sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A eloquência e a sabedoria

Com reverência, para este Dia do Orador, dedico o texto abaixo, com algumas alterações, extraído do livro Advocacia e Oratória ou Do Homem de Bem que Sabe Falar.

Eloquencia é a capacidade nata de falar com carisma. De um certo ponto de vista, a eloquencia não se aprende, já é um dom da pessoa.

Sabedoria é o saber profundo, essencial, é a ciência da suprema compreensão da vida, o verdadeiro, o puro, o santo conhecimento.

O orador romano Cícero afirmava que "é danoso para humanidade a eloquencia sem sabedoria, da mesma forma, desprovida de valor é a sabedoria sem eloquencia".

Ao longo da história muitos líderes eloquentes levaram povos inteiros a ruína, porque faltava a eles a sabedoria. Muitos também foram os sábios que por falta de eloquência, não souberam expor seus pensamentos, pouco contribuindo com o avanço da consciência humana.

Para mim, orador de grandeza é aquele que tem eloquência e sabedoria. Eloquencia para energizar, e sabedoria para distribuir, doar, ensinar, auxiliar a humanidade a dar passos mais conscientes rumo ao desenvolvimento moral, intelectual e espiritual.

Dentro desse entendimento, da eloquência com sabedoria, e da sabedoria com eloquência, revencio muitos oradores, mais três São Além, e cito-os, sem ordem de preferência: Jesus, Buda e Osho.

2 comentários:

Terra Náuas disse...

é sempre uma grata satisfação ler suas postagens e um motivio d egrande alívio tb. Afinal, não é todo mundo q sabe diferenciar eloquencia de sabedoria.
Reverencio igualmente os tres oradores que vc citou e acrescento, uma quarto: Krishna.

ABS

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo,

Aprovado.

Sanderson