terça-feira, 26 de março de 2013

Três grandes advogados da Índia


Um dos mais espiritualizados e dramáticos movimentos de libertação da história, a Independência da Índia, teve à frente, como principais líderes, a grandiloquência de três advogados: Mahatma Gandhi, Jawharlal Nehru e Muhammad Ali Jinnah.
 
A advocacia é uma profissão que transcende os limites de uma mera audiência - voa alto seu verbo em favor das liberdades humanas. Merece ser respeitada, querida, amada, prestigiada!

Filhos da Índia

Assisti à comovente História da Índia, carinhosamente chamada de Mãe Índia - uma produção fenomenal do historiador Michael Wood, que contou essa epopéia com conhecimento e paixão! Disse o autor:
 
 "Muitos impérios da história foram construídos com espadas, mas só a Índia construiu um império com o espírito".
 
Como diz Osho - um dos mais ilustres e influentes indianos - a Índia não é só uma geografia; todo aquele que busca a verdade é um filho da Índia, está pisando no solo sagrado da espiritualidade oriental; todo aquele que anseia subir os himalaias da consciência é um filho da Índia - da Índia, que de seu útero veio à luz Buda, Rama, Krishna, Gandhi, Krishnamurti, tantos sábios, tantos místicos - uma Índia que continua a espalhar pelo mundo a sedutora fragrância de uma sabedoria eterna.

segunda-feira, 25 de março de 2013

A paciência é a salvação

Por esses dias, enquanto aguardava o iniciar de uma audiência - marcada para às 9 horas mas com início só às 11 - li quase todo o livro As 25 Leis Bíblicas do Sucesso.
 
Serviu-me muito uma frase de Jean Jacques Rousseau:
 
"A paciência é amarga, mais seus frutos são doces".

sexta-feira, 22 de março de 2013

A vida é uma preparação

"Conta-se que certo dia um psicólogo fez um experimento: jogou um sapo em uma panela de água quente, e instantaneamente o sapo pulou para fora, não conseguindo se adaptar à mudança brusca do ambiente.
 
 Mais tarde, o mesmo psicólogo colocou o sapo em outra panela com água e começou a esquentá-la gradualmente, e na medida que a água esquentava o sapo esquentava junto, até chegar ao ponto da temperatura anterior, sendo que o sapo aceitou com tranquilidade o processo lento de esquentamento da água.
 
As mudanças não podem acontecer drasticamente; a verdade acontece passo a passo; a vida é uma preparação!" Osho, no livro Guerra e Paz Interior: Ensinamentos do Ghagavad Gita.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ensinando o que eu não conhecia

Quando eu dava aulas de filosofia ensinava aos meus alunos: "É impossível parar o fluxo dos pensamentos. Tentem! Vou dar dois minutos de silêncio para vocês tentarem...! Viram, como é impossível ficar sem pensar?!" E eles diziam em coro: "É verdade professor, é verdade!".
 
Mas numa fase posterior da minha vida, conhecendo noções básicas de Meditação, familiariando-me com a sabedoria Zen - e percebendo a grandeza dessa prática para a expansão da consciência e a evolução espiritual do homem -, vejo o quanto eu ensinava uma ignorância aos meus alunos; também não podia ser diferente, educado que fui na forma de pensar da filosofia ocidental.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sobre homens e cavalos na visão de Senhor Buda

Sidarta Gautama era um belo e rico príncipe que amava os cavalos. Quando se iluminou ficou conhecido como Buda, O Desperto.
 
Senhor Buda dizia que existiam quatro espécies de cavalos, e que isso podia também ser aplicado aos homens. Primeiro tipo: aqueles que mesmo apanhando não saem do lugar, são os piores; segundo tipo: aqueles que só saem do lugar se apanharem, são um pouco melhores; terceiro tipo: aqueles que ao ouvirem o estalo do chicote já seguem em frente, são bons; e aqueles, o quarto tipo, os melhores, que só ao imaginarem a sombra do chicote seguem o caminho apontado.
 
O fato é que quanto mais inteligente é uma pessoa mais ela aprende sem a necessidade de apanhar!

Um novo tipo de educação

"A educação, ao invés de extrair coisas de dentro para fora, joga para dentro as coisas de fora.
 
Muitas informações não significa ter mais educação. Ter mais educação é ter mais consciência, é ter mais amor, é ter mais paz consigo e mais paz no convívio com o próximo.
 
É este novo tipo de educação - que vem de dentro - que será capaz de criar uma civilização de alto nível, uma civilização de verdade".

quinta-feira, 14 de março de 2013

Nova beca em estilo zen

Inaugurei em Tarauacá minha nova beca - estilo zen - no júri até agora mais concorrido da história da cidade; ainda não tinha visto tanta gente daquele jeito em busca de acompanhar cada momento do julgamento popular.
 
Dizia para os meus amigos advogados que eu não devia ter escolhido um julgamento tão difícil para inaugurar uma beca, pois queria levá-la comigo como uma lembrança boa de vitória, mas corria o risco de não ser assim!
 
 Mas foi, graças a Deus, o júri acatou as teses da defesa, e assim como minha primeira beca - inaugurada em um grande júri com vitória da defesa - essa minha beca nova será símbolo de alegria para os próximos tempos de minha vida profissional.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher: a beleza da singularidade

Palavras de Osho: "Uma rosa é uma rosa, sua beleza é singular, ela não quer ser uma flor de lótus, nem a flor de lótus almeja ser uma rosa - por isso elas são tão belas em sua individualidade, em sua originalidade; a beleza tem alguma coisa haver com isso: em gostar de ser você mesma".
 
À todas as mulheres desejo um belo dia, e que deste belo dias nasçam outros belos dias!

Saber relaxar

Momento de agradável sensação de viver; lia o livro de Osho, Aqui e Agora, lá na minha terra, Tarauacá, no Balneário do Manelzinho.
 
Numa das passagens deste livro grifei o seguinte: "Trabalhe, mas encontre tempo para si mesmo. Saiba relaxar, d...escansar no silêncio; meditação é o nome que se dá ao relaxamento mais profundo. Você perceberá que isso proporcionará uma mudança na qualidade do seu trabalho; ele será feito com mais percepção, com mais agudeza de espírito, com mais poesia, arte, inspiração, graciocidade e elegância!".
 
Bom feriado a todos - neste Dia da Mulher, esses seres especiais. Relaxamento, paz, harmonia a todos!

quinta-feira, 7 de março de 2013

A beleza e o sabor delas

Se aproximando o Dia da Mulher - simplesmente seco, triste e impensável um mundo sem a beleza e o sabor delas: nosso oposto, nosso complemento, nossa alegria, nosso sofrimento, nosso paradoxo.
 
 Trago uma reflexão de Osho que jorra luz sobre o amor, nessa complexa relação homem/mulher:"Assim como nadar se aprende nadando, é amando que se aprende a amar, é amando que se recebe amor, é amando que se é amado - não que você deva amar com a intenção de receber amor, isso seria um falso amor, uma mendicância, um comércio perigoso, uma troca de falsidades".

A arte do equilíbrio no comer

Algo que eu tenho colocado na minha pauta diária de observação é a forma como me relaciono com a comida. Nem sempre é fácil não passar dos limites.
 
 No livro Corpo e Mente em Equilíbrio, diz Osho: "Se empanturrar de comida é extremamente deprimente, revela um estado de espírito em desequilíbrio; a comida é algo divino, belo, quando ingerida na quantidade certa e de maneira certa, respeitosa."
 
Estou descobrindo um prazer maior do que se empanturrar de comida: comer de forma que meu corpo não fique asfixiado, pedindo socorro; comer de forma que me sinta bem, equilibrado, leve - para poder trabalhar, pensar, meditar, dormir, amar, viver melhor.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A pobreza mais pobre e a riqueza mais rica

Ter muito dinheiro é apenas uma das espécies de riqueza; e falam os sábios que, dentre as riquezas, a riqueza material é a mais pobre delas; ela é rica para quem é pobre, mas ela é pobre para quem conhece outras riquezas superiores.
 
Sãos palavras de Jesus, ditas mais intimamente aos seus discípulos, e registradas no Evangelho Segundo Tomé: "Se conhecerem a si mesmos conhecerão o Reino de Deus; se não conhecerem a si mesmos estarão na pobreza e serão a própria pobreza".
 
Muitos pensam que só existe a pobreza ou a riqueza material! Mas Jesus está falando de uma pobreza muito mais pobre, e de uma riqueza muito mais rica.

sexta-feira, 1 de março de 2013

A oratória e o fogo interior

Jonh Wesley, fundador da Igreja Metodista, foi um admirável orador sacro que viveu durante o século XVIII, na Inglaterra.
 
 Sua oratória era inflamada, viva, viril. Conta Maurício Góis, em seu livro O Segredo de Falar em Público, que quando perguntavam a Wesley como ele atraía tanta gente para as suas pregações, ele respondia: "É simples, Deus me põe fogo, e o povo vem me ver arder".
 
Impossível mesmo pensar num bom orador que seja frio, apático, carente de chama interior.

Uma década no júri e uma nova beca

Este ano faz uma década que atuo no Tribunal do Júri.
 
E como parte de minhas comemorações pessoais estou providenciando uma nova beca; a que tenho já está dando sinais de desbotamento.
 
A advocacia não pode perder a vivacidade, a cor, a tonalidade, a vibração, o brilho, nem mesmo nos seus símbolos.