segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Advogado de Deus

Há mais de 10 anos comprei o livro O Advogado de Deus, da famosa escritora Zibia Gasparetto. Nessa época surgia nas telas do cinema O Advogado do Diabo, tanto assisti ao filme, como li, por várias vezes, o livro que o deu origem.

O fato é que não me interessei muito para ler o livro O Advogado de Deus. Até que li um ou dois capítulos, mas não continuei a leitura.

Na sexta-feira passada, estando na livraria Nobel, vi o livro e o tirei da estante. Despertei de uma hora para outra em lê-lo, e quis comprar um novo exemplar, mas a consciência não me permitiu, já que tinha o livro, embora com as páginas ficando amareladas pelo tempo.

Retornei ao escritório, peguei O Advogado de Deus, limpei-o, reencapei-o e reiniciei a leitura.

O livro fala da história de uma forte vocação. Daniel é filho de pais ricos, famosos na política e na sociedade carioca. Os pais querem que ele siga o caminho da política. Mas Daniel sente o chamado para a advocacia, e contra a vontade dos pais, segue o seu caminho, colocando a força da profissão a serviço da verdade, da justiça, do direito.

Num diálogo do livro, a irmã de Daniel, quando o vê em conflito com os pais a respeito de seu destino, o interroga:

-Você acredita que vai encontrar o que procura?

-Acredito. Sou jovem e tenho vontade de viver - responde Daniel.

- Está entusiasmado? - novamente pergunta a irmã.

-O que faremos sem o entusiasmo? Ele é o grande motivador na busca da felicidade - diz Daniel.

Zibia Gasparetto assim fala de seu livro:

"Ninguém nega a beleza das leis humanas tentando estabelecer os direitos de cada um, protegendo a sociedade, para que a melhor justiça seja feita.

Porém muitos profissionais do Direito que juraram defendê-las afundam-se na ganância e nos abusos de poder. Por isso há tanta descrença na justiça dos homens. E quando você precisa, fica difícil encontrar uma pessoa de confiança.

A história de Daniel demonstra que ainda se pode confiar em alguém que respeita a ética, na procura da verdade, e eficientemente promove a justiça. Estes são os anjos do bem na terra, e no astral são chamados de 'advogados de Deus'!".


A obra virou peça de teatro, e merece ser transformada em filme de tribunal. Nos Estados Unidos isso já teria acontecido, pois também conta, o romance, com os ingredientes da luxúria, do poder, da fama, da traição, do sexo e das intimidades da vida nababesca.

O livro traz uma mensagem superior, e tem sido para mim uma vitamina de ânimo para seguir minha profissão com mais convicção de ser ela um instrumento benfazejo da justiça divina para reparar a injustiça dos homens.

5 comentários:

Anônimo disse...

Dessa forma compreendo que sendo esses bons advogados do bem, de Deus. Vejo ai bons conselheiros, contidos no dom de suas palavras, na boa forma de interpretar e saber transmitir sua oratória.

* * *

Amarisio Freitas disse...

Depois desta sábia sinopse da obra vou lê-la, pois disponho de uma e nunca despertei para folhea-lá.
Amarísio Freitas
Contabilista

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro ***

Realmente a advocacia bem exercida pode chegar a isso que Zíbia fala e que você complementa: advogados do bem, bons conselheiros, usando a oratória como instrumento de transmissão de uma mensagem transformadora.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Amarísio,

Isso também já aconteceu em algumas oportunidades comigo. Às vezes compramos um livro e só muito tempo depois despertamos para a leitura.

Além do mais o livro traz uma profunda mensagem espiritual.

Abraços

Anônimo disse...

Muito bonitas as suas palavras, percebe-se que é um grande orador, estou terminando o curso de administração, mas, minha grande paixão é o direito, porém, quando vejo advogados como voçe me pergunto novamente se é por esse lado que desejo seguir.....