terça-feira, 7 de agosto de 2012

O coroamento da eloquência

Nossa próxima história, em comemoração a semana do advogado, remonta a Grécia, século IV a.C. Demóstenes, perdeu pai e mãe quando era ainda criança, e por essa condição foi despojado da herança por seus tutores. Quando jovem quis reaver seus bens, fazendo sua própria defesa no tribunal, mas seu desempenho foi tão pífio, devido a sua gagueira, voz baixa e tiques nervosos, que foi vaiado pelo povo diversas vezes. Foi algo muito traumático para o varão. Chorou muito.

Somado a isso, certo dia, ele assistindo ao orador e advogado Calístrato falando no tribunal, e mudando um veredictum que parecia selado, invejou a glória do tribuno, e se recolheu a solidão de uma caverna para se dedicar ao estudo da oratória.

Para vencer a sua gagueira, colocava seixos na boca ao declamar em voz alta os grandes poetas e oradores; para superar sua voz baixa, rivalizava-a com as grandes ondas do mar, até superá-las em intensidade; para corrigir o tique nervoso, o que fazia com que ele, toda a vez que falava, balançasse freneticamente os ombros para cima e para baixo, colocou duas espadas de um lado e outro dos ombros, e quando falava a ponta das espadas o feria dolorosamente, o que o levou a deixar tal deficiência; para não cair na tentação de sair de sua caverna e ir até a cidade, raspou um lado da cabeça e também tirou uma sobrancelha, ficando com uma aparência monstruosa.

Quando sentiu-se preparado, Demóstenes retornou a Atenas, reabriu o processo para reaver seus direitos, o que teve sucesso, e tornou-se um dos maiores oradores e advogados de todos os tempos, sendo que multidões acorriam aos tribunais e praças públicas para ver tão impressionante oratória em movimento. Chegou a receber uma coroa em homenagem a sua eloquência posta em favor da democracia grega, contra os ataques de Felipe, pai de Alexandre, o Grande. Nesse episódio de coroamento Demóstenes proferiu o maior de seus discursos, a Oração da Coroa. Eis aí mais um exemplo de nossa grandiosa profissão, um exemplo de coragem, inteligência, superação e determinação. Viva a nossa gloriosa advocacia!

Nenhum comentário: