sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O pássaro na gaiola de ouro: sobre amor e liberdade

Ontem a noite, ao som de serena chuva que caía, navegando nas letras sagradas de um dos livros de Osho, Mistérios da Vida, deparei-me com uma bela metáfora a respeito da individualidade, do amor e da liberdade... dos relacionamentos humanos.

Só homens em sintonia com o verbo divino podem, de forma tão poética, tão verdadeira, tão singela e inspiradora tocar nosso ser e despertar nosso coração com palavras sábias e profundas.

Segue o texto:

"Nunca interfira na individualidade do outro. O amor é o valor mais alto na vida. E a liberdade é a sua expressão maior. Sem liberdade o amor morre.

Você vê um pássaro voando sob o sol, no céu, e ele parece tão bonito. Atraído por sua beleza você pode pegar o pássaro e colocá-lo em sua gaiola de ouro.

Você acha que este é o mesmo pássaro? Aparentemente sim, é o mesmo pássaro que estava voando no céu, mas lá no fundo não é o mesmo pássaro, porque, onde está seu céu, onde está sua liberdade?

Esta gaiola de ouro pode ser valiosa para você, ela não é valiosa para o pássaro. Para o pássaro, estar livre no céu é a única coisa valiosa na vida. E o mesmo é verdade para os seres humanos".

Um comentário:

Anônimo disse...

Arthur Graf dia: "Se não alcançar a liberdade interior, que outra liberdade espera encontrar?"

E eu continuo preso na minha, as vezes é até mais cômodo, passarinho que muito voa leva tanta pedrada. Mas passarinho não foi feito pra viver em gaiola, são aventureiros, corajosos e destemidos.