quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saber dizer não!

Hoje quero escrever a respeito do saber dizer não.

Defendi um réu que se complicou na justiça por não ter sabido dizer não aos apelos emocionais de um amigo. Prevaricação.

Homem bom - segundo todos os relatos - que fazia as coisas corretamente, mas até que um dia não resistiu e não soube dizer não. O errado pareceu certo, mesmo que momentâneamente, aos seus olhos.

Arrependeu-se de pronto, mas a besteira já tinha sido feita, não tinha mais volta.

Depois de longa sustentação oral, os juízes decidiram pela absolvição. Réu primário, exemplar, foi levado a erro também, se arrependeu, buscou reparar o dano, sofreu muito, e além de tudo mais, não restou, pelo seu ato, prejuízo para o Estado, no caso, a vítima de sua ação.

Compreendi aquele réu, e a Corte Militar concordou com a defesa. Mas serve de lição para todos nós: temos que ter a coragem de dizer não para as coisas erradas, e principalmente temos que ter atenção quando as coisas erradas nos são propostas de forma tão sutil que pensamos que são certas.

3 comentários:

ANA ROOS disse...

Um exemplo de uma consequência forte por não conseguir dizer não, mas quantos nãos a gente não consegue dizer no dia a dia que pode até não trazer consequências graves, mas que violenta o nosso eu dia pos dia, eu sei que alguns nãos eu deixei de dizer, algumas vezes achei que valia a pena mudar de idéia, estou sofrendo por isso, mas sei que é exatamente isso que me vai me ensinar a não mais deixar que o outro me convença...

Ítalo Leite disse...

Saber dizer não é uma arte. Talvez a filosofia da vida.
Qauntos de nós não arranjamos problemas por que não dissemos não a um amigo?
http://notasjudiciosas.wordpress.com/

fatima.loy@gmail.com disse...

sempre que digo um não, me preparo emocionalmente, acho que a forma de dizer é fundamental, fale brando, meigo e com humildade sempre, adoto sempre essa arte e no final tudo dá certo.