quarta-feira, 29 de maio de 2013

O "argumentum ad baculum"

Estava comentando há pouco com o meu amigo Denis Junior Santos sobre um livro chamado Como Vencer Todas as Argumentações Usando e Abusando da Lógica, de Madsen Pirie.
 
Este livro, que sempre levo para o júri, esclarece todos os tipos de argumentações que existem, dando nome para cada um deles. Há um argumento chamado "argumentum ad baculum", que é aquele que se usa a força quando se carece de razão; é a ameaça e a intimidação como meios de persuasão.
 
Diz o autor que Stálin foi o mestre do "argumentum ad baculum". Isso ficou imortalizado num dizer de Krushchev, sucessor de Stálin, no ano de 1956, no XX Congresso do Partido Comunista da URSS, quando denunciava os crimes do Czar Vermelho: "Quando Stálin dizia 'dance', um homem sensato dançava". Alguém, no meio do povo, revoltado com as denúncias de Kruschev, gritou: "Você também tem suas mãos sujas de sangue! Por que não denunciou o camarada Stálin quando ele estava vivo?". De pronto, respondeu Krushchev, berrando raivosamente: "Quem disse isso?". Ninguém se manifestou; "Quem disse isso?", gritou mais alto e colericamente ainda, silêncio total. "Agora você compreendeu porque eu não falei nada quando camarada Stálin estava vivo?", finalizou Krushchev, sob os olhares tensos e aterrorizados da multidão.

Nenhum comentário: