quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ouça a voz da experiência!

É muito complexo definir um líder, mas é muito fácil senti-lo. Ele tem o poder da condução, um carisma, um chama. É uma autoridade.

Assim foi Vitorino Prata Castelo Branco, advogado criminalista, que morreu em 1994, aos noventa anos. Morrer com idade longeva parece ser um privilégio dos criminalistas.

Escreveu brilhantes livros ensinando o advogado a falar melhor e a atuar com mais poder, com mais potência, com mais superioridade, dentre eles: O Advogado em Ação, Como se Faz um Defesa Criminal, Advocacia Criminal em Segunda Instância, O Advogado e a Defesa Oral, O Advogado no Tribunal do Júri, A Defesa dos Empresários nos Crimes Econômicos, O Advogado diante dos Crimes Sexuais, Crimes contra o Patrimônio, entre outras obras.

Hoje esses livros são raros, comprei-os quase todos em sebos de São Paulo. Lembro-me, ainda estudante, da avidez com que lia O advogado e o Tribunal do Júri e O Advogado e a Defesa Oral.

No Capítulo I - Como Vencer na Advocacia - do seu livro Advocacia Criminal na Segunda Instância está escrito: "Ouça a voz da experiência, siga estes conselhos, e parta para o triunfo da profissão".

Não duvidei em nenhum momento que existia uma mina nas obras desse grande expoente da advocacia criminal, e venho procurando aprender a cada dia mais com os ricos conhecidos que ele nos legou. Ele costumava dizer: "Se eu venci você pode vencer também".

Nenhum comentário: