quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nota de apoio e reconhecimento à juíza Luana Campos

É digno de aplaudir, de reconhecer, de elogiar a postura correta, legal e decente da juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco-Acre, a juíza Luana Campos.

Todos esses problemas, superlotação, presos do semiaberto cumprindo pena no fechado, alarmante e ilegal números de presos provisórios, tudo isso denunciamos ao Conselho Nacional de Justiça -CNJ em 2010, o que ensejou a vinda de uma equipe desta augusta Instituição a inspecionar os presídios acreanos, sendo detectadas, na expressão do Conselho, "monstruosidades jurídicas".

A Ordem dos Advogados do Brasil -Acre deveria ser a primeira a manifestar apoio ao posicionamento corajoso da magistrada, que vem cumprindo com consciência e espírito público e humanitário o que estabelece a ordem jurídica nacional. O silêncio não condiz com a vocação da Ordem para os grandes temas que tocam a sociedade.

Alguns podem até dizer assim: "são bandidos", "não valem nada", "leva eles pra casa", "bota logo num hotel cinco estrelas", "só querem mordomias", "agora querem ser os coitadinhos", "e as vítimas?" - esses eu já sei, a qualquer momento estãos sujeitos a bater na porta de um escritório de advocacia pedindo socorro, pedindo respeito as leis nos presídioss em favor de si ou de um ente querido seu.

Todas essas mudanças que vem acontecendo na Vara de Execuções Penais: melhor atendimento ao advogado, mais respeito a advocacia, ao preso, ao familiar do preso, à Lei de Execuções Penais, tudo isso teve gente que lutou, que sofreu, que foi várias vezes processado, para ver o direito triunfando, para ver a vitória da lei contra o arbítrio.

Parabéns à juiza Luana Campos, e que Deus te de força e luz, e que encontre pela frente o opoio que precisas para agir dentro do direito, da legalidade, da moral constitucional, dos valores da consciência universal. Aplaudo-lhe, doutora Luana Campos, porque mereces, e permita-me, de pé!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Sanderson Moura,

Tenho a certeza que você é um desses que vem lutando para ver o direito triunfando, para ver a vitória da lei contra o arbítrio.

Minhas saudações !

* * *

Blog do Élito Farias disse...

Parabéns, Dr. Sanderson Moura, a juíza Luana é ética. E esse seu posicionamento demonstra que és um homem de ação e de sabedoria.

Élito

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro professor Élito,

Temos que ter a práxis. Não só as abstrações, mas a ação, a luta, e o direito só se realiza na luta.

Grato pelo seu apoio.

Sanderson