segunda-feira, 27 de junho de 2011

O líder diante das tempestades

Imagine você seguindo um líder que diante das tempestades da vida fosse o primeiro a correr, a reclamar, a vacilar, a fraquejar? Com certeza esse não seria um líder de verdade. Faltaria nele a firmeza, a segurança, a coragem, a confiança, valores grandiosos num líder. O desequilíbrio é sinal revelador de que à uma pessoa foi atribuída erradamente o papel de líder.

Hoje, muitos livros abordam a capacidade de liderança de Jesus Cristo. Num desses, que li há algum tempo, de autoria de Bob Briner e Ray Pritchard, intitulado Lições de Liderança de Jesus, os autores abordam exatamente o conhecido episódio narrado em Marcos 4. 31-40, em que Jesus acalma uma tempestade de ventos - que levantava ondas furiosas, prestes a afundar o barco - trazendo paz para tantos discípulos amedrontados.

Segundo os autores do livro " um líder tem que se manter calmo em meio à tempestade. Dias turbulentos certamente virão, e, quando chegarem, é imperativo que um líder mantenha seu autocontrole e sua calma, para que seja uma influência tranquilizadora e positiva".

E concluem os autores: "Da mesma forma como os assombrados discípulos começaram a questionar sobre a identidade de Jesus após ele, de forma milagrosa, acalmar os ventos e as enorme ondas, os seus liderados falarão sobre você com enorme respeito, e admiração após você guiá-los a bom termo através de uma tempestade".

2 comentários:

Flávio Santos disse...

Para ser um grande líder têm que ter capacidade, dedicação e Coragem; sem essas poucas qualidades se fraqueja no primeiro obstáculo que encontrar.

Shirley Torres disse...

Somos consumidos pelo dia a dia e esquecemos de fazer uma pergunta muito simples quando temos que tomar uma decisão: Qual seria a decisão de Jesus?
Mudando de assunto. Dê uma olhada no site do pv sobre a morte dos igarapés www.pvdoacre.org e me ajude!