sexta-feira, 17 de junho de 2011

O líder é um diplomata

"É melhor lidar com bicho do que com gente". "Lidar com gente é coisa complicada". "Coisa difícil é lidar com gente". Quem nunca ouviu frases como essas?

Líder que é líder tem que saber lidar com gente. É difícil, é complicado, é muitas vezes estressante. É arte, é ciência.

Cada cabeça, uma sentença. Cada ser é único, é original. Deus não faz cópias. E grande parte do segredo de saber lidar com gente pode ser resumida na frase seguinte, tirada do livro de Jamil Albuquerque, A Arte de Lidar com Pessoas:

"A habilidade em expressar-se e a inteligência interpessoal bem trabalhada são o diferencial entre o fracasso e o êxito nos relacionamentos pessoais e profissionais".

O referido livro traz lições simples, e uma delas diz para sermos diplomatas. Vejo a diplomacia como uma qualidade imprescindível para o sucesso de uma pessoa. Lembro-me que uma das primeiras orientações que li a respeito da arte de advogar dizia: "o advogado há de ser um hábil diplomata."

Bem diz Jamil Albuquerque: "Se você quiser crescer terá de saber compor". Ser diplomata é isso, saber compor. Em resumo, ser diplomata é seguir o caminho da água. É uma grande ciência, essa de saber lidar com as pessoas, fundamental na arte de viver bem.

Nenhum comentário: