quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A revista-livro sobre o grande mestre dos criminalistas

Por esses tempos tenho me sentido muito ligado ao estudo da advocacia. Às vezes fico impressionado com a sicronicidade que acontece nestes momentos.

Um advogado de São Paulo, o confrade José Saraiva, viu meu livro pela internet e mandou buscá-lo, e de cortesia me enviou uma relíquia, um tesouro, que é uma revista que foi editada, em novembro de 2009, pela AASP - Associação dos Advogados de São Paulo - em homenagem ao grande titã da advocacia criminal brasileira, Waldir Troncoso Peres, falecido no mesmo ano.

De tão feliz que fiquei mandei logo colocar uma capa dura na revista, intitulada Waldir Troncoso Peres: A voz da defesa,  transformando-a numa espécie de livro. Mesmo sem conhecer pessoalmente, Waldir Troncoso Peres foi meu grande inspirador.

Um dos escritores que participam da revista,  Antonio Ruiz Filho, ex-presidente da AASP diz assim: "Esta revista, por sua preciosidade, pelas lições que contém, há de ter lugar destacado na biblioteca de todos os criminalistas que mereçam esse enobrecedor epíteto".

É dificil expressar com palavras o valor desta revista; conta com maestria a vida, os casos, as ideias e o estilo de advogar desse grande homem da advocacia criminal. São textos que trazem encantadoras frases, preciosos ensinamentos, insights raros da arte de advogar.

Cada página que leio é logo preenchida por apontamentos, marcações, grifos, observações. Não sobra quase nenhum espaço vazio. É uma leitura empolgante, de tirar o fôlego, que desperta o entusiasmo e reaviva os que amam essa profissão. Tenho essa revista-livro como um singelo presente trazido a mim pela  misteriosa força da sincronicidade.

Nenhum comentário: