quarta-feira, 23 de março de 2011

O advogado criminalista tem que ter fôlego

Os grandes julgamentos exigem do advogado criminalista muita disposição, atenção e resistência física, mental e espiritual

Escrevo isso no momento em que estou no meio da instrução criminal do Caso Pinté, que já dura dois dias, com previsão para terminar daqui a mais dois.

O clima está bom, o juiz tem garantido o respeito a legalidade.

Esse processo tem tudo que um processo criminal deve ter, com exceção de uma coisa, prova da culpa dos acusados. O que tem é muito "ouvir dizer", "me falaram", "me disseram", "disse-me-disse", "ouvi contar". Um misto de interesses políticos e de investigação mal feita levaram a esse desastre jurídico, que precisa ser reparado.

Precisamos apenas de um clima de imparcialidade e serenidade para provarmos a inocência de todos eles.

O erro judiciário é uma das maiores desgraças que um homem pode sofrer. E cabe o advogado criminalista ter fôlego para não desistir, para cumprir o grandioso mandamento do Estatuto da Advocacia que diz "que nenhum receio de desagradar a magistrado ou qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade deve deter o advogado no cumprimento de seu dever".

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo passa... o momento é de saber respirar "saber respirar" e como sei que és um bom mergulhador nos estudos e batalhas do direito, tenho a certeza de sua vitória.

Aproveitando o momento, quero lhe dizer que tenho acompanhado suas postagens no twitter. Sucesso Dr. e amigo Sanderson Moura!

Anônimo disse...

A maioria das pessoas de bem que residem em Acrelândia e conhecem os acusados, sabem e acreditam. são todos inocentes.São pessoas que estão sendo massacradas por aqueles que visam o poder, a ganância e tentam de todas as formas incriminá-los com mentiras, difamações, sem apresentarem provas.
Esquecem que além da justiça dos homens, existe a justiça divina.
Dr Sanderson, peço à Deus em minhas orações que o Espírito Santo ilumine o Senhor cada vez mais,lhe dando sabedoria,paz de espírito... Oro também por aqueles que estão julgando, para que mantenham "um clima de imparcialidade e serenidade para provarmos a inocência de todos".
Basta de tanta mentira, de tantas acusações infundadas. Que os verdadeiros culpados sejam desmascarados, é o que peço todos os dias à Deus.
Um grande abraço e sucesso nesta luta.