quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maravilhoso mundo de Sofia!


A Grécia foi berço de grande sabedoria. Antes de Sócrates muitos sábios proferiram sentenças, máximas, aforismos, que até hoje são de grande valor para a consciência humana.

Um grupo, que viveu no século VI a.C, ficou conhecido como Os 7 Sábios da Grécia, mas claro que existiram muito mais! São eles:

Tales de Mileto: "Se és lider, lidera-te";

Periandro: "Seja previdente em tudo";

Pítaco: "Respeita-te";

Clóbulo: "Medir corretamente é coisa divina";

Solón: "Guia-te pela razão";

Bias de Priene: "Persuade pelo bem, não pela força".

Quílon: "Ninguém escapa de seu destino".

Maravilhoso é esse mundo de Sofia!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Oratória e verdade!


Li por esses dias um texto no site Consultor Jurídico falando da importância que tem para o advogado a participação num curso de teatro visando auxiliá-lo no desempenho de sua oratória nos tribunais.
 
Sim, auxilia, sem dúvida, na expressividade do orador, mas de nada adianta se divorciado da naturalidade, se vazio de sinceridade, se carente de honestidade, de verdade, de valores, de virtudes!

Sócrates: escultor e parteiro


Era tradição na Grécia Antiga o filho seguir a mesma profissão do pai. O pai de Sócrates era escultor, e sua mãe, parteira.

Na adolescência Sócrates ainda esculpiu imagens de algumas divindades da mitologia grega, mas depois se fartou do ofício - diz Édouard Schuré, em Os Grandes Iniciados - abandonando o cinzel e dizendo que gostava de esculpir mais a sua alma do que o mármore.

Na profissão da mãe Sócrates vislumbrou a sua missão de ser parteiro de um novo homem, de ser parteiro de um renascimento, de fazer o homem se conhecer para poder nascer de novo, dando parto à luz de novas ideias, de um novo eu.

Eis Sócrates, escultor e parteiro, num plano mais fino do ser!
 

Em defesa de Jabob

Em Defesa de Jacob, um thriller jurídico, que em breve virará filme, do jeito que sempre gostei de aprender sobre júri, julgamento, advocacia, argumentação, investigação, embates forenses, dramas judiciais.
 
Um promotor veterano e experiente investiga um assassinato e no decorrer das investigações descobre que o seu filho é o principal suspeito do crime. Ao ser afastado do caso ele inicia uma dramática busca para provar a inocência do filho, transmudando-se de acusador a defensor.
 
 O autor do livro, Willian Landay, antes de iniciar a carreira de escritor, foi promotor de justiça, e essa experiência dá um tempero especial a história. Quando terminar de lê-lo farei um apanhado das melhores frases!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hombres auténticos

Zarathustra, Um Dios que Puede Bailar, um livro que é um celestial louvor à liberdade, ao amor, à verdade, à consciência, ao divino no homem!
 
Pela sua leitura dá para entender porque certos Homens, mesmo querendo o sumo bem da humanidade, são tidos como perigosos, são perseguidos, temidos, incompreendidos, torturados, crucificados, envenenados, assassinados...!
 
"Todos los hombres auténticos han sindo siempre hombres de lenguaje fuerte".

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Sanderson do agora

Retrato de um instante.
 
Estava no anoitecer conversando comigo mesmo.
 
Disse-me a mim: "Prefiro o Sanderson de hoje que o Sanderson de 24 horas atrás, de ontem, porque o Sanderson de hoje, do agora, do presente, que é a eternidade, já aprendeu algo mais".

Você é camelo, leão ou criança?

O grande místico Zaratustra, que viveu na Pérsia por volta do século V a.C falou de três estágios da evolução da consciência humana: o estágio do camelo, o estágio do leão e o estágio da criança.
 
O camelo simboliza o homem alienado, medíocre, submisso, acomodado, manipulado, sem luz própria, que tem medo da liberdade porque esta traz responsabilidade. O leão simboliza a dignidade do homem, sua honra, seu destemor, seu potencial para as mais altas alturas. A criança simboliza o que há de mais elevado, a consciência pura, a união com Deus, que resplandece no que disse Jesus: "Só aqueles que voltarem a ser crianças entrarão no Reino dos Céus".
 
Em que degrau desta escada a humanidade se encontra? Em que degrau desta escada cada um de nós nos encontramos?

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gratidão!

Prezados irmãos da advocacia, caríssimos cidadão acreanos,

Mais uma eleição da OAB/AC chega ao fim. Quero parabenizar a chapa Uma Ordem para Todos pela vitória, na pessoa do Dr. Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, faço votos de que ele realize um bom trabalho em favor de todos os advogados e que tenha uma vida de paz e prosperidade com toda a sua família.

O sentimento que prepondera no meu coração é o da gratidão, gratidão aos advogados que votaram na Renovação na Ordem, gratidão aos que se envolveram mais diretamente no projeto, gratidão a todas as pessoas que torceram, que vibraram, que acreditaram, que depositaram a confiança em nós. Tudo isso são lindas e raras flores que desabrocharam em meu jardim, e mais do que nunca preciso ser um bom jardineiro para regá-las, admirá-las, cultivá-las, nutri-las.

Fizemos uma campanha limpa, bonita, organizada, prazerosa, com recursos próprios; todos eram voluntários, movendo-se por um ideal, movendo-se por uma causa nobre. Falamos nossa verdade de forma clara, mansa e consciente. Disse o filosófo Arthur de Schopenhauer que "a verdade passa por três estágios: primeiro ela é ridicularizada, depois atacada com violência, e por fim aceita como evidente por si própria". Rei Salomão falou que tudo tem seu tempo, e isso é uma lição muito valiosa para ser esquecida.

Cheguei há pouco no meu escritório e peguei com carinho o livro O Julgamento de Sócrates Sob a Luz do Direito, de Roberto Victor Pereira Ribeiro, e disse pra mim mesmo: 'agora terei tempo de lê-lo, de degustá-lo'. Sócrates tem sido para mim uma inspiração, o seu "Conhece-te a ti mesmo" é minha bandeira íntima, o autoconhecimento. Quando foi condenado pelo júri, Sócrates falou: "É chegada a hora de partir, eu para a morte, e vocês para a vida, quem segue o melhor caminho, se eu ou vós, isso é segredo para todos, menos para a Divindade". Sempre achei essa passagem na vida de Sócrates algo de extraordinária beleza. Deus sabe o que faz!

Saio desta campanha mais experiente, mais maduro, com mais conhecimento, com muito mais amigos. Se não ganhamos as eleições desta vez, quem sabe na próxima!? Queria que Deus tocasse o seu coração neste momento para que vocês sentissem toda a emoção da gratidão que sinto por vocês! Como poderei pagá-la? "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou". Só posso oferecer estas lágrimas de gratidão que saem do meu coração, que jorram das profundezas do meu ser! Namastê, o Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti. Carinhoso abraço, meus amigos, meus irmãos! Luz na vida de todos nós!

sábado, 17 de novembro de 2012

Maturidade institucional

No entardecer de sexta-feira, mesmo sob intensa chuva, o chamado foi atendido. A imagem fala por si só! Chuva que rega, chuva que traz, chuva que faz nascer novos tempos na OAB!
 
O espaço ficou pequeno para tanta gente boa! São imagens que mostram a credibilidade, a liderança, a capacidade de unir a advocacia, a força da mensagem, a nobreza dos ideais da Renovação na Ordem!
 
Aventura? É melhor dizer: boa ventura, novos tempos de independência, de vigor e de maturidade institucional!

Renovação com ética

"Ninguém pode alcançar o fim certo sem meios certos, porque o fim não é nada além do que o supremo florescimento dos meios", Osho.
 
Renovação na Ordem é ética!

OAB livre!


Deu na Gazeta Net. Veja http://www.agazeta.net/politica-noticias/197-noticias/15540-sanderson-moura-quer-oab-livre-de-ingerencias-politicas-e-partidarias-.html


Candidato de oposição à atual presidência, o advogado Sanderson Moura defende uma Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC) independente e livre de ingerências do governo e de seu partido. Para ele, a proximidade entre os gestores e o Palácio Rio Branco acaba por tirar da entidade uma de suas principais características que é a independência e a defesa de questões de interesse da sociedade, e não a omissão.

“Hoje a OAB no Acre é quase uma extensão do Executivo”, critica ele. Na terça-feira (20) os advogados acreanos vão às urnas escolher a nova presidência da ordem. Sanderson como adversário único Marcos Vinicius, atual vice-presidente. Apesar de sua linha crítica, Sanderson afirma reconhecer a atual gestão, mas que “é preciso avançar mais”.

“As pessoas que estão ai [na direção] já estão há seis anos. Eles foram eleitos e reeleitos, agora querem mais um novo mandato, e isso já prejudicial. Eles que criticaram tanto o Aderbal [Maxiliano, ex-presidente da OAB] por ter passado não sei quantos anos anos e agora querem se apropriar da Ordem”, declara. “Isso não é bom para a instituição, é preciso ter uma alternância de poder.”

Sanderson Moura tem como uma das bandeiras de sua candidatura a defesa das prerrogativas do advogado. Segundo ele, é essencial que a OAB esteja firme na fiscalização de garantia ao trabalho livre dos advogados na defesa de seus clientes, como o acesso aos processos e aos trâmites da investigação no âmbito policial.

Consciência do dever

Deu na coluna Bastidores do jornalista Stálin Melo do jornal O Rio Branco. A chapa Renovação na Ordem tem tido uma postura exemplar de debater ideias de forma firme, mansa, clara e verdadeira.
 
A equipe tem demonstrado que está preparada para dirigir a Ordem com segurança e consciência do dever!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Esporte na OAB/AC

Nossa proposta para o esporte: Vamos ampliar as modalidades de esportes na OAB/AC, envolvendo os advogados e advogadas de todo o Acre, inclusive seus filhos, em campeonatos, em torneios, em encontros desportivos.
 
Se ganharmos as eleições farei um convite especial ao doutor João Augusto - que tem feito um excelente trabalho nesta área, que tem demonstrado liderança, ética, respeito, visão ampla, leveza, bom convívio com todos - a continuar à frente do esporte!

Compromisso com os estudantes de direito

Visita ao Curso de Direito de Cruzeiro do Sul.
 
Queremos primar e zelar pela qualidade do ensino jurídico!
 
Até hoje, há mais de um ano o curso funcionando, não receberam nenhuma  visita de um membro da OAB/AC.
 
Quero dá oportunidades aos estudantes  de direito, encaminhando-os aos estágios em escritórios de advocacia e instituições jurídicas contribuindo assim com a sua formação jurídica.

Até eles riram

Do grande chargista Enilson Amorim!

Até eles riram!



Os sentimentos nobres

Saiu no Jornal O Rio Branco artigo do professor e advogado J. Almeida intitulado Renovar ou sucumbir!
 
Ele ver nas propostas da Renovação na Ordem coerência, conteúdo, sentimentos nobres capaz de conduzir a OAB/AC a seus mais altos destinos! Muito bonita e sincera a sua opinião!
 
Recomendo a leitura!

Carta a Florindo Poesch

CARTA DO ADVOGADO MÁRCIO DAGNONI, MEMBRO DO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB ACRE AO PRESIDENTE FLORINDO POERSCH. VALE A PENA LER!

Caro amigo Dr. Florindo,

Embora seja um direito seu pedir o meu voto para a chapa a qual já declarou o seu apoio direto, vejo com tristeza esta sua manifestação, nesta hora.
 
Primeiro porque fiz o que pude para auxiliar na sua eleição e na  sua reeleição, pois nunca compartilhei com a forma como a OAB/AC era administrada antes de sua gestão. Da mesma forma fiz o que pude para honrar o seu mandato, dando minha parcela de contribuição como advogado militante que sempre honrou a profissão, não causando qualquer constrangimento à OAB e a nossa classe profissional. Da mesma forma, venho dedicando meu tempo e singelos conhecimentos junto ao Tribunal de Ética e Disciplina - TED, ao qual tenho muita honra em pertencer até a presente data.

Segundo, porque não entendo que uma "aventura nos tirará do trilho da dignificação e do engrandecimento de nossa classe e da nossa amada instituição", já que é direito nosso, na condição de advogados, lançar quantas chapas quisermos para concorrer aos cargos que nos pertencem, sem que isto signifique uma aventura. Até porque, temos excelentes nomes nas duas chapas concorrentes.
Ora, caro presidente. Nós advogados precisamos de uma OAB forte e independente. Não precisamos de grupos que se desrespeitam e se desqualificam. Precisamos, sim, de companheirismo, de solidariedade e de profissionalismo, afinal, nosso mister é sempre em prol da justiça e da sociedade.

Terceiro: vejo que o senhor, na condição de presidente deve zelar pela instituição até o derradeiro dia de seu mandato e, mesmo sendo candidato a membro do Conselho Federal, deve eximir-se de fazer campanha por uma delas, afinal, nós todos pertencemos à instituição que o senhor comanda e continuaremos sendo membros dela, depois do dia 20, independente de qual for a chapa vencedora. Vejo também que, na condição de nosso presidente, mais honroso é pedir a nossa participação nas eleições, afinal, todos os membros das duas chapas pertencem à mesma Ordem que o senhor ainda preside.

Então, faço-lhe um pedido: não use do mandato que eu auxiliei a lhe conferir; não interfira desta maneira nas eleições, afinal, não queremos que a ordem volte a ser dominada por uma pessoa, ou por um grupo qualquer.

Sempre respeitei sua conduta profissional. Neste momento especial para a nossa Ordem, peço que continue nos dando a oportunidade de continuarmos a respeitá-lo.

Receba meu abraço amigo.

Atenciosamente,

Márcio Dagnoni
Advogado
 

O anseio de uma nova Ordem!

Advocacia da Comarca de Tarauacá reafirma com convicção a confiança no filho da terra.
 
Uma frase bem apropriado do nosso hino:
 
"O anseio de uma nova terra
Fez nascer teu povo varonil."

Compromissos assumidos com a advocacia cruzeirense

Reunião com os advogados que atuam em Cruzeiro do Sul. Apresentamos nossas propostas, nossas ideias, ouvimos as opiniões e os anseios da classe.
 
Assumimos os seguintes compromissos: a) construir a Sede da Subsecção da OAB/AC em Cruzeiro; b) Levar a Escola Superior da Advocacia para a região, com constantes encontros jurídicos, palestras, cursos, etc...; c) pugnar para que o Curso de Direito seja oferecido em caráter permanente no Campus Floresta.
 
O programa de trabalho da RENOVAÇÃO NA ORDEM foi bem recebido por todos os advogados, que querem uma OAB/AC mais atuante no Vale do Juruá. Além disso visitamos todos os escritórios da cidade onde fomos bem recepcionados por todos.

sábado, 10 de novembro de 2012

Jovem advocacia quer mudança!

Mais um jovem advogado inteligente aderindo as nossas propostas. Julio Amaral já leu um dos meus livros, Habeas Spiritus: Meditações de um Advogado em Busca de Autoconhecimento, ele mesmo é um estudioso da espiritualidade.
 
Veio me visitar e externar seu apoio e votos de sucesso nas eleições. Como gratidão autografei para ele o meu primeiro livro Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar.
 
Valeu amigo Julio, é a jovem advocacia mostrando atitude, posicionamento, opinião em valor da Renovação na Ordem!

Juventude é renovação!

Tive a alegria de receber em meu escritório três jovens advogados, Camila, Cleverton e Armando, que manifestaram apoio a Renovação na Ordem!
 
Cleverton destacou a coragem que o advogado deve ter no exercício da profissão como uma de suas grandes virtudes; Camila é apaixonada pelo tema da oratória forense; Armando frisou a importância de termos uma OAB/AC independente e forte na luta pelas prerrogativas.
 
Vamos juntos jovens advogados levantar a bandeira dos grandes ideais históricos da nossa profissão!

Não aceitaram o debate!

Principal assunto no meio da advocacia: eles não aceitaram o debate com a Renovação na Ordem.
 
Tem muita gente decepcionada e envergonhada com isso. Logo entre os profissionais da palavra? Será por que eles não aceitaram o debate, que é comum e tradicional em todas as Seccionais do país? Esta atitude mostra o quê? Isso entrará para a história.
 
Será que em momentos críticos, quando se exigir a palavra soberana, firme, articulada, independente e corajosa do Presidente da Ordem, eles também fugirão da luta? É algo a se pensar muito antes de escolher!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Já é tempo de Renovar!

Tenho recebido tantas mensagens positivas de apoio, de solidariedade, de luz - de pessoas que querem nossa vitória na OAB/AC - que isso tem alegrado sobremaneira o meu coração, tem fortalecido meus passos, tem clareado os meus horizontes.
 
Esta palavra tem muita força, Renovação: muda vidas, transforma caminhos, é um renascimento, das pessoas, da sociedade, das instituições, da Ordem!

Uma parada para descontrair um pouco!

Depois de um preeenchido dia visitando escritórios, escrevendo, telefonando, participando do apoio a greve dos servidores do Judicíário, atendendo clientes, encaminhando as causas, recebendo visitas de apoio, assistindo a palestra de Luis Flávio Gomes, uma parada, às 23 horas, na Pizzaria Água na Boca, para descontrair um pouco com esses gigantes da campanha Renovação na Ordem!

Em apoio a greve dos servidores do Judiciário

Fomos convidados a nos manifestar, nesta manhã de terça-feira, na greve dos servidores do Poder Judiciário.
 
Um dos papéis da OAB é lutar pela justiça social, pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas, e pela correta aplicação da lei, e a luta deles é justa, por isso eles tem nosso apoio, nosso apreço, nossa solidariedade, nossa palavra e manifestação em prol de um Poder Judiciário mais bem estruturado, qualificado e célere, que atenda os anseios da sociedade e da advocacia, e isso passa pela valorização e pelo respeito aos servidores públicos.

Já não cantam mais de galo!

Registro da chapa Renovação na Ordem deferido.
 
 Primeiro disseram que não conseguiríamos nos unir para formamos chapa única, mas nos unimos.
 
Depois disseram que não montaríamos uma chapa, tendo em vista a dificuldade de encontrar 75 advogados para compô-la, com mais de cinco anos de advocacia e quites com as anuidades, e conseguimos.
 
Dizem que não vamos ganhar a eleição - cantam vitória antes do tempo - embora esse cantar já esteja bem baixinho, quase inaudível. Pelos exemplos expostos parecem que não são tão bons de adivinhar o futuro e a vontade da advocacia!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A advocacia quer um debate

Mais uma vez, na entrevista que dei no Programa Boa Noite Rio Branco, lancei a ideia de um debate frente a frente entre os dois candidatos a presidência da OAB/AC.
 
A TV Rio Branco já se dispôs a realizá-lo, eu já confirmei a minha presença, mas estamos aguardando a dias a resposta dos representantes da outra chapa. Os advogados querem um debate!

Quem viu se impressionou!

Visita aos Juizados Civil e Criminal, os espaços ficaram pequenos para tanta gente!
 
Quem viu se impressionou!
 
A chapa Renovação na Ordem tem dado provas de união, de liderança, de credibilidade, de consistência, de preparo para dirigir e cuidar bem da Ordem dos Advogados do Brasil!

Atributos da chapa Renovação na Ordem!

Deu no jornal a Gazeta do dia 6 de novembro de 2012.

Credibilidade!

Liderança!

Preparo!

Confiabilidade!

Amor pela advocacia!

Independência!

Tudo isso são atributos da chapa Renovação na Ordem!

Adesivos nos carros!

 
Caros amigos, simpatizantes e apoiadores da Chapa Renovação na Ordem informamos que os adesivos para carro estão sendo distribuídos em dois pontos: no escritório do Roberto duarte Júnior, no Canal da Maternidade, ao lado da Urgil, e aqui nomeu, na Rua Pernambuco, Parque da Maternidade, atrás da Casa Shopping.
 
 Quem tiver interesse é só nos procurar.
 
Fraternos abraços a todos aqueles que têm nos auxiliado nesta luta em prol do direito, da justiça, da liberdade, da advocacia e da sociedade acreana.
.

sábado, 3 de novembro de 2012

Um toque de fina dignidade!

Na nossa equipe, as mulheres tem assento especial; então, por gentileza, primeiro as damas! Assim se constrói a história, "meu amigo, meu comprade, meu irmão, escreva a sua história pelas suas próprias mãos".
 
Advocacia não é pão e circo, advocacia não é curral eleitoral, advocacia não é massa de manobra, advocacia é, acima de tudo, um toque de fina dignidade!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sincronicidade de ideais!

Reunião bonita. Isso é que chamo de chapa de credibilidade, de força, de capacidade de mobilização, de sincronicidade de ideiais, de motivação, todas essas credenciais levaremos para administrar bem e de forma compartilhada e coletiva a Ordem, e colocá-la a serviço da dignidade, da independência, das prerrogativas e da valorização da advocacia acreana!

Convite ao debate frente a frente!

Dei entrevista,  ontem, dia 1º, no Jornal TV5 Notícias, que foi ao ar às 16h e 45min e falei de nossas propostas para a OAB/AC.
 
Bom mesmo, também, é a realização de um debate frente a frente entre os dois candidatos a presidência da OAB/AC. Eu topo! Fica o convite! Aguardo resposta! 

A credibilidade da Renovação na Ordem!

Fomos recebidos com muito respeito, carinho e consideração por todos os Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, a simpatia pela chapa Renovação na Ordem uniu parlamentares da situação e da oposição.
 
Por requerimento do Deputado Eduardo Farias e Moisés Diniz- e com o aval dos Deputados Jamil Asfury, Manoel Moraes e dos demais, devidamente acatado pelo Presidente Elson Santiago -, fomos convidados a adentrar ao Plenário, oportunidade em que saudamos aquela Casa do Povo e falamos de nossa intenção de dirigirmos a OAB/AC com independência, legalidade, democracia e bom convívio institucional.
 
 Deixamos claro que nosso compromisso é com a advocacia, com o Estado Democrático de Direito e com a cidadania acreana, e que essa nossa luta, está para além de confinamentos político-partidários! Esta é a grande missão da OAB!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A luta de Galvez continua...

Bem significativo o lugar onde tiramos esta foto. A imagem de Galvez ao fundo, o proclamador do Estado Independente do Acre, a bandeira a tremular!
 
Ele não podia imaginar que mais de cem anos depois um grande grupo de advogados ainda estaria a lutar pela independência das intituições acreanas, dentre elas, a OAB/AC!

Sem o jugo da submissão!

Visitamos a Justiça do Trabalho com a disposição dos missionários em busca de uma nobre causa: a independência da OAB/AC. Sem independência não há Ordem!
 
O Acre sofre com a grande parte das instituições jurídicas vivendo sem o vigor da independência.
 
Uma OAB dependente, submissa aos poderosos, enfraquece a advocacia, a deixa órfã, traz insegurança ao profissional; a quem recorrer, a quem buscar, a quem clamar?
 
Uma Ordem independente é uma Ordem forte, capaz de defender o advogado com nobreza, constância e valor!Ver mais

Uma campanha sem ostentação

Uma campanha pé no chão, feita com simplicidade, sem ostentação, calando fundo na consciência e no coração da advocacia acreana, que sabe que só com uma Ordem livre e independente a luta em favor das prerrogativas pode ser forte, real, cosntante e verdadeira.

Cada advogado é um líder!

Visitamos hoje a Justiça Federal, encontramos vários advogados que declararam apoio firme a chapa Renovação na Ordem.
 
Uma das coisas bonitas de se ver nessa nossa campanha é que cada advogado tem sido um verdadeiro líder em favor de uma OAB independente!

Ativa participação das mulheres!

Reunião de planejamento da campanha. Muito produtiva, com a ativa participação das mulheres advogadas!
 
Uma das nossas propostas é incentivar e promover a inclusão das mulheres na gestão de nossa OAB/AC, proporcionando-lhes espaços de poder para que elas possam reivindicar e efetivar suas bandeiras de luta e serem voz ativa na instituição.
 
Peço o seu apoio, amiga advogada, quero fazer o melhor em seu benefício!