quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prerrogativas: advocacia mais forte e mais respeitada!


"O líder na pesquisa de intenção de voto para a eleição da OAB/Acre, Sanderson Moura, afirma que o resultado mostra o desejo da advocacia por renovação. Mesmo com quase 90% de aprovação, o atual presidente Florindo Poersch não consegue transferir para seu candidato, Marcus Vinicius Jardim, o apoio recebido. Concorrendo pela oposição, Sanderson tem 18% dos votos, contra 17% de Marcus Vinicius.

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) a pedido da OAB nacional. A análise ocorreu antes de Sanderson Moura fechar aliança com Silvano Santiago, que recebe 15% dos votos. A se considerar a migração deste apoio para Sanderson, o oposicionista pode somar 33%.

“Esta pesquisa mostra que a advocacia quer renovação. Ela reconhece o trabalho da atual presidência mas quer ver mudança; é o foi bom, mas está bom”, analisa ele. O advogado criminalista, polêmico por defender causas impopulares, como o Crime da Motosserra, afirma que terá como principal bandeira de campanha o fortalecimento das prerrogativas da categoria.

Garantir o livre exercício da advocacia, assegurando que os profissionais tenham acesso aos inquéritos e processos, bem como a ampla atuação da defesa em audiências, está entre os planos da presidência de Sanderson em sendo eleito em novembro próximo".

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tempo de Renovação na Ordem!

Grato a todos os advogados e advogadas do Acre, grato a sociedade acreana, grato aos estudantes de direito, aos meus amigos e familiares que estão fazendo parte da construção desta história.

Expresso aqui minha emoção e a minha profunda gratidão a Deus! Vamos unidos que a vitória será nossa!

Vejam pesquisas referentes as eleições da OAB feita pelo conceituado Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas em http://www.conjur.com.br/2012-mai-28/veja-quem-sao-pre-candidatos-preferidos-seccionais-oab .

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sintonia de ideias no júri popular

Por esses dias fiz um júri na minha terra. Plenário lotado. Lembro-me que também já auxiliei a lotar júri quando estudava na escola Plácido de Castro, que fica de frente ao Fórum; quando tinha júris famosos, as aulas eram até suspensas, e eu, com meus 11 anos de idade, encantava-me ao ver aqueles homens de preto andando de um lado para o outro falando aos jurados.

Neste recente júri conheci o promotor Ildon Maximiamo. Ele não sustentou a acusação de tentativa duplamente qualificada de homicídio, pois entendeu que o réu desistiu voluntariamente de prosseguir com o resultado, e se quisesse matar teria matado a vítima. Sustentei o mesmo que o promotor sustentou, mas senti que podia ir além, para exercer, com efetividade,  um dos princípios do tribunal do júri, que é o da plenitude da defesa. Os jurados entenderam, à unanimidade dos votos apurados, que o réu, que  vinha sendo perseguido, humilhado e desonrado pelo policial, agiu em legítima defesa. Em casos raros de se ver, a multidão que assistia ao julgamento, na saída do réu para casa, já com o alvará de soltura na mão, aplaudiu entusiasticamente o veredictum do júri.

 Cada júri é uma nova aprendizagem, uma nova experiência, ganhando ou perdendo. E para mim, uma das coisas mais impactantes e novas neste julgamento foi conhecer o promotor de justiça Ildon Maximiano. Homem de um discurso independente, de um senso ético consolidado, de um humanismo invulgar. Disse ele em determinado momento de sua oratória: "Decido pela minha consciência, movo-me pelo meu coração, não sou nenhum bárbaro, nenhum inquisidor, nenhum colecionador de ossos. Aqui no júri tudo o que fazemos deve ser justo, deve ser valoroso, deve ser iluminado pela moral".
Senti-me identificado com ele pelas ideias que ele desenvolvia, pela maturidade que demonstrava, pela autoridade que saia de forma legítima de suas palavras.  Ouvi um popular dizer a ele: "Doutor, eu não podia ir embora sem apertar a sua mão". Caro promotor Ildon Maximiamo Peres, que seu caminho continue sendo este, o caminho da consciência, da lucidez mental, da clareza de visão, da percepção luminosa do que é verdadeiro, justo, ético, belo e bom. A sociedade só tem a ganhar, as instituições só têm a ganhar, o cidadão só tem a ganhar, vendo uma autoridade usando com competência e responsabilidade o poder que lhe foi outorgado.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Homenagem de um amigo!

Ao amigo Sanderson Moura!

Sanderson Moura é um amigo conterrâneo de longas datas e por quem sempre tive e tenho profunda admiração. Com memorável vocação para a oratória, Sanderson Moura passou sua juventude em Tarauacá. Ali, na terra do abacaxi, que se ufana de ter sido a terra de José Potiguara, Djalma Batista, Leandro Tocantins, Solon da Cunha, traçou os primeiros ensaios de sua carreira futurística impulsionada pela a habilidade nata de dominar as letras e a fala.
 
No meio acadêmico superior, cursando História na UFAC, demonstrou a valente façanha de articular os diretórios e o DCE, abrindo caminho para o aprimoramento de sua qualidade de orador.
 
 O magistério foi, com efeito, o campo inicial de sua atuação no mundo da oratória.
 
Voltou-se, pois, para a sua formação jurídica. Fundou a Associação dos Advogados Criminalistas do Acre; tornou-se insigne escritor e embebeu-se nas claridades espirituais de Osho. Transformou-se miraculosamente num luculento e loquaz advogado criminalista – cuja pena são os seus dilatados domínios da oratória eloquente na vasta arena da ciência criminal. Seus discursos refletem o inegável esplendor do conteúdo enciclopédico concebido durante sua vida.

 Ainda jovem, decide bater às portas do Tribunal do Júri. E nisso acertou porque o Tribunal do Júri foi o proscênio para as suas lídimas vitórias em defesa da justiça e das prerrogativas do advogado e a estrada larga para a sua projeção em direção à presidência da OAB-AC. Tanto é verdade que vários advogados decidiram apoiar seu nome para concorrer à presidência da Ordem.

 Sanderson ascendeu calmamente, com esforço e perseverança, os sucessivos degraus de sua carreira como advogado criminalista pela incansável busca pela a aplicação justa da justiça, devolvendo a liberdade, a paz e a tranquilidade a muita gente.

 Parabéns Sanderson pelo lançamento do seu novo livro na nossa terra!

 Jamisson Neri

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oratória é ciência, é técnica, é arte!

Hoje, às 16 horas, na Uninorte, ministrarei palestra aos acadêmicos de Direito, a convite do professor de Penal e Processual Penal, o meu amigo defensor público Gerson Boaventura. 

O Domínio da Oratória Forense para o Sucesso Profissional será o tema a ser desenvolvido.

Oratória é ciência, oratória é técnica, oratória é arte, e o direito precisa dela para fazer valer seu império ante a barbárie, ante a brutalidade, ante o arbítrio, o erro, a ilegalidade, a injustiça, a desordem.

O apoio do povo tarauacaense!

Mais de 300 pessoas, incluindo jovens estudantes, professores, advogados, empresários, políticos, servidores públicos, líderes religiosos,   lotaram o clube da Maçonaria de Tarauacá para prestigiar o lançamento do livro Habeas Spiritus: Meditações de um Advogado em Busca de Autoconhecimento.

Teve até som ao vivo na voz dos amigos Jamis e Rogério.  Obrigado pela presença de todos!  No outro dia, 22, fiz um júri na cidade e mais uma vez a população lotou o plenário do Fórum.

Tarauacá é daqueles lugares que gosta de assistir júri; eu mesmo, ainda quando menino, devido a minha escola ficar de frente ao Fórum, a escola Plácido de Castro, assistir a vários, e reputo a isso, também, vendo aqueles homens desfilando de lá para cá de togas pretas, meu despertar vocacional.

Pelo apoio que o povo tarauacaense me dá, sinto-me no dever de representar bem a minha cidade.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A dimensão épica da advocacia

Descasos: uma advogada às voltas com o direito dos excluídos, é do tipo de livro que gosto de ler. É a vida do direito na prática, é a advocacia em ação. A autora é a advogada criminalista Alexandra Lebelson Szafir.

 Ela narra inúmeros casos em que atuou, ou, na verdade, inúmeros descasos de autoridades com a lei, com o direito, com a justiça, com a dignidade da pessoa humana.

Na medida em que vamos lendo o livro vamos percebendo a dimensão épica e imprescindível da atuação do advogado para minimizar ou extirpar as injustiças. Em grande dimensão tenho aprendido a advogar assim, lendo livros dessa natureza.

  Quem faz o prefácio da obra é o conhecido criminalista Alberto Zacharias Toron. Diz ele: "Após ler o livro, quem não for advogado certamente terá vontade de sê-lo. Quem já exercer a advocacia terá orgulho da profissão pelo exemplo de humanismo que a autora nos dá e pela diferença que um bom profissional pode fazer quando se trata de reparar injustiças ou impedir que elas se perpetuem".

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Seja feliz sendo você mesmo!

À noite, gosto de mergulhar em leituras de natureza espiritual, com preferência pelos livros de Osho, mestre e sábio indiano, homem de palavras iluminadas.

 Lendo uma de suas obras, O Livro do Homem, grifei esta frase:

"Uma rosa não vive tentando ser uma flor de lótus, nem uma flor de lótus vive tentando ser uma rosa, e é por isso que elas não são neuróticas".

Uma maneira singela de dizer: seja feliz sendo você mesmo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Liderança, Oratória e Espiritualidade

Caros tarauacaenses, quero fazer a vocês um convite bem especial.

Dia 21 de maio, próxima segunda-feira, às 19h, aí em Tarauacá, no Clube das Acácias, na Maçonaria, estarei lançando - a exemplo do primeiro - o meu segundo livro: Habeas Spiritus: Meditações de um Advogado em Busca de Autoconhecimento.

Na oportunidade ministrarei palestra em torno do tema Liderança, Oratória e Espiritualidade. Que o Grande Arquiteto do Universo abençõe nossa cidade e todo o seu valoroso povo! Conto com a presença de vocês lá!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Seja bem-vinda, nobre líder!

Seja bem-vinda a esta terra dos acrianos honrada Magistrada Eliana Calmon, nobre líder, Ministra Corregedora do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Estarei prestigiando sua palestra, hoje, lá no auditório da OAB/AC. Com certeza serás aplaudida de pé mercê dos relevantes serviços que vem prestando à ordem jurídica nacional. São de líderes de seu top - que não permitem que o poder seja exercido divorciado da legalidade, do direito, da ética, do respeito, dos limites, - que precisamos para conduzir as instituições brasileiras nesta nova fase da história da consciência jurídica.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O solo fértil de nossos sonhos

"...E as sementes vêm germinando no solo fértil de nossos sonhos".

Dizia o poeta Tagore: "O homem precisa constantemente ir se preparando para assumir maiores responsabilidades".

O lançamento de nossa pré-candidatura à presidência da OAB/AC aconteceu exatamente como planejamos.

É verdade  quando se diz que tudo que existe já existiu antes em sonhos, em ideias, em pensamentos, em imaginação. A velha frase do poeta Fernando Pessoa merece ser citada: "O homem sonha, Deus quer, a obra nasce".

Assim continuamos a sonhar que a vitória virá em benefício da nossa Ordem, em benefício da advocacia, em benefício dos próprios cidadãos acrianos e brasileiros. Minha gratidão a todos!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

É hoje!

É hoje caros advogados, nobres advogadas, acadêmicos de direitos, cidadãos amigos, o lançamento público de nossa pré-candidatura a presidência da Ordem, tendo como vice-presidente o doutor Silvano Santiago, com vinte e seis anos de experiência na advocacia militante. É a união das gerações pelas prerrogativas, pela maior independência da OAB, por mais respeito a advocacia, por mais dignidade profissional. Às 10 horas na sala dos advogados no Fórum Barão do Rio Branco, Centro. Conto com a presença de vocês lá!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Como é sadio se desvencilhar, se destralhar daquilo que não me serve mais. Estou sentindo-me tão bem! Por esses tempos ando fazendo isso, sem esperar necessariamente o final do ano para tanto.

Sapatos, palitós, remédios vencidos, blusas, calções, revistas, cabos, gravatas, cuecas, tudo que se possa imaginar de trecos velhos que não uso e não me servem mais dei um destino: doei para quem precisa ou joguei na lata do lixo - não sem antes agradecer o tempo que me serviram.

Até os brinquedos das crianças - em comum acordo com elas - entraram na faxina. Estou sentindo-me mais leve, mais límpido, mais plumoso, mais fluido como uma cacimba que renova suas águas.
Fazer o mesmo com os pensamentos,  com os sentimentos surrados, negativos, que impedem-me a renovação é algo que me traz também grande leveza. Há uma dialética profunda nisso tudo; se percebermos bem, a limpeza do que estar fora auxilia na limpeza do que estar dentro, e a limpeza do que estar  dentro auxilia na limpeza do que estar fora.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Eu e as minhas circunstâncias

Disse certa vez o filósofo Ortega y Gasset: "Eu sou eu e as minhas circunstâncias". De vez em quando recorro a essa frase no tribunal do júri para explicar as ações humanas, a relação do homem com o seu meio, as influências recíprocas, mútuas entre o mundo exterior com o mundo interior.

Lendo mais um livro de James Allen, Somos o que Pensamos Ser, identifiquei-me com uma nova abordagem dessa relação do eu com as circunstâncias. Diz o pensador que as condições externas de uma pessoa estão em harmonia com seu estado interno, que a alma atrai para si o que secretamente acolhe, deseja, alberga, sendo as circunstâncias um espelho do seu eu, uma criação própria do homem.

É como se a frase de Ortega y Gasset passasse a ser dita de outra maneira: "Eu sou eu, e as minhas circunstâncias, sou eu também, revelado".

O mundo externo das circunstâncias se molda de acordo com o mundo interno da mente, sendo essas circunstâncias a manifestação daquilo que você merece. Assim resume James Allen: "A circunstância não faz o homem, ela o revela para ele mesmo". Segundo ele, os homens anseiam por melhorar as suas circunstâncias, mas relutam em se aprimorar.

O homem é a causa e o criador de suas circunstâncias.  A frase de Ortega y Gasset é verdadeira, embora superficialmente verdadeira; explica muitas coisas, tem um forte impacto argumentativo, é mais fácil de aceitar, porque abre brechas para que o homem jogue a culpa de muitos de seus males em fatores externos a si mesmo, fuja de sua responsabilidade. A visão de James Allen é  mais profundamente verdadeira, torna o homem senhor de si mesmo, mestre de seu destino,  traz maturidade, traz responsabilidade e imenso poder de autoconstrução de sua própria vida.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Eleições Diretas para o Quinto Constitucional

Estive ontem a noite, no auditório da OAB, assistindo a palestra do desembargador Roberto Barros, muito boa por sinal, tratando a respeito da uniformização de jurisprudência no âmbito dos juizados especiais, tema novo e pouco manejado ainda.

O procurador Roberto Barros tornou-se desembargador do TJ/AC pelo Quinto Constitucional  a partir de escolha de um pequeno e restrito da grupo OAB, o Conselho Seccional.

Por ser o desembargador muito jovem esta vaga só estará à disposição da advocacia novamente daqui a 35 anos, quando ele se aposentar, ou seja, meus netos já estarão advogando e os meus bisnetos sonhando em advogar.

Pugnamos na época para que todos os advogados votassem,  por eleições diretas para escolher o desembargador  proveniente de nossa classe. Mas os dirigentes da OAB não aceitaram!

Estão pagando um preço alto por isso, a advocacia se sentiu traída e desprestigiada. Uma coisa é certa, uma das nossas primeiras decisões à frente a OAB será estabelecer eleições diretas para a escolha do Quinto Constitucional. Democracia na Ordem!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Manifestação de sabedoria!

Que época do ano bonita, poética, céu azul,  noite estrelada, fina sinfonia do amanhecer!

Hoje acordei bem cedo e fiquei contemplando a altura das estrelas e senti brotar em mim uma doce mensagem:

Tem coisas na vida que é preciso deixar acontecer, tem outras que é preciso fazer acontecer; e entender e discernir e viver isso é manifestação de sabedoria.

Fluir com o rio, mas quando precisar,  remar também!