quinta-feira, 17 de maio de 2012

A dimensão épica da advocacia

Descasos: uma advogada às voltas com o direito dos excluídos, é do tipo de livro que gosto de ler. É a vida do direito na prática, é a advocacia em ação. A autora é a advogada criminalista Alexandra Lebelson Szafir.

 Ela narra inúmeros casos em que atuou, ou, na verdade, inúmeros descasos de autoridades com a lei, com o direito, com a justiça, com a dignidade da pessoa humana.

Na medida em que vamos lendo o livro vamos percebendo a dimensão épica e imprescindível da atuação do advogado para minimizar ou extirpar as injustiças. Em grande dimensão tenho aprendido a advogar assim, lendo livros dessa natureza.

  Quem faz o prefácio da obra é o conhecido criminalista Alberto Zacharias Toron. Diz ele: "Após ler o livro, quem não for advogado certamente terá vontade de sê-lo. Quem já exercer a advocacia terá orgulho da profissão pelo exemplo de humanismo que a autora nos dá e pela diferença que um bom profissional pode fazer quando se trata de reparar injustiças ou impedir que elas se perpetuem".

Um comentário:

Amarisio Freitas disse...

Olá Dr. Sanderson o mais preocupante parece ser que o Estado ou as autoridades constituídas nada ou pouco fazem para difundir os direitos individuais previstos CRFB/88, esses dias lendo um texto de aula que minha sogra estudava em Serviço Social descobri que alguns dos remédios constitucionais (habeas corpus e outros) podem ser apresentados por qualquer pessoa física, não querendo desqualificar o a necessidade da advocacia, mas o direito está garantido basta ser de fato cumprido. Que tal também uma Advocacia Solidária ou voluntária com a missão de esclarecer o individuo de seus direitos e deveres, se quem o deve fazer - O Estado, não o faz.

Amarísio Freitas
Contador e Prof. Acadêmico