado sombrio".

É evidente a importância da leitura do livro para o nosso crescimento pessoal e profissional porque nos auxilia a encontrar o poder escondido do Eu Euperior no lado obscuro de cada eu inferior.

Nenhum comentário: