quarta-feira, 20 de julho de 2011

Expressões próprias do júri

Quem tem familiaridade com a tradição do júri popular entende perfeitamente termos desconhecidos para a maioria das pessoas, e que retratam situações em que se exigem do advogado a posse de qualidades elevadas.

O advogado de júri não pode "deixar cair a defesa". Quando os jurados não prestam atenção ao que o advogado diz, então, ele deixou a defesa escapar de suas mãos. Os jurados passam a fazer as viagens mentais. Começam a pensar na conta que está vencendo, no filho que tem que pegar na escola, no menino que precisa tomar o remédio, na esposa necessitando de auxílio. Adeus vitória!

O "estado de júri" é um dos momentos mais doloridos para o advogado. É aquela tensão, aquele nervosismo, aquele frio na barriga, aquela opressão na garganta que surge dias antes de um grande julgamento, onde não se come direito, não se dorme bem, onde a ansiedade é companheira cruel do causídico. Seu pensamento está a mil por hora e seu coração parece não ter a calma das batidas de antes.

Mas "vestir o processo" é sempre uma boa maneira de não "deixar a defesa cair". "Vestir o processo" significa preparar-se para a causa. Ler os autos, estudar, marcar, selecionar depoimentos, provas, conhecer pormenorizadamente os autos. Dar banho, perfumá-lo suavemente, colocar nele uma roupa bonita, elegante, e mostrá-lo diferente da feiúra que muitas vezes surgirá na frente dos jurados pela voz do acusador, isso é "vestir o processo".

Assim é o júri, tem sua linguagem própria. E é impressionante como simples expressões como "deixar cair a defesa", "estado de júri", "vestir o processo", entre outras, ilustram com propriedade momentos decisivos que exigem do advogado compromisso, domínio de si, dedicação, combatividade, ou, sumulando tudo, consciência profissional.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! Dr.Sanderson Moura
Cheguei ao Acre faz pouco tempo , é um colega da faculdade me indicou seu blog,tendo em vista que sou muito apreciadora de blogs jurídicos;
Indiquei seu blog para alguns amigos da faculdade potiguar para Paraíba e eles estão gostando muito, para finalizar que parabeniza-los por sua clareza e determinação na forma que escreve.adoro suas dicas de livros .muito bom!Parabens!!!

Sanderson Silva de Moura disse...

Obrigado pela divulgação do blog e fico feliz em você ter gostado das postagens.

Sempre que puder dê uma passada por aqui, seja bem-vinda.

Sanderson

Kelce disse...

Bom dia, Dr. Sanderson!

Sou professora de Argumentação Jurídica em uma Instituição privada de Rio Branco. Sempre indico seu blog aos meus alunos. Continuo defendendo o fato de que somente a boa leitura irá levá-los a um bom lugar na profissão.
Aproveito para parabenizá-lo pela clareza de suas palavras.

Abraços,

Profª Msc. Kelce Nayra Paes

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Professora Kelce Nayra,

Realmente sem um base sólida de leitura é difícil escrever bem e argumentar bem, e assim ser um profissional vitorioso.

Grato por indicar meu blog aos seus alunos e pela visão positiva deste espaço.

Coloco-me a sua disposição caso queira promover uma palestra para seus alunos a respeito desses temas ligados a argumentação e a advocacia

Abraços

Sanderson

Kelce disse...

Olá, Doutor!

Obrigada pela disponibilidade em colaborar! Prometo organizar um momento para usufruirmos de seu conhecimento.

Grata,

Profª Kelce