sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lições de Buda, O Acordado!

Depois de ler o livro Dammapada, que significa O Caminho da Purificação, de autoria de Buda, registro algumas frases para nossa meditação.

Antes disso... Que livro! Que elevação espiritual ele condensa! Senti as vibrações benéficas de suas grandes verdades.

"Nossa vida é a criação de nossa mente".

"Uma mente confusa é como um teto sem suporte; as tempestades das emoções inundarão a casa".

"O sábio vigia constantemente a sua concentração, pois é seu valioso tesouro."

"O sábio dirige a sua mente como o arqueiro dirige a sua flecha".

"O domínio de si conduz a felicidade".

"Seu pior inimigo não lhe poderá fazer tanto mal como seus próprios pensamentos".

"A fragrância da virtude é muito mais preciosa que a do sândalo, a da rosa e a do jasmim".

"Os erros de um tolo, para ele, são doces como o mel, até o o momento de colher o fruto e perceber que é amargo como o fel."

"A vitória sobre si mesmo ninguém poderá arrebatá-la".

"Nem no ar, nem nas profundezas do mar, nem nas cavernas das montanhas pode o homem se livrar do mal que fez".

"A iluminação é o bem mais elevado".

"Derrote o mentiroso com a arma da verdade".

"O sábio vai se limpando lenta e harmoniosamente".

"O sábio é o guardião da verdade, e a verdade é a guardiã do sábio".

"Os cabelos brancos não fazem um mestre, pois pode-se envelhecer em vão".

"Tudo o que fizer fará para você mesmo".

"Mestre e discípulo estão dentro de você mesmo. Feliz quem descobre esta verdade".

" A inteligência de um verdadeiro mestre está livre de dúvidas".

"O verdadeiro mestre é cheio de poder, nobreza, sabedoria e pureza".

"Exibimos as falhas dos outros como o vento espalha a poeira e ocultamos as nossas como um jogador trapaceiro esconde as cartas".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Dammapada aplicado a advocacia

O Dammapada é um dos mais antigos textos budistas que existe, sendo atribuída sua autoria ao próprio Buda, que viveu no século V a.C, na Índia.

Buda, que quer dizer O Desperto, encontrou um tesouro e quis mostrar à humanidade o caminho para encontrá-lo, por meio de palavras simples de entender, que tocam nossa formação mais íntima.

Dammapada é uma palavra rica de significados, como são as palavras dos iluminados de todas as épocas. Dammapada pode significar Caminho da Verdade, Caminho da Luz, Caminho do Amor, Caminho da Vida, Caminho da Perfeição, Caminho da Purificação.

E porque esse singelo livro interessa aos advogados? Interessa a todos que buscam por mais luz na consciência, que anseiam pela verdade, pela vida com mais plenitude.

Lendo o Dammapada, que segundo os estudiosos contém o próprio espírito de Buda, fui tocado por um de seus lindos versos:

"Para que fazer coisas das quais se arrepender depois? Não é necessário viver com tantas lágrimas."

Quantas e quantas vezes só aprendemos depois que sofremos; e por vezes nem aprendemos.

Quantas e quantas vezes não evitaríamos a dor se refletíssemos melhor a respeito do ensinamento de Buda. Podemos aprender sem sofrer, usando mais a inteligência, a razão, o bom senso, os atributos divinais que todos temos.

Depois da leitura de Dammapada, o homem sincero, se quiser, sai melhor!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Confúcio: "seja a melhor versão de si mesmo"

Mais uma vez escrevo a respeito de Confúcio, que, juntamente com Jesus, Osho, Sócrates, Buda, Gandhi e Krishnamurti, ocupa um lugar privilegiado neste blog.

Não sou um confucionista. Tenho largado esse negócio do apego a ismos. Comunismo, catolicismo, trotskismo, confucionismo. O homem que se rotula se limita e cria conflitos para si mesmo.

Antigamente também cantava nas praças do país: "ideologia quero uma para viver". Hoje não quero nenhuma delas porque anseio viver com mais qualidade de vida, com mais consciência, com mais plenitude.

Assisti ontem a noite o filme A Batalha pelo Império, que conta a vida de Confúcio, esse grande pensador, que trouxe uma contribuição inestimável para a história da consciência humana.

Confúcio foi um pregador da Ética. Queria implantar no mundo o reino da civilidade, do respeito, da prosperidade, da felicidade e da harmonia entre os homens. Por tudo isso foi perseguido e exilado, e sofreu os maiores tormentos que um homem pode imaginar, mas nunca abdicou de seus ideais, apesar das tentações do poder, da fama e da luxúria.

Quando vejo uma autoridade abusando de seu poder ou mentindo ou se acovardando ou deixando de cumprir seu dever ou se corrompendo ou se iludindo com a fugacidade de seu mando, imagino a escuridão mental em que ela se encontra.

Confúcio lutou contra todo esse tipo de gente e pugnou pela reforma íntima do homem, deixando um legado de ensinamentos morais em prol da humanidade, que não podem ser desconhecido daqueles que anseiam em "ser a melhor versão de si mesmo".

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Que pedra sou eu?

Certa vez ouvi essa pergunta: Que pedra sou eu? E fiquei refletindo...

Sou uma pedra que procura se polir? Ou sou simplesmente uma pedra bruta sem nenhuma intenção de me reformar?

Sou uma pedra no sapato dos outros? Sou uma pedra de tropeço no caminho alheio? Sou uma pedra nos ombros do irmão? Que pedra eu sou para mim e para o próximo?

Acho relevante essas indagações, que devem ser feitas diariamente.

Conta o mito que Sísifo foi condenado a vida toda a levar uma grande pedra ao alto de uma montanha, e toda vez que chegava bem próximo ao cume ele não aguentava o peso da pedra e era arrastado de volta para baixo.

Que pedra nós nos autocondenamos a levar? Ou que pedra nos autocondenamos a ser?

O papel do advogado é tirar as pedras dos ombros de seus clientes, ou quando não, amenizar o peso das pedras que vergam seu dorso.

Além disso quanto menos pedras o advogado levar em seus próprios ombros, maiores serão as condições para cumprir sua missão, que é o de auxiliar as pessoas a levarem menos pedras nos ombros na caminhada pela vida.

A indagação deve calar fundo em nosso ser: Que pedra sou eu? Bom que sejamos uma pedra se polindo, ornando o mundo com mais luz, com mais valor, com mais consciência.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O poder que há em nós

Estava ontem a noite lendo um livro de Eckhart Tolle, O Poder do Silêncio, e selecionei algumas belas frases dele. Tolle é considerado um mestre da espiritualidade; é de origem alemã e vive atualmente no Canadá.

O conteúdo do livro é formado por sutras, tradicional maneira indiana de registrar ensinamentos religiosos em pequenas frases telegráficas.

Venho superando alguns preconceitos que ainda tenho em relação a Eckhart Tolle porque seus escritos parecem uma reprodução quase que literal dos discursos de Osho, ainda mais quando não consta nenhuma referência a este em seus livros.

O Poder do Agora, Praticando o Poder do Agora, Um Novo Mundo, Em Harmonia com a Natureza são obras de Eckhart Tolle que vem conquistando a simpatia dos buscadores espirituais do mundo inteiro.

Tenho percebido ultimamente, examinando com mais imparcialidade, que Eckhart Tolle, embora tenha sua filosofia espiritual similar a de Osho, fala com autenticidade, partindo de sua própria experiência existencial, tendo encontrado a mesma verdade.

Afastando meus prejulgamentos tenho lido suas obras e valorizado suas meditações. Agora vamos as frases selecionadas do livro O Poder do Silêncio, palavras sábias que tocam nosso interior e nos despertam para uma nova maneira de ver a vida:

"Quando os pensamentos vêm da calma eles tem um poder especial".

"A calma é o lugar onde a criatividade e a solução dos problemas são encontradas".

"A sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior".

"Manter a calma, olhando e ouvindo, ativa a inteligência que existe dentro de você".

"Deixe que a calma interior oriente suas palavras e ações".

"O reino da consciência é muito mais vasto do que aquilo que o pensamento pode abranger".

"O próximo passo na evolução humana é transcender o pensamento".

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sabedoria de ouvir

Não é uma das tarefas mais fáceis, o ouvir bem. Os livros de oratória sempre sempre tem trazido relevantes considerações sobre a importância do saber ouvir bem para o aperfeiçoamento da capacidade argumentativa.

Nos julgamentos que participo procuro ouvir o promotor de forma desarmada, sem restrições, polêmicas ou debates mentais, e isso tem enriquecido muito minha argumentação.

Quando entra minha vez de falar tenho um visão mais imparcial, mais limpa, mais justa, mais honesta do que disse meu oponente, e de posse dessas impressões posso contra-argumentar com mais profundidade, autenticidade e nobreza.

Sabe ouvir bem é algo fundamental no trabalho do advogado e de todas as pessoas que querem conviver diariamente com mais sabedoria.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Discernimento: um segredo da arte de dizer

"Erros de comunicação óbvios e catastróficos são geralmente cometidos pela falta de discernimento". Assim diz Patrick Collins, autor da obra Fale com Poder e Convicção, livro muito bom para quem quer se aperfeiçoar na capacidade comunicativa.

O discernimento é um dos dons do Espírito Santo. É a capacidade de escolher entre o certo e o errado, é a percepção clara das coisas.

O discernimento de uma pessoa vai se ampliando com a experiência, com o estudo, com a observação, com o autoconhecimento; isso quando ela quer se aprimorar, se aperfeiçoar, se lapidar.

Têm velhos sem discernimento ao passo que têm jovens com uma boa visão de mundo. Depende do grau de cada um. Discernimento é a luz da consciência aplicada na dualidade da vida, escolhendo dela o que é positivo, bom, justo, honesto, divino.

Os erros de comunicação por falta de discernimento não só se referem a oratória dos tribunais ou dos parlamentos ou das empresas, mas também a comunicação do dia a dia na família, nos relacionamentos.

Saber o que dizer, a maneira de dizer, o momento de dizer, a utilidade do dizer, é a essência do poder comunicativo, o grande segredo da arte de dizer.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A ambição é uma qualidade positiva?

Percebo que muitas pessoas, líderes religiosos, políticos, psicólogos, escritores, empreendedores, conselheiros em geral, estão fazendo uso da palavra ambição como uma qualidade positiva de quem quer vencer na vida. "Ambição é coisa boa". "Temos que ter ambição". "Falta naquela pessoa ambição para conquistar seus objetivos".

Hoje mesmo li um texto muito bom que foi postado no jornal agazeta.net intitulado Dez crenças que você precisa abandonar para ter sucesso profissional, onde o autor diz: "Ser ambicioso é bom, fará com que você persista em buscar o sucesso, mas a ambição precisa ser compartilhada e orientada por valores".

Compreendo o sentido em que a palavra é empregada. Mas não sigo o mesmo caminho. Também não reprovo quem assim fala, ou desvalorizo o conteúdo de uma explanação por esse motivo, apenas me reservo o direito de empregar a palavra ambição em outro sentido, para mim, mais pertinente.

Ambição não é uma qualidade positiva do ser. Ambição é uma palavra carregada de negatividade, e por causa dela muitos erros são cometidos, mesmo que queiram diferenciá-la de outras palavras, como ganância, avareza, cobiça, etc.

A palavra ambição, no sentido positivo que querem se referir, pode muito bem ser substituída por outras expressões, a meu ver, mais adequadas, como por exemplo: anseio, sonho, força de vontade, querer, determinação, entusiasmo, ânimo.

Cada um com a sua maneira de dizer, com o seu entendimento. Mas particularmente me sinto bem com essa visão que adoto. Mas compreendo a sua, se for diferente, não sou um fanático - aquele incapaz de ver as coisas em seu contexto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

O profissional da palavra

Sempre me interessei por assuntos de gramática. O aprendizado da língua portuguesa é imprescíndivel para quem quer exercer a advocacia com maior potencialidade. O advogado é o grande profissional da palavra, e compete-lhe maior zelo no estudo do vernáculo.

Estou lendo o livro Redação Forense e Elementos de Gramática, do advogado tributarista Eduardo Sabbag. Diz o gramático que "a boa linguagem é um dever do advogado para consigo mesmo".

E continua nos ensinando na obra: "O direito é a profissão da palavra, e o operador do direito, mais do que qualquer outro profissional, precisa saber usá-la com conhecimento, tática e habilidade. Deve-se prestar muita atenção à principal ferramenta de trabalho, que é a palavra escrita e falada, procurando transmitir melhor o pensamento com elegância, brevidade e clareza.

Eduardo Sabbag cita no livro uma frase de Hêndricas Nadólskis que diz "que o sucesso na profissão de advogado é diretamente proporcional a seu desempenho linguistico, a sua habilidade em manejar palavras.

O advogado que não se prepara para escrever e falar melhor a cada dia corre o risco de ser motivo de chacota e desprezo público prejudicando a imagem da advocacia. É dever do advogado proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestigio da profissão. E isso passa pelo constante burilamento de sua linguagem forense.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saber dizer não!

Hoje quero escrever a respeito do saber dizer não.

Defendi um réu que se complicou na justiça por não ter sabido dizer não aos apelos emocionais de um amigo. Prevaricação.

Homem bom - segundo todos os relatos - que fazia as coisas corretamente, mas até que um dia não resistiu e não soube dizer não. O errado pareceu certo, mesmo que momentâneamente, aos seus olhos.

Arrependeu-se de pronto, mas a besteira já tinha sido feita, não tinha mais volta.

Depois de longa sustentação oral, os juízes decidiram pela absolvição. Réu primário, exemplar, foi levado a erro também, se arrependeu, buscou reparar o dano, sofreu muito, e além de tudo mais, não restou, pelo seu ato, prejuízo para o Estado, no caso, a vítima de sua ação.

Compreendi aquele réu, e a Corte Militar concordou com a defesa. Mas serve de lição para todos nós: temos que ter a coragem de dizer não para as coisas erradas, e principalmente temos que ter atenção quando as coisas erradas nos são propostas de forma tão sutil que pensamos que são certas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Egos sufocantes

Só não erra quem não faz é um livro muito interessante de autoria de Luiz Marins.

É uma boa obra para ser lida por pessoas que exercem liderança nas empresas, no meio político, nas instituições etc.

Um texto que me chamou a atenção fala do cuidado que devemos ter com as pessoas que têm ego muito grande.

Não sabem ouvir, tudo é só eles que entendem, que sabem, "eu fiz isso", "isso se deve a mim", vivem em busca cega de reconhecimento, de poder, de elogios, são pessoas sufocantes, que deixam um ar de constrangimento no ambiente devido ao ego inflado, exagerado, carente de aplausos.

Conviver com grandes egos é uma coisa que todo líder que se pretende um vencedor precisa ter cuidado, pois egos assim possuem uma tendência a espalhar cizânias, mentiras, boicotes, traições. Ego crescido, diz o autor, é o caminho certo para o fracasso e o isolamento.

O corvo e as esmeraldas

Divulgação em grande estilo.

Capa bonita. Diagramação agradável. Coisas do Enilson Amorim.

História bem contada. Acusações injustas, amores, sonhos, emoções.

Assim é o livro de José Wilibaldo Savino Carvalho, publicado pela Nt-graf.

O lançamento será hoje, as 19 horas, no Sesc do Centro. Estarei lá!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Firmeza e Rigidez

Pessoas que não sabem exercer o poder e a liderança confundem firmeza com rigidez.

Li há muito tempo uma frase que dizia mais ou menos assim: "não deixe que a firmeza se transforme em rigidez e que a flexibilidade se transforme em fraqueza."

É uma frase madura, que nasceu da experiência de quem a criou, de suma importância para quem quer viver com mais compreensão e menos sofrimento, na família, no trabalho, na sociedade.

Intolerância, arrogância, autoritarismo, opressão, tensão, conflito, neurose são males que nascem da firmeza quando confundida com rigidez.

A firmeza só mostra sua força e sua capacidade quando vem acompanhada da flexibilidade, da maleabilidade, do equilíbrio, da tolerância, do respeito. Esse é o caminho da água ensinado por Confúcio.

Quem é por demais rígido e exigente nas coisas que faz, nos horários, nas decisões, vai afastando de si as pessoas, vai criando inimigos, vai desenvolvendo doenças, vai forjando um caminho de autodestruição.

Hoje vivi uma situação forense que me fez entender melhor a importância da flexibilidade na firmeza para que as coisas do nosso cotidiano caminhem com paz, com fluidez, com leveza, com mais fraternidade.