quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A consciência é a lei das leis

O texto abaixo, extraído do livro O Futuro Dourado, é uma profunda e instigante reflexão de Osho, a respeito da relação do homem e as leis; uma verdadeira filosofia do direito.

Em muitas defesas que faço trago essa visão para apresentar minha compreensão sobre a existência do sistema jurídico, sua utilidade, suas limitações e a sua superação. Segue:

"Em toda existência, só o ser humano precisa de regras. Nenhum outro animal precisa.

A primeira coisa que é preciso entender é que existe algo de artificial nas regras. O homem precisa delas porque deixou de ser animal, e no entanto, não se tornou ainda autenticamente ser humano. Ele está num limbo. Essa é a fonte da necessidade das regras. Se ele fosse animal não haveria necessidade, e se fosse verdadeiramente homem não haveria necessidade delas também.

Homens como Sócrates, Zaratustra, Bodhidarma, Jesus, Buda, não precisam de leis. Eles estão suficientemente alerta para não prejudicar ninguém. Eles são a própria lei.

Se toda a sociedade evoluir até ser realmente humana, haverá amor, consciência, mas não leis. Códigos, tratados, convenções, constituições, tudo isso desaparecerá.

O problema é que o ser humano, como se encontra, é um caos, precisando de regras, leis, governos, exército, força policial, tribunais, parlamentos, para controlar toda essa inconsciência, pois ele perdeu sua condição de animal, mas ainda não chegou a condição de ser totalmente consciente.

Se o indivíduo evoluir, a sociedade sumirá. A sociedade só existe porque o indivíduo ainda não está iluminado. Se o indivíduo crescer, ficar consciente, alerta, perceptivo, não haverá mais necessidade de leis, tudo isso ruirá, tribunais, exércitos, polícias, governos, estados, constituições.

Quando você se tornar consciente as leis se tornam inúteis para você. Por que se preocupar com elas, se a consciência é quem o dirigirá? E a consciência é a lei das leis, o governo dos governos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela sabedoria refletida em "A consciência é a lei das leis" esta bela reportagem é um presente, é uma dádiva sendo uma delícia para a vida, para a alma, para iluminar o sentido, o propósito da verdadeira compreensão; evoluir é a missão, compreender, ampliar o nível de discernimento é construir a liberdade, é assumir de forma natural a responsabilidade para com a vida que é divina e universal, é se capacitar a fazer uso do livre arbítrio promovendo a vida em abundância e a dignidade humana. Portanto, a consciência é a bóia da salvação, é o caminho da luz. É neste lento processo de transformar a inconsciência em energia luminosa que ocorre o milagre da salvação ou de liberdade. Despeço-me afirmando que sempre dou uma passada pelo o seu blog e lá garimpo conhecimento e sabedoria que edifica o espírito humano.

Respeitosamente,

Pedro Freire
Jordão-AC.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Pedro, belas,profundas e bem estruturadas palavras.

Como você disse evoluir é a nossa missão, e dentro disso devemos nos capacitar para o uso do nosso livre arbítrio.

Grato pelo acompanhamento que faz deste blog, sinto-me feliz em saber que você e outras pessoas de nossa vizinha Jordão,que ainda quero conhecer, contribuem com esse espaço.

Abraços fraternos.

Sanderson

Sonia Amorim/Abra a Boca, Cidadão! disse...

Estou alegremente surpreendida com teus posts e tua sabedoria. Se me permite, reproduzirei alguns em meu blog, dedicado à cidadania, direitos humanos e Justiça, entre outros. Parabéns! Grande abraço!

Sanderson Silva de Moura disse...

Sônia Amorim, muito grato, tem toda a permissão, gostei de teu blog também.

abraços

Sanderson