terça-feira, 13 de setembro de 2011

Proatividade: uma palavra alquímica

Têm palavras que a gente vai construindo uma relação de amizade muito forte com elas.

Um dia desses me senti inativo, sem vontade, sem força de tomar as rédeas da situação; adiando, deixando para depois, esperando acontecer o que dependia de minha atitude.

O que estava faltando em mim? Proatividade, que numa linguagem simples que dizer iniciativa, determinação, disposição para agir.

O contrário de proatividade é reatividade, exatamente como narrei acima quando me faltou o vigor e a virilidade da ação, do estado ativo e positivo da proatividade, que resolve problemas, antecipando-se a eles, prevenindo-os.

Grandes líderes, políticos, empreendedores, estudiosos, têm falado da proatividade como pressuposto fundamental do sucesso.

E na sincronia com essa palavra proatividade comprei o livro Escola da Vida: As lições de grandes empreendedores que aprenderam na prática como fazer sucesso. Ao abrir o livro deparei-me com um dos autores, o empresário, palestrante e escritor Ricardo Bellino, falando de proatividade.

Disse ele que "proatividade é muito mais que um sinônimo de iniciativa. A pessoa proativa é alguém que assume a responsabilidade por sua própria vida em vez de se colocar à mercê das circunstâncias ou de outras pessoas. Assume a responsabilidade de agir e decide como vai agir. Demonstra iniciativa e antecipa-se aos problemas e, é claro, é determinada e persistente".

Vi na prátiva a importância da proatividade para o sucesso em todos os campos da vida, e assim como as palavras entusiasmo, disposição, assertividade, objetividade, determinação, constância, inspiração, e tantas outras, ela faz parte também de minhas palavras prediletas, mágicas, alquímicas, que as uso como recursos transformadores quando preciso despertar, revigorar, reabastecer, reativar minhas energias vitais para viver uma vida com mais criatividade, com mais qualidade, com mais utilidade.

2 comentários:

Marcos Paulo disse...

Às vezes, na vida de estudante, falta um pouco dessa proatividade que o senhor coloca com grande maestria. O bom de tudo isso é que quando der essa moleza na alma nós temos este blog como fonte de inspiração para permanecermos firmes nesta árdua caminhada.

Sucesso.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Marcos Paulo,

Todos temos nossos momentos de apatia. Não devemos ser subjugados por eles. Devemos proagir, encontrar recurso para sacudir a poeria e dar a volta por cima.

Fico feliz em saber que este blog tem tido serventia para muitos jovens sonhadores como você.

abraços

Sanderson