terça-feira, 31 de maio de 2011

Liderando a si mesmo

Dias desses fui atrás de um livro para dar de presente a um amigo meu. Achei interessante o livro Seja Líder de Si Mesmo, de autoria do conhecido escritor brasileiro Augusto Cury. E findei comprando dois exemplares.

A mensagem do livro é bem contemporânea: governar nossos pensamentos, administrar nossas emoções, descobri nosso mundo interior, sermos atores principais no palco da nossa história.

Diz o escritor: "Seu maior desafio é cuidar e liderar seu próprio ser. O território dos pensamentos e da emoção é seu tesouro. Se quiser viver dias felizes, cuide dele mais do que de seus bens".

Uma constatação muito digna de nota é quando Augusto Cury fala que" fomos treinados para atuar no mundo exterior e não no mundo interior". Quantas pessoas buscando sucesso na vida e esquecendo do próprio sucesso que é saber viver em equilíbrio emocional!

Vivemos numa era onde a capacidade de liderar a si mesmo será um pressuposto fundamental para se ter sucesso na vida profissional. Acordemos!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A reserva analítica do líder

Entendo por reserva analítica a capacidade da pessoa de examinar bem as coisas: uma informação, um acontecimento, uma atitude, uma opinião ou similares.

Antes de emitir uma decisão o líder deve analisar as coisas com absoluta honestidade a si mesmo. O líder que coloca seus interesses acima da ética e do bem público líder não é.

Trago como bom exemplo a figura de Alexandre, O Grande, que diante de uma acusação tapava um dos ouvidos explicando que assim procedia para ouvir o outro lado da questão. Isso resume o que quero dizer com reserva analítica.

Um líder com reserva analítica é respeitado pelas pessoas; espalha em seu derredor um clima de segurança e justiça. E essa vem sendo a tendência da humanidade: a escolha de líderes justos, capazes de contribuir com o amadurecimento da civilização.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gotas de luz do Livro de Mirdad

O Livro de Mirdad, escrito por Mikhail Naimy, é um clássico da literatura espiritual. Osho o considerava uma obra sagrada.

Compilei algumas belas frases, depois de tê-lo lido com emoção. Sempre que precisar revisitarei esta página feita de gotas de luz.

"Se orais por algo, orai em primeiro e último lugar pedindo compreensão."

"Tudo é fonte de sabedoria para o sábio".

"Deus é luz, e só a luz pode conhecer a luz".

"Fazei de cada palavra uma oração".

"O homem é preso por tudo aquilo que se apega".

"Não há em minha boca julgamento, mas compreensão".

"Cada dia é dia de juízo. A conta corrente de cada criatura entra em balanço a cada abrir e fechar de olhos. Nada fica escondido. Nada deixa de ser pesado."

"Cada julgamento que se faz é uma carga que se adquiri".

"Viveis para que aprendais a amar; amais para que aprendais a viver".

"Só um olho faltoso está sempre preocupado em encontrar faltas".

"Aquele que conhece a paz jamais pode ser ofendido ou ofender".

"Assim como silenciais vossas vergonhas, silenciais vossas glórias".

"Em vós está o poder de atrair; em vós está o poder de repelir".

"Na vastidão de vosso coração se encontra a chave de todas as portas".

"Quem não pode encontrar um templo em seu coração, jamais encontrará seu coração num templo".

"Tu és a imagem de Deus, e a imagem de Deus não pode se curvar diante de sombra alguma".

"Não há nada acidental".

"Quereis governar os homens? Aprendei a governar a vós mesmos".

"O céu é um estado do ser".

"Todas as coisas são possíveis na eternidade".

"Aquilo que é imposto a força, mais cedo ou mais tarde será deposto pela força".

"Toda pedra de tropeço é um aviso. Lede cuidadosamente o aviso e a pedra de tropeço se tornará um farol".

"Pobre é aquele que usa mal o que tem".

"Cada um de vós é um dilúvio, uma arca e um comandante".

"Na sagrada compreensão, toda dualidade é unificada em Deus".

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Advogados e Estudantes protocolam pedido por “Diretas Já”

Um grupo de advogados e acadêmicos de direito, nesta segunda-feira, às 11 horas, na sala da OAB/AC, no Fórum Barão do Rio Branco, protocolam pedido por Diretas Já para a escolha da lista sêxtupla do quinto constitucional, que preencherá a vaga deixada pela Desembargadora Izaura Maia, que pediu aposentadoria na semana que passou.

O requerimento conta com a assinatura de mais cem advogados e quase mil estudantes de direito das faculdades locais, que defendem a escolha direta dos nomes para compor a lista sêxtupla, forma mais democrática de participação dos advogados no processo.

As eleições diretas não contam com a simpatia do presidente da OAB/AC, Florindo Poersch, que já se manifestou dizendo “não haver a menor chance de eleições diretas para a escolha da lista sêxtupla”. No entanto, diante da grande força que o movimento pelas Diretas Já vem ganhando será difícil para o presidente da OAB/AC manter sua posição de intransigência e aversão pelo processo democrático.

sábado, 21 de maio de 2011

Amor pela advocacia

O texto abaixo é de um jovem estudante do município do Jordão, que sonha em ser advogado, e que tem participação ativa aqui neste blog. Escreve muito bem e possui uma admirável sede de conhecimento. Escreveu uma declaração de amor pela advocacia.

"Se um dia Deus tornar concreto a abstração deste pobre sonhador, e permitir que me deleite no mundo jurídico chegando por fim a exercer a arte da advocacia; e se esse mesmo Deus, tão singular e ao mesmo tempo tão plural, senhor de tudo que é bom, obsequiar-me à graça da longevidade, esta que é a fortuna dos homens bons de coração, eu quero, mesmo que minhas pernas não sustentem mais esse corpo cansado resultante de exaustivos trabalhos; mesmo que as mais simples expressões gestuais se tornem quase intransponíveis; mesmo que a leitura de um simples processo se torne uma tarefa intricada por ocasião de minha visão cansada, fruto de uma vida de leituras em demasia; mesmo que minha voz esteja pedindo descanso por ter sido tantas vezes a chave para a porta dos cárceres dos injustiçados; mesmo que minhas mãos tremam ao segurar uma simples folha de papel denunciando que aquela atividade está prestes a ser cessada pelo único ato que iguala todos os homens, a morte; ainda sim eu quero está advogando, pois um homem não morre quando o corpo é sepultado e o coração deixa de dedicar-se aquele que é o latejo da vida. Um homem morre quando deixa de fazer aquilo que lhe dar um sentido de vida plena".

Hugo Brito

Jordão-Ac, 19/05/2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia 19 de maio: Dia de Santo Ivo, Dia dos Defensores Públicos!

Santo Ivo nasceu em 17 de outubro de 1253, na França. Era de família pobre e virtuosa. Aluno inteligente e aplicado, exerceu a advocacia até a morte, em 19 de maio de 1303.

Teve como professores São tomas de Aquino e São Boaventura, dois grandes doutores da Igreja, famosos oradores.

Também foi padre e juiz, mas um biógrafo escreveu dele: "Todos os demais títulos de Santo Ivo empalidecem diante de seu renome como advogado íntegro e escrupuloso."

Ao ser admitido na ordem dos advogados falou: "Juro pela pureza de minhas intenções que quero ser a fortaleza dos fracos, dos humildes, dos pobres e dos necessitados". Santo Ivo granjeou a estima de todos, pois ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos. Era chamado advogado dos pobres.

Os defensores públicos comemoram seu dia hoje, em lembrança a Santo Ivo, o criador da assistência judiciária gratuita. Santo Ivo se tornou um grande apóstolo da advocacia popular.

Fala-se que Santo Ivo foi o primeiro advogado a entrar no Céu. Ao chegar nas portas do Paraíso, São Pedro o impediu de entrar, alegando que ali não tinha nenhum advogado, pois todos estavam no inferno.

Santo Ivo perguntou a São Pedro se existia algum contrato entre ele e Deus o tornando porteiro do Céu. São Pedro disse que não, pois não necessitava. Santo Ivo disse-lhe que era importante constituir um advogado, pois caso Deus o despedisse, ele não teria direito a nada.

São Pedro ficou com muito medo de perder o emprego, e perguntou se Santo Ivo podia ser seu advogado, caso isso acontecesse. Santo Ivo disse que sim, mas só se entrasse no Paraíso. E foi assim que o primeiro advogado conseguiu entrar no Reino de Deus.

No túmulo de Santo Ivo está escrito: "Eis um advogado honesto, isso não é uma coisa extraordinária?"

Santo Ivo escreveu o decálogo do advogado, e no primeiro mandamento está escrito: "o advogado deve pedir a ajuda de Deus nas suas demandas, pois Deus é o primeiro protetor da justiça."

Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados. Que bom termos um santo que do céu vela por nós. Parabéns amigos defensores públicos, por esse dia especial!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Minha vida, minhas batalhas!

Uma das frases que tem norteado a minha vida profissional foi tirada do livro Advogado de Defesa, escrito por Irving Stone, sobre a vida do célebre criminalista americano Clarence Darrow.

Diante do júri disse Darrow, cercado por uma atmosfera hostil, de autoridades incomodadas com sua atuação:

"Vivi a minha vida, e lutei minhas batalhas, não contra os fracos e os pobres - isto qualquer um pode fazer - vivi minha vida e lutei minhas batalhas contra a força, contra a injustiça, contra a opressão".

E ainda estudante, andava eu garboso com a biografia do grande advogado debaixo do braço, dizendo para mim mesmo, como se guardasse um segredo. "É desses que quero ser".

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Sócrates e o Anti- Sócrates dentro de nós

Disse certa vez o filósofo Sócrates: "Quando eu era jovem sabia tanto! Hoje que já sou velho nada sei".

A maturidade, para aqueles que buscam o verdadeiro conhecimento, leva a esse estado de espírito socrático, onde a humildade diante da amplidão do universo torna-se a real sabedoria.

Se fosse há alguns anos, não me sentiria um ignorante em relação a muitas coisas da vida. Tem outras coisas que ainda sou como jovem, "sei demais".

Há uma certa segurança ilusória nesse "saber demais". O "nada sei" socrático é luminoso, é um castelo de ampla fortaleza espiritual.

Agora mesmo, enquanto escrevo, vivo um drama, penso que sei demais em relação a um determinado assunto, ao mesmo tempo que me questiono a respeito dessas certezas.

Existe um Sócrates e um Anti-Sócrates dentro de cada um de nós!

terça-feira, 10 de maio de 2011

ELEIÇÕES DIRETAS JÁ NA OAB/AC

Por Roberto Duarte Júnior, advogado militante.

No site AC24horas, em matéria assinada pelo jornalista Ray Melo, o Presidente da OAB, seccional Acre, contestou as afirmações do Defensor Público Valdir Perazzo, no que diz respeito à escolha da lista sêxtupla para preenchimento do quinto constitucional do TJ/AC. E afirmou ainda que não existe a menor chance de eleição direta.

"Não existe a menos chance de uma eleição direta. Minha opinião é o contrário do que ele [Perazzo] pensa. Se você submeter à escolha a uma eleição, vai aumentar as chances de quem tem dinheiro para gastar. Os candidatos vão colocar dinheiro na disputa, aí sim, vai acontecer a politização entrando os interesses partidários, numa questão de direito”, diz Poersch.

O Presidente se posiciona contra o princípio constitucional da eleição direta pelos próprios membros da advocacia, como se estes não tivessem capacidade de escolha, e todos fossem vulneráveis ao Poder Econômico.

Relembre-se que o Advogado Florindo foi eleito pelo mesmo processo democrático que ele critica e se nega a propagar, afirmando ter vantagem aquele que tem mais dinheiro...
Em síntese, afirma que não devem existir eleições diretas porque advogado não tem capacidade para votar.

A afirmação do Presidente da OAB/AC é uma ofensa moral aos advogados a quem pretende representar e uma falta de compromisso com a própria missão da OAB, que é a de lutar pelo Estado Democrático de Direito, através da pedagogia do voto.

Os argumentos do Presidente, fundamentando sua visão de que não devem existir eleições para formação da lista sêxtupla, é a manifestação mais eloqüente de seu espírito antidemocrático na condução da direção da OAB/AC. Salienta-se que fez as afirmações sem ao menos ouvir o que pensam os Advogados e principalmente o Conselho Seccional da OAB/AC sobre o tema.

Em prevalecendo os seus argumentos, por conseguinte, não deveria existir eleições no Brasil.
Seus argumentos revelam ainda ser ele um leigo sobre a História da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ignorando que a Entidade sempre esteve à frente das grandes causas do povo brasileiro.

Dentre as muitas causas que a OAB defendeu ao longo da História Republicana, a mais alegre, a mais festiva e a que provocou o mais acendrado espírito de civismo na juventude brasileira, foi justamente a campanha das “Diretas Já!”

A título de esclarecimento, afirmo que não existe nenhum impedimento legal para se operar as eleições diretas na OAB/AC, corroborando a isto, informo que outras seccionais já aderiram está forma de escolha mais democrática.

Posicionando-se contrário ao princípio republicano da eleição e, por conseguinte, do método democrático através do voto, segundo a concepção iluminista que promana da Revolução Francesa (um homem, um voto), Florindo Poersch revela toda a sua inapetência para dirigir a Entidade na qual quer se perpetuar, evitando a regra salutar da democracia consistente na transitoriedade dos mandatos.

Admiro e principalmente confio no senso de DEMOCRACIA que cada um dos Nobres Conselheiros Seccionais possuem, tenho certeza absoluta que escolheram o modo mais democrático de se eleger a lista sêxtupla do quinto constitucional, e fundamentalmente saibam que suas decisões serão respeitas por mim e por todos os Advogados.

VIVA A DEMOCRÁCIA, VIVA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E PRINCIPALMENTE UM VIVA PARA ADVOCACIA.

OAB/AC - DIRETAS JÁ!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Da convivência entre delegados e advogados no Acre

A história nos mostra que a relação entre advogados e delegados foi constantemente marcada pelo conflito.

De um lado, os delegados, no combate ao crime; do outro, os advogados, na defesa dos direitos constitucionais do cidadão. Há colidências de direitos ou imaturidade na convivência?

Se cada parte cumprir seu dever com ética, como poderá haver conflito? A tensão existe por causa do abuso de autoridade.

Quem tem um pouco de sensibilidade sabe que a egrégora de uma delegacia é das mais pesadas, fazendo muitas vezes que profissionais honestos e calmos se resvalem para o campo do arbítrio.

Nos últimos meses, aqui no Acre, essa tensão entre advogados e delegados chegou ao ápice. Ficou evidenciada a afronta as prerrogativas da advocacia, tendo sido eu mesmo um dos mais atingidos no exercício de minha profissão.

Diante dos fatos pugnei, combati, enfrentei a ilegalidade, em conjunto com outros aguerridos advogados, inclusive com a atuação viva da OAB/AC, que não titubeou e que vem cumprindo, como pode, seu papel na defesa das prerrogativas profissionais.

Mas mesmo combatendo, sempre manifestei publicamente meu desejo de paz entre os homens, de reconciliação, de harmonia institucional. E foi com esse espírito voltado para a convivência pacífica que uma nota foi alinhavada em conjunto entre delegados e advogados em favor da sociedade.

Isso não que dizer pusilanimidade, cumplicidade. Tenho a advocacia no sangue, e se for preciso o combate, na linha de frente estarei. O Estatuto da Advocacia consagra a reconciliação como um valor ético a ser vivido pelo advogado. Confesso que a minha vontade mais sombria foi de levar essa briga até as últimas consequências, com o salve-se-quem-puder, mas seria infantilismo, imaturidade, despreparo emocional, inconsciência.

É bom que cada advogado continue registrando na OAB/AC, caso seja necessário, as violações que acontecem nos departamentos policiais para sabermos se a nota que assinamos realmente está sendo cumprida com seriedade.

Eis o teor da nota:

NOTA CONJUNTA: ADVOGADOS E DELEGADOS

No Estado de Direito Democrático, as instituições devem funcionar nos escopos de sempre servir ao bem comum.

A Advocacia é indispensável à administração da justiça, e sua existência e previsão têm sede constitucional no art. 133, da Carta Magna.

A atividade policial também é indispensável para que haja Segurança Pública. Não sem razão que as atividades policiais, para manutenção da ordem pública estão previstas no Capitulo da Segurança Pública do Código dos Códigos.

Temos assistidos nos últimos dias, especialmente pelos meios de comunicação, reiteradas manifestações de hostilidades entre os integrantes da classe dos Advogados e Autoridades Policiais, que a nada conduzem...

A desinteligência que hoje permeia essas importantíssimas instituições indispensáveis a preservação da ordem jurídica, leva intranqüilidade a população e compromete a prestação dos seus necessários serviços.

Nós subscritores da presente nota, Advogados atuantes e Delegados, entendemos indispensável que essas respeitáveis instituições, para o bem comum e tranqüilidade do Estado, voltem a sentar-se a mesa para um dialogo de instituições, de forma tranquila e harmoniosa como sempre o fizeram no Estado do Acre.

Portanto, imbuídos do espírito de pacificação – bem aventurados os que promovem a paz – pugnamos no sentido de que as instituições envolvidas dêem inicio a um processo de diálogo, o que deve ser feito realizando conjuntamente, eventos de interesse jurídico comum, com trocas de ideias e informações profissionais.

Assinam a presente:

Advogados e Defensores Públicos: Roberto Duarte Júnior, Silvano Santiago, Valdir Perazzo Leite, Ruy Alberto Duarte, José Carlos Rodrigues dos Santos, Roberto Duarte, Sanderson Moura, Luccas Vianna, João Arthur Silveira, Francisco Valadares Neto.

Delegados: Adriano de Morais Araújo, Denise Pinho de Assis Pereira, Elenice Frez Carvalho, José Anibal Tinoco Filho, Karlesso Nespoli Rodrigues, Leonardo Santa Bárbara, Mardilson Vitorino de Siqueira, Pedro Henrique R. Teixeira Campos, Pedro Paulo Silva Buzolin, Rodrigo Noll Comarú.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Diretas já para a escolha da lista sêxtupla!

*Valdir Perazzo é Defensor Público

A Constituição Federal, em seu artigo 94 e seu parágrafo único, prevê o procedimento para escolha do advogado que integrará os Tribunais de Justiça dos Estados.

Com a aposentadoria da Desembargadora Isaura Maia, indicada pelo quinto constitucional, deu-se início o procedimento para escolha do advogado que deve ocupar o nobilíssimo cargo vacante.

A Carta Magna estabelece que o postulante (advogado) deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada.

Escolhida a lista sêxtupla, esta é enviada ao Tribunal de Justiça para formação da lista tríplice a ser encaminhada ao Chefe do Poder Executivo que fará a escolha do novo Desembargador.

Pois bem. A escolha do Quinto Constitucional não tem contemplado os atributos previstos na Carta Magna, porque o procedimento dar-se por interesses políticos, em um colégio pequeno (Conselho Seccional da OAB), sujeito à manobras e interesses não Republicanos.

Nós, que fazemos oposição a atual Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Acre, advogamos a tese, procedente, da necessidade de democratização da escolha, ampliando-se o Colégio que o faz.

Propusemos, no período eleitoral das eleições de 2009, como um dos pontos programáticos da chapa “Prerrogativas do Advogado”, o princípio democrático da eleição direta para formação da lista sêxtupla.

Nada de conchavos!

Todos os advogados do Estado do Acre devem, com seu voto, participar do processo, escolhendo o nome que mais bem represente à categoria.

Em regra, os escolhidos nesse processo pouco representativo e antidemocrático, dão são seus votos – no Tribunal - sem nenhum compromisso com a classe de que são originários.

Acham que caíram do CÉU. Nenhuma preocupação com o fortalecimento da advocacia, e conseqüentemente do advogado, como função essencial à prestação jurisdicional.

Não basta um país ter instituições jurídicas para se dizer que é democrático.

O jus filósofo Norberto Bobbio, em “O Futuro da Democracia: Uma Defesa das Regras do Jogo”, afirma que: “Percebe-se que uma coisa é a democratização do estado (ocorrida com a instituição dos parlamentos), outra coisa é a democratização da sociedade, donde se conclui que pode muito bem existir um estado democrático numa sociedade em que a maior parte de suas instituições não são governadas democraticamente”.

Esse é o grande paradoxo da OAB/AC. Tem como missão institucional a defesa da DEMOCRACIA, mas não a pratica internamente.

“Diretas Já” para escolha da lista sêxtupla!

Expandindo a inteligência interpessoal

Frases do livro Aprenda a se Comunicar com Habilidade e Clareza, de Ani Arredondo:

"As pessoas que mais nos impressionam e que mais exercem influência positiva sobre os outros tem uma qualidade em comum: são excelentes comunicadores".

"Para atingir um nível de excelência como líder é imprescindível saber lidar com os outros".

"Se lidera pelo exemplo".

" A percepção do fato é mais importante que o próprio fato".

"As generalizações costumam refletir uma certa preguiça de pensar".

"Você não obtém respeito pela simples razão de ser um líder. Você precisa conquistá-lo".

Livros a respeito de oratória são instrumentos importantes para expandir nossa inteligência interpessoal, facilitando nossa convivência nesse complexo mundo das relações sociais e abrindo as portas do sucesso e do entendimento entre os homens.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tem diferença entre ouvir e escutar, ver e olhar?

Uns acham que ouvir é mecânico, fisiológico; e escutar é psicológico, exige atenção, é um ato de vontade.

Já outros acham que é exatamente o contrário: escutar é mecânico, fisiológico; e ouvir é que é um ato de atenção e de vontade, psicológico.

Às vezes ouvimos mas não escutamos, ou melhor, às vezes escutamos mas não ouvimos. Ninguém se entende!

Verdadeira pantomina, essa que diz que existe diferença entre ouvir e escutar, entre ver e olhar.

Na verdade, ouvir e escutar é a mesma coisa. É também a mesma coisa ver e olhar.

Agora... Se escuta ou se ouve com atenção ou com desatenção. Se vê ou se olha com atenção ou com desatenção. Essa é a grande diferença e as coisas se tornam mais simples.

terça-feira, 3 de maio de 2011

A esperteza e a inteligência

Quanto menos inteligente é uma pessoa, mais ela usa o recurso da esperteza para se dar bem na vida. Diz Osho que "a esperteza é uma pobre substituta da inteligência".

O homem verdadeiramente inteligente não precisa da esperteza, da malandragem, da desonestidade como companhias. Sua luz é outra.

Num homem inteligente afloram qualidades como a confiança que desperta nas pessoas, afloram qualidades como a autenticidade, o respeito, a responsabilidade, o bom senso.

Esperteza no comércio, na política, no tribunal, na igreja, no trabalho. E muitos ainda acham que são inteligentes!

É forte aquela imagem de Diógenes com um lampião na mão em plena luz dia - uma das histórias que eu mais gosto, pelo seu rico simbolismo. Quando indagado do que procurava respondia:

- Procuro homens verdadeiros!

Homens de valor, homens de inteligência, homens honestos, homens que se estudam, que se buscam, que procuram a grande ciência que têm dentro de si mesmos. Há muita diferença entre inteligência e esperteza!