segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Site de Tribunal não pode se transformar numa página policial

Às vezes fico acompanhando as notícias do site do Tribunal de Justiça do Estado do Acre: "Fulano foi condenado a não sei quantos anos de cadeia", "Justiça nega HC pra beltrano", "Negado o recurso de Sicrano".
 
Por que não se noticia também que fulano ou beltrano ou sicrano foi absolvido, foi solto, teve sua inocência reconhecida, sua tese jurídica vitoriosa, etc? Será que isso é medo da opinião pública - ou mesmo uma satisfação para ela, ou uma busca de aplausos - já que ela acha que justiça só é prender, só é condenar?
 
Um site da Justiça não pode se confundir com uma página policial, não pode aderir ao populismo penal, o pior dos populismos.
 
Um site da Justiça precisa retratar o equilíbrio da balança com mais imparcialidade na seleção de suas publicações, divulgando as notícias de modo educativo, fazendo o povo perceber que Justiça é dar a cada um o que cada um merece, isso significa que por vezes se condena, por vezes se absolve, por vezes se diminui a pena - doa a quem doer, "faça-se justiça mesmo que o mundo pereça", diz o brocardo latino, ou em outra visão, "faça-se justiça para que o mundo não pereça".

Nenhum comentário: