quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Você não tem medo de mim?"

Daniel Golfinho "preferia viver de acordo com seus princípios, e não se arrependia, embora às vezes se sentisse solitário".

O Golfinho: a história de um sonhador, de Sergio Bambarém, é um livro bem ao estilo de O Pequeno Príncipe e de Fernão Capelo Gaivola, parece coisa para criança e adolescente ler, ou assistir, já que a obra, que vendeu mais de 1o milhões de exemplares, virou filme de animação.

O Golfinho é uma metáfora da vida. Fala de sonhos, de medos, de superação de limites, de destino, de busca da felicidade, da busca da "onda perfeita". Daniel perseguiu seu sonho com tanto entusiasmo que o mar passou a conversar com ele: "Muitos de nós não estamos preparados para superar nossos fracassos, Daniel, e, por isso não somos capazes de cumprir nosso destino. É fácil insistir em algo que não traz risco".

O golfinho, pelos seus atributos de comunicação, liderança, coragem, inteligência, desprendimento, agilidade e vigilância, é símbolo do advogado criminalista. Numa passagem do livro, na busca da "onda perfeita", Daniel Golfinho depara-se frente a frente com um temível tubarão, e passam a se entreolharem. O tubarão, com voz sinistra, pergunta: "Você não tem medo de mim? Tubarões comem golfinhos". Daniel, responde: "Não, não tenho medo de você". E diante de tanta coragem o tubarão se rendeu ao espírito de Daniel.

Ao encontrar tubarões pelo caminho dos nossos sonhos devemos saber que o medo alimenta e agiganta nossos adversários. Mas nossa coragem os sobrepujam. Daniel sempre sempre lembrava uma lição que ouviu do mar: "Como é que você quer ser sábio sem enfrentar os seus medos?".

"Você não tem medo de mim?"

"Não, não tenho medo de você".

2 comentários:

Sandra Quirino disse...

"Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros."Dalai Lama
Dr. Sanderson, o seu sucesso está na sua fé, determinação, coragem e auto confiança.
O caminho é a fé, seja ela da forma que acreditamos. Parabéns pela sua postura digna, diante dos obstáculos\dificuldades que vem encontrando na sua profissão. Que o Universo conspire sempre a seu favor, que Deus ilumine cada vez mais o seu caminho. E que a verdade reine sempre.

Anônimo disse...

Com medo muitos de nós vivemos escondidos nas profundezas dos oceanos da alma.
Assim como muitos peixes precisamos superar esses obstáculos emergindo até a superfície de si mesmo, reconhecendo que acima de tudo e dentro de nós existe um sol que quer projetar raios o mais longe que puder, eliminando o medo e nos dando força e coragem para enfrentar as grandes ondas de nossas vidas. È fácil? Sei bem que não, reconheço meus medos vivendo com eles, mas admiro os que conseguem emergir das profundezas dos oceanos da alma e seguem em frente, acima, tocando e fazendo brilhar sua estrela.

* * *