quarta-feira, 9 de março de 2011

Confúcio, com amor!

Em meu livro Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar existe um texto intitulado Confúcio para os advogados, que consiste em um conjunto de frases desse grande líder e orador, extraídas do Analectos - uma compilação de suas pregações - capazes de auxiliar no autoaperfeiçoamento dos que buscam a si mesmos.

Desde meus tempos de movimento estudantil sempre apreciei as ideias de Confúcio, uma destacada luz da consciência humana.

Por esses tempos comprei um livro escrito por Iu Dan, uma vibrante estudiosa confucionista, que explica com palavras simples e profundas e singelas a essência da doutrina do mestre.

Dizem que certo dia Confúcio chamou seus discípulos e disse-lhes:

- Estou pensando em parar de falar.

- Mas Mestre, como iremos aprender - resmungaram os seguidores.

- As coisas ensinam por si sós. Observem! Vocês não percebem com que clareza a vida nos ensina, a natureza, os céus, os astros, os acontecimentos. Para que ser repetitivo? - respondeu Confúcio, deixando mais uma preciosa lição na mente de seus seguidores.

E que grande verdade registrou Confúcio! A atenção, a observação, a percepção, o estado de alerta, a tudo que acontece na vida, são portais que nos convidam a adentrarmos no maravilhoso mundo do conhecimento.

Nenhum comentário: