terça-feira, 7 de junho de 2011

Sabedoria judiciosa

Li num livro intitulado Onde Existe Luz, do grande místico indiano Paramahansa Yogananda, uma expressão que cativou minha atenção: sabedoria judiciosa.

Sabedoria é sempre sabedoria. Mas gostei da força espiritual que ganhou a expressão "sabedoria judiciosa".

Apareceu no contexto de uma oração de Yogananda: "Dá-me senhor sabedoria judiciosa para que eu siga os caminhos da justiça. Que eu desenvolva a faculdade de discernimento, que detecta o mal, mesmo em formas mais sutis".

Antes de falar em julgamentos, escrever peças e textos, gosto de mentalizar uma oração que aprendi nos meus tempos de menino: "Vinde Divino Espírito Santo fonte de toda ciência derramai Vossa luz sobre a minha inteligência".

Num julgamento coletivo peço diferente: "...derramai Vossa luz sobre nossa inteligência".

Todos precisam desta luz divinal, advogados, juízes, promotores e jurados, para que o fazer justiça seja obra de uma sabedoria judiciosa, que sabe pesar, medir, examinar, perscrutar, discernir, ver a verdade além do véu das aparências.

Nenhum comentário: