sexta-feira, 31 de maio de 2013

Experiência

Organizando alguns de meus livros, pego um de Nietzsche, Sabedoria Para Depois de Amanhã, abro e leio:

"Tem-se um ouvido apurado para o ruído de correntes quem alguma vez já ficou acorrentado".

A audição dos iluminados

Meu filho Danton Moura  me vez uma pergunta hoje que se tivesse sido feita há uma semana eu não saberia responder: "Por que o Buda tem orelhas tão grandes?".
 
Lia Osho dizendo que é uma representação, um simbolismo, da plena capacidade do ser iluminado, desperto, de ouvir e de perceber aguçadamente tudo o que acontece dentro e fora de si, um estado de plena e silênciosa consciência: o coração pulsando, a respiração fluindo, o som do ar-condicionado, o trânsito na rua, o passarinho cantando, as crianças conversando, o vento sussurando lá fora, o fulano reclamando da vida, o cachorro latindo, a vida cantando sua harmoniosa canção em notas multicores de infinitos sons.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O "argumentum ad baculum"

Estava comentando há pouco com o meu amigo Denis Junior Santos sobre um livro chamado Como Vencer Todas as Argumentações Usando e Abusando da Lógica, de Madsen Pirie.
 
Este livro, que sempre levo para o júri, esclarece todos os tipos de argumentações que existem, dando nome para cada um deles. Há um argumento chamado "argumentum ad baculum", que é aquele que se usa a força quando se carece de razão; é a ameaça e a intimidação como meios de persuasão.
 
Diz o autor que Stálin foi o mestre do "argumentum ad baculum". Isso ficou imortalizado num dizer de Krushchev, sucessor de Stálin, no ano de 1956, no XX Congresso do Partido Comunista da URSS, quando denunciava os crimes do Czar Vermelho: "Quando Stálin dizia 'dance', um homem sensato dançava". Alguém, no meio do povo, revoltado com as denúncias de Kruschev, gritou: "Você também tem suas mãos sujas de sangue! Por que não denunciou o camarada Stálin quando ele estava vivo?". De pronto, respondeu Krushchev, berrando raivosamente: "Quem disse isso?". Ninguém se manifestou; "Quem disse isso?", gritou mais alto e colericamente ainda, silêncio total. "Agora você compreendeu porque eu não falei nada quando camarada Stálin estava vivo?", finalizou Krushchev, sob os olhares tensos e aterrorizados da multidão.

terça-feira, 28 de maio de 2013

O advogado zen

Estou lendo o livro O Profissional Zen, de Mario Enzio. Ele fala que nascemos zen, mas depois, com o tempo, a sociedade entra em nós, com todas as suas amarguras e vícios, nos afastando de nosso ser original.
 
É só olharmos uma criança para intuirmos essa verdade na luz de seus olhos. Zen é graça, é leveza, é paz, é silêncio, é o fluir sereno da respiração, é a mente calma, são as batidas harmoniosas e sábias do coração.
 
Daqui a pouco vou à Câmara Criminal fazer uma sustentação oral num Hábeas Corpus. Minha beca, batizei-a de beca zen; minha oratória, minha profissão, minha vida, almejo-as zen!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A paz do vivo silêncio

Não é o silêncio da covardia, do medo; não é o silêncio dos mortos, do cemitério; não é o silêncio imposto, da tirania; não é o silêncio de fora, superficial; é o silêncio de dentro, da meditação, da consciência sem pensamentos; é o silêncio vivo que pode estar presente mesmo quando você fala, mesmo quando você faz alguma coisa, é uma nova forma de ser e de viver, a construção e uma nova terra, de um novo céu!

A meditação ilumina o interior

Bela e silenciosa noite de sábado.
 
Ainda há pouco estava lá fora, contemplando o esplendor da lua cheia de maio, iluminando-me, banhando-me!; agora, aqui dentro, num dos espaços que mais gosto, a cabeçeira da minha cama - ao lado, pedras filosofais!
 
"A lâmpada ilumina o exterior, a meditação, o interior", Osho.

O poder inefável das palavras que brotam do silêncio

"No silêncio, a inteligência primordial, o florecimento da consciência, da paz, da sabedoria", Eckhart Tolle.
 
Tem alguns livros que falam do poder do silêncio, mas quase todos eles fazem muito barulho com as palavras em cada página que se ler.
 
Mas este não, as palavras conduzem ao poder do silêncio porque foi ele que as gerou, e gerou-as dando-as, também, inefável poder!

Meditando no avião

Viajar de avião não é das coisas que mais aprecio, mas é o jeito.
 
Osho tem uma meditação própria para as alturas, e isso tem me auxiliado muito. Ensina ele:
 
"Não se pode encontrar situação melhor para meditar do que enquanto se está voando ...a altitudes elevadas. Por isso, por séculos, os meditadores têm ido aos Himalaias em busca de grandes altitudes. Quando a gravidade é menor e a terra está muito longe, muitos dos atrativos da terra também se distanciam. Você fica distante da terra corrupta que o próprio homem construiu. Fica rodeado pelas nuvens, pelas estrelas, pela lua, pelo sol, pelo lindo céu azul, pela imensidão do espaço; então, sinta dentro de si a unidade com tudo isso, e faça essa meditação em três estágios: primeiro, pense que você está cada vez maior, preenchendo todo o avião; segundo, sinta que está ficando ainda maior, maior que o avião, agora o avião está dentro de você; terceiro, sinta que você se expandiu, cresceu, subiu por todo o céu, que as nuvens, as estrelas, o sol, o azul celeste tudo está se movendo dentro de você, que você é enorme, ilimitado, infinito, universal; você sentirá grande relaxamento e alegria em ser um com o Todo, nas grandes alturas do firmamento".

Não fique bravo com a vida

Às vezes não é fácil concordar com isso, é sempre mais conveniente jogar a responsabilidade para algo externo a nós.
 
Mas concordando ou não, a verdade é sempre a verdade!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O toque da inspiração



A inspiração vem pelo silêncio; quando a mente se aquieta, o canal se abre, o canal que liga o cérebro do homem ao cérebro universal, fonte de tudo.
 
E quem não percebe a beleza e a potência e o carisma e o charme de uma música, de uma poesia, de uma arte, de uma mensagem, dos homens movidos pela inspiração?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A fragrância do amor

"O estado mais elevado de amor não é, de modo algum, um relacionamento: é simplesmente um estado do seu ser.
 
Assim como as árvores são verdes, aquele que ama é amoroso. Elas não são verdes apenas para determinadas pessoas: não é que quando você aparecer, elas se tornam verdes. A flor continua espalhando sua fragrância quer alguém apareça ou não, quer alguém aprecie ou não.
 
A flor não começa a liberar sua fragrância quando um grande poeta está se aproximando – 'Bem, este homem apreciará, este homem será capaz de compreender quem eu sou'. E ela não fecha suas portas quando vê que uma pessoa estúpida, idiota, está passando por ali – uma pessoa insensível, obtusa, um político ou alguém parecido... Ela não se fecha – 'Qual o sentido? Por que jogar pérola aos porcos?' Não, a flor continua espalhando sua fragrância. Trata-se de um estado, não de um relacionamento.” Osho

A percepção do direito para além das leis

Venho aprendendo e sentindo e percebendo e intuindo mais o Direito desenvolvendo a minha espiritualidade do que lendo leis, códigos, doutrinas e jurisprudências!

O amor é uma coisa mais profunda que uma transa casual

Em Tarauacá, por esses dias, ouvia meu amigo Jamys Lima entoando com alma uma das belas canções de Belquior:

Aí um analista amigo meu
Disse que desse jeito não vou ser feliz direito
Porque o amor é uma coisa mais profunda
Que um encontro casual
Aí um analista amigo meu
Disse que desse jeito não vou viver satisfeito
Porque o amor é uma coisa mais profunda
Que uma transa sensual
Deixando a profundidade de lado
Eu quero é ficar colado à pele dela noite dia
Fazendo tudo e de novo
Dizendo: Sim a paixao morando na filosofia
Eu quero gozar no seu céu
Pode ser no seu inferno
Viver a divina comédia humana
Onde nada é eterno.

O poder das palavras depende de quem diz!

"Palavras certas em mãos erradas tornam-se erradas; e mesmo palavras erradas em mãos certas tornam-se certas. É a magia da pessoa, o carisma do homem experienciado, acordado, desperto, que transforma seja o que for que ele toque em ouro - até a poeira se torna divina. Mas nas mãos dos que estão dormindo nem ouro é ouro". Osho

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Provas do além ou além das provas

Depois do júri, uma foto com a família presente.
 
Cheguei agora há pouco de Tarauacá-Acre, onde participei de um julgamento pelo júri popular.
 
O promotor exigia que eu apresentasse a prova do que eu alegava.
 
 Disse-lhe:
 
"Eu estou apresentando a prova, doutor; o senhor acha que prova só é documento, só é testemunho, só é perícia, só é o que o Código de Processo Penal diz que é? Não, doutor, aqui é o Tribunal do Júri, prova não é só isso, lógica também é prova, experiência também é prova, consciência também é prova, percepção também é prova, intuição também é prova, e os jurados irão decidir se eu estou apresentando ou não a prova; o senhor diz que eu alego e não provo, mas eu estou provando, e o senhor no fundo sabe - e eu sei que o senhor sabe - que eu estou provando". 
 
Os jurados acataram a tese da defesa e o acusado foi libertado.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Eloquência é transe divino

Fiquei muito feliz em ser convidado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí para ser um dos palestrantes de um curso que se ministrará sobre o Tribunal do Júri, com data prevista para os dias 3 a 7 de junho de 2013.
 
Medicina Legal, Balística, Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal e Oratória são os temas centrais do evento.
 
Meu tema: A Oratória no Tribunal do Júri. Para ser um tribuno do júri há que se amar o júri, há que se devotar ao estudo da oratória, há que se acreditar naquilo que defende, há que se ver em tudo isso arte, ciência, beleza, verdade, justiça, transcendentalidade!
 
Dizia Berrier, o imortal tribuno francês: "A eloquência é um dom de Deus. Desabrocha como uma flor, a seu tempo. O clima é a sinceridade. O resto é transe, é o momento. Ninguém é eloquente quando quer, só quando Deus quer, se o quer".

Júri, incenso e oração!



O júri terminou agora há pouco, com a absolvição do acusado, sendo que Defesa e Acusação trabalharam na mesma sintonia de teses.
 
Cheguei no escritório, acendi um incenso de rosa e agradeci a Deus pelo dever cumprido mentalizando a canção de Davi:
 
"Que minha oração suba à tua presença como o aroma do incenso", Salmo 141.

Júri: preparo, talento e vocação

E o trabalho continua, hoje tenho outro júri na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco.
 
Lendo agora Guilherme de Souza Nucci, que diz no seu livro Tribunal do Júri:
 
"Desenvolver teses diante dos jurados exige preparo, talento e vocação. Preparo nos campos psicólógico e jurídico. Talento para convencer. E vocação para enfrentar horas e horas de julgamento com equílíbrio, prudência e respeito a todos".

quarta-feira, 8 de maio de 2013

É escavando que encontramos a verdade

Conheci esses jovens defensores públicos da Comarca de Cruzeiro do Sul, Marco Túlio e Dianslei Gonçalves (de beca).
 
Dianslei Gonçalves vai fazer uma prova de tribuna num concurso no Tocantins, e aproveitou meu convite para participar do júri usando a palavra, sendo sua primeira estreia, e mostrou que tem um talento a desenvolver.
 
Ele anotou algumas frases que usei durante o júri e gostou muito de uma de Piero Calamandrei sobre a verdade:
 
"Para encontrar a verdade é preciso escavar, e isso dá trabalho, daí porque tantos preferem a comodidade da superfície".

"Das flores da verdade, o perfume da eloquência"

Fiz por esses dias um júri em Cruzeiro do Sul, o meu primeiro naquela comarca.
 
Na sua vez de falar, o promotor elogiou-me e criticou-me ao mesmo tempo, com muita sagacidade: "Este, senhores jurados, é Sanderson Moura, conhecido em todo o Acre pela sua oratória - cuidado, senhores - pela sua capacidade de vender picolé a esquimó".  Mensagem que muitas vezes fazem os jurados ficarem de orelha em pé, ...já prevenidos contra a esperteza retórica do orador e a credibilidade da própria causa. 
 
O júri foi muito bonito, o tema verdade se sobressaiu ao longo de mais de treze horas de julgamento. Iniciei citando uma frase de Osho sobre Buda, para mostrar que a minha bandeira não era o engodo, o subterfúgio, o sofisma: "Das flores da verdade, o perfume da eloquência". E no alto da sala do júri, escrito num belo quadro, as palavras de Jesus, em latim: Veritas liberabit vos - "A verdade vos libertará".
 
E de posse da verdade, os jurados deram o veredicto, que vem de vero dictum, dizer a verdade, e absolveram o acusado. "Das flores da verdade, o perfume da eloquência".

O glorioso destino de todas as criaturas

Deitado em mansa rede, na casa de meu amigo Luiz Gonzaga Alves Filho em Cruzeiro do Sul, entre uma meditação e outra, lia as letras vivas do grande livro de Eckhart Tolle, O Despertar de uma Nova Consciência. Lindamente ele diz:
 
 "A iluminação se vê em todos os reinos da natureza: no vegetal, no animal, no mineral e no humano. No reino vegetal, as flores são a iluminação das plantas; no reino animal, os pássaros; no reino mineral, os cristais e as pedras preciosas; no reino humano, os seres despertos, os seres de luz. Flores, pássaros, pedras preciosas, cristais, seres de luz, ao longo do tempo, sempre foram emanações encantadoras de uma misteriosa e oculta beleza divina a simbolizar um destino glorioso a todas as criaturas".

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A lógica é mensageira da verdade

Hoje, antes de usar a palavra para sustentar um Hábeas Corpus na tribuna da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça - graças a Deus a ordem foi concedida - estava lendo partes de um livro que comprei recentemente, Use a Lógica: Um Guia para o Pensamento Eficaz, de D. Q. Mclnerny.
 
Meus olhos se envolviam na sequinte passagem:
 
"Ser uma pessoa lógica pressupõe ter sensibilidade à linguagem e capacidade para usá-la efetivamente. Presume, ainda, um respeito saudável à existência dos fatos no mundo, pois a lógica está ligada à realidade. Finalmente, ser lógico pressupõe uma forte consciência de que a lógica tem a ver com a verdade".