sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma profissão da alma e da mente, do coração e dos nervos

Ensina René Ariel Dotti, em seu livro Breviário Forense: Crônicas da Experiência de um Advogado, que "a advocacia é uma profissão da alma e da mente, do coração e dos nervos".

René Ariel Dotti exerce uma liderança bem marcante no mundo do direito penal. Jurista de ponta, professor renomado da Universidade Federal do Paraná e grande advogado.

Dele também é a obra Casos Criminais Célebres, que li com grande avidez, ainda quando estudante. René Ariel Dotti exerceu uma boa influência na minha formação de criminalista.

Por que a advocacia é uma profissão da alma? Porque para ser advogado é preciso ter vocação, que é um chamado do fundo da sua essência, um sacerdócio.

E por que é uma profissão da mente? Por que o advogado, para exercer bem seu ministério, precisa desenvolver suas habilidades mentais superiores, como pensar, raciocinar, examinar, meditar, refletir.

E ainda, por que é uma profissão do coração? Por que tem que ter amor, entusiasmo, ânimo, respeito pelo ser humano, devoção pela liberdade, pelo direito, pela justiça.

E dos nervos? Porque tem que ter autocontrole, domínio de si, autoconhecimento, para fazer aflorar em seu eu as faculdades mais elevadas da alma, da mente e do coração.

Por isso foi bem inspirado René Ariel Dotti quando disse que "a advocacia é uma profissão da alma e da mente, do coração e dos nervos". Devemos integrar e equilibrar em nós todas essas valiosas dimensões do ser.

2 comentários:

Perpétua Guimarães disse...

- Dr. Sanderson, ao ler este texto senti meu sonho adormecido de ser advogada aflorar! Estou entusiasmada de novo para voltar à faculdade que tranquei há dois anos,e, pasmem, estou decidida a ser uma criminalista como o senhor. Será que posso ser sua estagiária??? (Risos). Preciso lhe conhecer pessoalmente. Vou perguntar ao meu chefe se ano que vem ele me libera para estagiar com o senhor. Quero entrar nos presídios, ajudar esse povo carente, vítimas, muitas vzs, das adversidades da vida. Meu Deus, mal posso esperar para voltar à faculdade. Ainda faltam dois anos!!! E eu não sou mais tão jovem, já passei dos 40. Vou digitar esse texto e mandar colocar uma moldura para pendurar no meu quarto para eu ler todos os dias ao acordar e ao deitar! Grande abraço, que Deus te abençoe! Perpétua Guimarães

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Perpétua,

Que bom que você despertou para sua vocação.

Seu entusiasmo é o seu grande tesouro.

E torço para que você consiga chegar lá.

Quero cada vez mais ser um instrumento em favor daqueles que querem seguir a advocacia, conte comigo.

Abraços


Sanderson