segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O tempo é a gente quem faz!

Ainda há pouco, na livraria Betel. Comprei dois livros: "O Julgamento de Sócrates à Luz do Direito", de Roberto Victor Pereira Ribeiro, e "Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa", de Michael J. Sandel. Gosto da resposta que se dá às aquelas pessoas que dizem que não têm tempo: "O tempo é a gente quem faz".
 
Mesmo no corre-corre da campanha para OAB/AC, mesmo tendo que dar conta dos deveres com as causas que defendo, procuro encontrar tempo para as outras coisas importantes da vida. Alguns dizem, por essas artimanhas de campanha eleitoral, que não terei tempo de administrar a OAB/AC, caso ganhe o pleito. Dizem isso também porque não conhecem a verdade e a profundidade do velho e sábio provérbio: "O tempo é a gente quem faz".

Campanha alegre, propositiva e sem agressões!

Enquanto eles cantam vitória antes do tempo, fazemos o famoso trabalho de formiguinha, uma campanha alegre, sem agressões, organizada, propositiva, voluntária, alto astral, movidos pelo forte ideal de servir com amor a advocacia acreana.
 
Para nós, nada desse negócio de já ganhou, isso fica para eles, vamos continuar trabalhando e trabalhando e trabalhando, é só com as urnas apuradas que saberemos a realidade do resultado!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O carinho

Curso de Direito - FAAO.
 
O carinho dos estudantes!
 
O carinho dos professores!
 
 O carinho da advocacia!
 
O carinho da sociedade!
 
O  carinho!
 
A força da Renovação na Ordem!

Advogados jovens pela Renovação da Ordem!

Na entrega das carteiras aos novos advogados, o Presidente da OAB Nacional, Doutor Ophir Cavalcante, palestrou sobre o tema Prerrogativas, e falou muito de Independência da Ordem, mostrando que para lutar pelas prerrogativas é pressuposto indispensável a independência da instituição.
 
É exatamente isso que queremos aqui no Acre, uma Ordem independente e que lute com clareza e disposição em defesa das prerrogativas dos advogados, não só levantando a bandeira em época de eleições.
 
 Pelo que todos puderam perceber, dos mais de 35 jovens que se tornaram advogados nesta solenidade, a maioria optou pela Renovação na Ordem! Sucesso e felicidade a todos vocês amigos jovens advogados. Contem comigo na defesa das prerrogativas de Vossas Excelências!

Visita a Procuradoria do Município

Visitamos a Procuradoria do Município.
 
Fato constatado por todos:
 
A chapa Renovação na Ordem vem crescendo muito e se consolidando como a preferida da advocacia para dirigir a Ordem dos Advogados do Brasil!

Queremos eleições legítimas na OAB/AC

Queremos eleições limpas, equilibradas, justas e transparentes na OAB/AC, sem abuso do poder político ou econômico. Diz a Lei:

Art. 12, inciso IV, IX, X, do Provimento 146 do Conselho Federal da OAB, que versa sobre as eleições na Ordem: ...


Condutas vedadas, dentre outras, visando a proteger a legitimidade e a normalidade das eleições:

IV - Utilização de servidores da OAB em atividades em favor da campanha eleitoral de qualquer chapa;

(...)
IX - Promoção pessoal de candidatos na propaganda institucional da OAB;

X- Promoção pessoal de candidatos na inauguração de obras e serviços da OAB, no período de 60 dias antes da eleições.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Incansáveis guerreiros!

Incansáveis guerreiros!
 
Também estivemos divulgando nossas propostas na Universidade Federal do Acre, minha amada UFAC, onde formei-me em História e em Direito, onde foi líder estudantil, Presidente do Centro Acadêmico de História e do Diretório Central dos Estudantes - DCE, tempos vividos com intensidade na defesa dos estudantes e do ensino público superior!
 
 Hoje estamos aqui vivendo com totalidade a defesa da nobre advocacia.

A advocacia quer mudança!

Ontem estivemos na Uninorte, muita alegria dos alunos e dos professores com a presença da Chapa Renovação na Ordem.
 
Professores da Uninorte que fazem parte da chapa: Northon Sérgio Lacerda, Roberto Almeida, Gerson Boaventura e João Rodholfo. 
 
Cada dia mais forte a mensagem da Renovação na Ordem, vamos juntos, a advocacia quer mudança!

Silvano Santiago: Um líder!

Como vejo meu vice, o Doutor Silvano Santiago?
 
Um grande orador, um criminalista capacitado, um professor qualificado e querido na Academia, um diplomata, um amigo, um homem de confiança, um militante que ama a advocacia, um líder!
 
Sinto-me muito bem acompanhado por ele, sinto-me a vontade com a sua presença positiva e bem humorada! A advocacia em boas mãos!

Com os olhos voltados para as estrelas!

Olhando para o Alto,

Para os Céus,

Ser advogado é tocar as estrelas!

Vamos renovar!

 Com renovação a vida cresce,

Avança,
 
Melhora,

Prospera!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Irmanando energias em prol de uma causa

Inscrição da Chapa Renovação na Ordem...

 Irmanando energias

 Em louvor a um ideal,

 A uma causa,

 A um sonho,

 A uma utopia!

Vamos juntos levantar esta bandeira!

Chapa inscrita, uma foto histórica!
 
Festa, alegria, entusiasmo, amizade, fé, disposição, dedicação!
 
Agora é continuar trabalhando, pé no chão, pensamento no alto, é tempo de Renovação na Ordem!
 
Vamos juntos levantar esta bandeira

sábado, 20 de outubro de 2012

Hora de inscrever a chapa!

Depois de meses construindo coletivamente a chapa Renovação na Ordem, visitando escritórios, instituições, realizando inúmeras reuniões, apresentando propostas, mobilizando a opinião jurídica, eis o grande momento de registrarmos oficialmente a chapa Renovação na Ordem.
 
É a coroação deste primeiro momento de trabalho, que inaugura uma nova fase que coroará também o segundo momento com vitória, se Deus quiser, dia 20 de novembro. Portanto, convido a todos a se fazerem presentes, hoje, as 17 horas, na Sede da OAB/AC para participar deste momento histórico e solene, não fique de fora da foto. Vamos lá! Viva a Nova Ordem!

Visita a Procuradoria Geral do Estado

Visitamos hoje a Procuradoria Geral do Estado.
 
Renovação, alternância de poder, democracia, independência da OAB/AC são questões essenciais que tem tocado no fundo da consciência da classe, e que tem feito a advocacia pública e privada a aderirem ao nosso projeto.
 
Dia 20 de novembro será o dia da eleição na OAB/AC. Dia de Renovação na Ordem! Conto com o seu apoio!

O Império da Lei!

Depois de horas e mais horas de debates no júri a absolvição de Maykon Magalhães.
 
Disse aos jurados, referindo-me a má investigação da polícia, que quer, muitas vezes, encontrar um culpado de qualquer jeito, para dizer que o crime foi solucionado, afastando-se da legalidade e dos princípios do direito:
 
"Governo de Homens ou de Leis? Se pessoas como Buda, Jesus, Osho, Gandhi, Zaratustra, Maomé, Madre Tereza de Calcutá, Confúcio, Lao Tsé povoassem a Terra, não precisaríamos de Leis, de Códigos, mas enquanto no mundo houver inconsciência, abuso, arbítrio, o governo dos homens deve ser regido pelo império da Lei".

Visita a Defensoria Pública

Visita a Defensoria Pública.
 
Renovação na Ordem tem a preferência da maior parte dos Defensores Públicos.
 
Grato amigos Defensores Públicos. A casa onde fui iniciado na advocacia nos tem dado a mão, o apoio, a confiança!

domingo, 14 de outubro de 2012

OAB/AC não pode ser submissa ao governo

Domingo. Aqui no escritório. Gosto de ter meus sábados e domingos livres dos trabalhos do dia a dia da semana. Mas quando é preciso sacrificá-los em prol de uma causa nobre, não penso duas vezes!
 
Vale o suor em prol de uma OAB independente, de uma OAB mais presente na defesa das prerrogativas do advogado! A OAB/AC não pode se tornar uma secretaria a serviço seja de que governo for.
 
 Somos independentes; por natureza a advocacia é uma profissão da liberdade! E defender essa independência e essa liberdade deve ser uma questão de honra para cada advogado, então vamos de Renovação na Ordem!

A batalha diária pela Renovação na Ordem!

Feriado, sábado, domingo, a luta pela Renovação na Ordem!
 
Quem sabe faz a hora não espera acontecer! Dedicação, persistência, abnegação, essas virtudes guerreiras tem feito milagres nessa nossa campanha.
 
Grato a Deus pelas portas que se abrem rumo a vitória no dia 20 de novembro! Contamos com o apoio de vocês.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O novo sempre vem!

Movimentando o II Encontro Estadual da Jovem Advocacia, com novas propostas, com novas ideias, com novos pensamentos, com a fragrância da juventude, com o vigor e o canto da renovação! Como disse o palestrante da noite, Rogério Cury: "O novo
sempre vem".

Ele nos lembrou a canção na voz de Elis Regina.

Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem.


Jovens advogados, acadêmicos, estagiários, todos pela Renovação na Ordem!!

Participando do II Encontro Estadual da Jovem Advocacia.
 
Além de ter conquistado a simpatia dos advogados acreanos a chapa Renovação na Ordem conta com o carinho dos acadêmicos e estagiários de direito, futuros advogados; eles me convidaram para participar de um debate que estão organizando nas Faculdades sobre as eleições da OAB/AC.
 
Confirmei minha presença, vão marcar ainda dia, local e hora.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mais um talento da advocacia acreana a nos apoiar!

Doutor Elias Antunes, o famoso Careca, poeta repentista, orador do júri dos mais tradicionais e aguerridos do Acre, apóia a Renovação na Ordem.
 
Certa vez, defendendo um passional - que matou a mulher ao vê-la no seu próprio leito conjugal com o Ricardão - Dr. Elias foi aparteado subitamente pelo promotor, que indignado com a defesa que ele fazia em rimas e versos, vociferou: "O senhor é um defensor de um corrrrrno apaixonado". Puxou bem o rrrr!
 
Doutor Elias, mal o promotor terminou de falar, respondeu:
 
"O promotor me aparteia porque direito ele tem,
Mas eu quero que ele morra e vá para o além
Conheça a vítima, se casa com ela pra ser um corno também".

 
A plateia caiu na gargalhada, os jurados se espocavam de ri, e o próprio juiz, coitado, disfarsava com muito esforço a vontade de ri também, e batia o martelo dizendo: "Silêncio, silêncio, silêncio no Tribunal".
 
Ao final o júri absolveu o cliente do doutor Elias por legítima defesa da honra

Dois gênios da consciência universal

Duas frases sobre inteligência, desses dois gênios  da consciência universal:

  • "Quanto mais você conseguir aquietar e harmonizar sua mente mais sua inteligência brilhará". krishnamurti
"Se você não confiar na sua inteligência, ela começará a desaparecer da sua vida". Osho

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Se não há caminho façamos um!


Hoje estou com essa frase na cabeça: "Se não há caminho façamos um". Li isso há algum tempo, de algum guerreiro da história!
 
 Às vezes as coisas parecem não ter solução, mas se olharmos bem, talvez seja devido a nossa falta de coragem para agir, nossa preguiça, nossa indisposição, nossa apatia, nossa racionalização para encontrarmos desculpas para nossa fraqueza de ânimo e falta de entusiasmo.
 
Então vamos à luta, façamos o caminho, andemos, pois como diz o poeta, o caminho se faz ao caminhar, ao agir, ao buscar, e ninguém fará isso por nós, a não ser nós mesmos! Esse é o espírito do guerreiro: "Se não há caminho façamos um".

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Contra o continuísmo, pela renovação!

Palavras do experiente e  tradional advogado acreano doutor Ariosto Miguéis em defesa da Renovação na Ordem:
 
"O Florindo fez um trabalho muito bom, modificando totalmente a nossa OAB. Aí, eu pessoalmente, sou contra o continuismo, a sua vinda, Sanderson, é excelente, torço pelo seu sucesso, se puder ajudar, estou no Rio a disposição".
 
Muito grato doutor Ariosto pela sua manifestação de apreço e consideração pelo nosso projeto. Forte Abraço!

Vamos renovar!

Estivemos hoje no Tribunal de Justiça distribuindo ao mundo jurídico nossas propostas de trabalho para a OAB/AC.
 
Receptividade, alegria, alto astral, muita gente na torcida para que aja renovação na OAB/AC, alternância de poder, que é princípio inerente e relevante à vida democrática das instituições republicanas.
 
Vamos renovar!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Poesia florando

Chuva no amanhecer cantando
 
 Me faz lembrar de que gosto de ver árvores dançando,

 Pássaros gorjeando,

 Borboletas vagueando,

 Flores desabrochando,

Poesia florando,

 Eu meditando.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tinha vergonha de dizer que estudava oratória

Quando eu era bem jovem tinha vergonha de dizer às pessoas que gostava de estudar oratória, que lia livros de oratória, pois pensava que elas me achariam metido ou coisa parecida; que eu estaria estudando algo que não me pertencia; tinha uma sensação de que elas achariam a oratória uma coisa sem valor, uma besteira, ou mesmo um tabu.
 
 Mas o fato é que os livros de oratória sempre foram minhas companhias agradáveis, sendo maioria em minha biblioteca, e sempre estou a ler um.
 
 Esses dias terminei de ler Aprenda a Falar em Público, de C. W. Wright. Tem uma passagem do livro que ele diz: "Não argumente como um dogmático, reconheça que pode existir outros lados de uma questão, e essa largueza de seu espírito lhe dará crédito ante aos seus ouvintes".

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Para grandes princípios, grandes homens!


Aprecio os livros de citações.
 
Uma frase bem posta, apropriada e contextualizada pode fazer a diferença num discurso.
 
Por esses dias fazia um júri em Tarauacá e me servi de uma citação tirada do livro de Mansour Challita, Os Mais Belos Pensamentos de Todos os Tempos.
 
Dizia Confúcio:
 
"De nada valem os grandes princípios nas mãos de homens medíocres".