quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Sermão da Flor e o Nascimento do Zen


Sidarta Gautama morreu por volta dos 80 anos de idade. Aos 40 anos atingiu o estado de Buda, de Ser Desperto, de Iluminado, e falou ao mundo - com o objetivo de levar outros seres a iluminação - por mais outros 40 anos, a respeito da experiência búdica que atingiu.

Já próximo do fim de sua vida terrena, uma grande assembleia, com milhares e milhares de pessoas, vinda de todas as partes da Índia,  reuniu-se a espera de Buda para vê-lo falar.

 Buda chegou com uma flor na mão, uma flor de lótus na mão, e ficou extasiado olhando aquela flor, enquanto os discípulos o observavam - uns já nervosos porque ele não falava nada, outros até diziam que ele já estava cansado, estava ficando velho demais. E assim o tempo foi passando...!

Mas um dos discípulos, ao ver aquilo, sorriu, seu nome era Marakhasiapa. E Buda sentiu que um ser no meio da multidão tinha acessado sua oculta mensagem. E chamando Marakhasiapa, falou a todos: "O que eu tinha para dizer por meio das palavras já disse nesses 40 anos de pregação, mas aquilo que está além das palavras entrego a Marakhasiapa", e estendendo-lhe a mão, deu-lhe a flor. Assim nasceu o Zen, a verdade dita, a verdade sentida, a verdade experienciada pelo mais profundo silêncio,

Texto baseado no livro Zen: sua história e seus ensinamentos, de Osho, e adaptado ao meu ritmo de escrita.

Nenhum comentário: