terça-feira, 25 de junho de 2013

Na calma, o brilho da consciência!

Hoje, no júri.
 
Dizia aos jurados, que acataram a tese da defesa:
 
"Só com calma, com tranquilidade, com serenidade interior é que podemos julgar bem; com raiva, com preconceito, com ódio, com vingança, com agitação interna não se julga bem, a alma fica escura. Quando um juiz está calmo ver com clareza, ver com consciência, a alma se ilumina".

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A arte de bem falar em Mil e Uma Noites

Adquiri neste final de semana os 4 volumes de um clássico da literatura universal: O Livro das Mil e Uma Noites.
 
Conta-se que na Índia, um rei traído pela esposa tomou uma decisão drástica no reinado: decepcionado com as mulheres, resolveu... a cada dia se casar com uma diferente, matando-a no amanhecer do dia seguinte. Muito sangue foi derramado, muitas dores e lágrimas, vales de sofrimento.
 
 Uma mulher, chamada Sherazade, a mais linda do reino, resolveu se oferecer para ser a próxima mulher do rei. E começou a contar histórias à sua majestade, que a cada amanhecer foi adiando a morte de Sherazade fascinado com a sedução e a sensualidade das palavras dela.
 
Durante Mil e Uma Noites ela narrou histórias ao rei, que foi acalmando seu coração, até resolver tê-la como definitiva esposa pondo fim a escuridão de sua alma.
 
Segundo a narradora "este livro tem por meta o benefício de quem lê: suas histórias são plenas de decoro com significados agudos para homens distintos, e por meio delas aprende-se a arte de bem falar".

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O I Ching no Júri

Fazer júri, na vida de quem vive o júri, é uma experiência intensa de sofrimentos e alegrias.
 
Sentindo, neste derradeiro júri que fiz em Cruzeiro do Sul, minhas forças se esvaírem, abri o I Ching, O Livro das Mutações, e li e acordei: "Constância, a persistência num mesmo objetivo será recompensada".
 
Ergui minha cabeça, elevei meus pensamentos e a vitória floresceu!
 

Advogando contra o arbítrio

Há uma frase do Ministério Público que diz assim: "Quando um promotor está acusando, sabe quem ele está defendendo? Você".
 
Também digo eu: "Quando um advogado está defendendo, sabe quem ele está acusando? O arbítrio, o abuso, a arrogância, o poder mal exercido contra a sociedade".

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dentro da desgraça, as sementes da graça!


Um júri de grande repercussão popular em Cruzeiro do Sul, que durou dois dias; passo a passo a vitória foi construída, com paciência, com vigilância, com firmeza!
 
Queriam que uma grande tragédia no trânsito, em que o próprio acusado também ...foi vítima, se transformasse em dois homicídios intencionais e quatro lesões graves intencionais também.
 
O Conselho de Sentença afastou a tese de acusação e acolheu a tese da defesa de homicídios e lesões na modalidade não intencional, culposa. O acusado pegou três anos de detenção e a pena foi declarada prescrita.
 
Ao final do júri réu e familiares das vítimas se abraçaram e choraram juntos num sinal de paz, entendimento e reconciliação. Na hora da apuração dos quesitos lia uma frase de Eckhart Tolle: "Dentro de cada desgraça está contida a semente da graça".
 
Grato amigo Denis Junior e Tota Filho pelo valioso auxílio.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A sabedoria espiritual no tribunal do júri

Preparando-me.
 
Livros inspiradores da sabedoria universal que sempre me acompanham nos júris que eu faço.
 
Durante o desenrolar do julgamento encontro neles algumas frases, alguns insights, algumas chaves, algumas gotas de precioso conhecimento que me auxiliam a clarear a minha oratória e a contribuir com justiça dos homens!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Buda e a Naja

Conta-se que o belo príncipe Sidarta, o Buda, se encontrava em estado de profunda meditação quando os céus se agitaram prenunciando torrencial chuva. No momento em que as águas do alto caíam uma gigantesca cobra naja aproximou-se do iluminado e abriu-se sobre ele em forma de guarda-chuva para que sua meditação não fosse perturbada.
 
Acho essa cena do filme O Pequeno Buda simbolicamente rica e comovente; a própria natureza se encarrega de dar paz e guarnição àquele que tem paz dentro de si. O mundo é um reflexo do eu de cada um. Uma cobra, muitas vezes representada como símbolo do mal, diante de Buda, diante da paz, deixa aflorar em si manifestações de amor, de carinho e de reconhecimento, despertando em seu interior o bem que antes dormia

sábado, 8 de junho de 2013

Compulsão pela política é ausência de autoconhecimento

"A compulsão pela política, pelo poder, seja onde for, de que espécie for, existe porque você ainda não iniciou a sua jornada interior.
 
Uma pessoa inteligente não está interessada em dominar os outros, mas em conhecer e dominar a si mesma". Osho, em Poder, Política e Mudança.

"Andas triste por algo que tristeza não merece"

Raramente leio um livro duas vezes. Mas hoje senti uma inclinação natural para reler o Bhagavad Gita, texto sagrado do hinduísmo; então iniciei uma nova leitura, comprei uma nova edição - a anterior estava grifada, cheia de apontamentos.
 
o é sem ciência que Bhagavad Gita significa Sublime Canção. Depois de ter lido uma frase de Krishna, o Ser Universal, aconselhando Arjuna, o homem aflito nas dualidades do mundo, entendi o porquê da vontade de relê-lo: "Andas triste por algo que tristeza não merece". Compreensão em vez de tristeza! Sublime!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Há um político morando em você

"Político não é somente aquele a que estamos acostumados a nos reportar como tal; onde há ambição, ganância, competitividade há política; em casa, na escola, na igreja, no trabalho, nas relações sociais, tem um político morando dentro de você.
 
Só quando a mente começa a ficar mais meditativa, mais consciente, a perceber valores mais elevados do ser, a mente política vai desaparecendo do seu interior com tudo aquilo que é um subproduto dela: ansiedade, conflito, angústia, inveja, disputa, falsidade, trapaça, desonestidade, tudo aquilo que impede o ser humano de viver em harmonia consigo e com os outros". Osho, em Poder, Política e Mudança.

Amor: a perfeição suprema da vida

Amor - essa palavra contém tudo o que vale a pena na vida. Sem amor não existe felicidade, nem liberdade, nem verdade.
 
O amor é a essência, é o néctar.
 
 Procure melhorar sempre a qualidade do seu amor para que ele seja cada vez mais incondicional, profundo, despretensioso, sem exigências, sem dominação, sem egoísmo.
 
Quando seu amor é absolutamente puro você alcançou Deus, você alcançou a perfeição suprema da vida". Osho, em Meditações para o Dia.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Flor de lótus azul: símbolo da capacidade expressiva

Flor de lótus azul, símbolo do poder e da beleza expressiva, símbolo da capacidade de comunicação!
 
Aprendi no livro Os Segredos da Respiração, de Swami Saradananda, o seguinte exercício respiratório para se fazer antes de falar.
 
Inspire profundamente, segure a inspiração o quanto puder, visualizando uma flor de lótus azul desabrochando de sua garganta -  do chakra vishuddha, centro da energia da expressividade - e inundando todo o seu ser. Depois solte o ar pela boca, lentamente, pronunciando o som OM, fechando-a devagarinho até sentir a vibração do som no rosto, na boca e na garganta, quando fechar os lábios.
 
Faça isso por cinco vezes. Esse exercício possibilita o despertar do potencial criativo escondido em muitos campos da comunicação, melhorando a qualidade de sua voz, de seus pensamentos e de suas palavras.

Oratória, coração, alma, verdade!

"Se houver coração em suas palavras, a ênfase virá espontaneamente.
 
Se houver verdade no que você diz, os gestos, as mãos, tudo se encarregará naturalmente de expressar a sua mensagem.
 
Se houver alma no que você diz, os olhos, o semblante, a voz, tudo estará, sem artificialismo ou hipocrisia, se movendo a seu favor, e as palavras, à maneira de uma flor de lótus, desabrocharão com grande presença, com grande encanto, com grande poder, com grande graça, com grande inspiração". Osho 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dessapegando-se da erudição

"A sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior", ensina Eckhart Tolle.
 
Por muito tempo pensei que ela vinha do acumular palavras, pensamentos, teorias, ideologias, sistemas filósoficos, doutrinas, erudições!
 
Hoje venho percebendo que ela não vem do acúmulo, ela vem do dessapego a todas essas coisas!

Tesouros do silêncio

Ouvi de meu amigo Jussiney Fernandes da Silva uma bela frase atribuída a Kalil Gibran:
 
"Tenho encontrado incríveis tesouros em meu silêncio".

O silêncio nas palavras

Quando uma pessoa fala é possível perceber, pelas som de suas palavras,  o tanto de silêncio que ele cultiva dentro de si.

A oratória como instrumento de evolução

Hoje comecei a leitura de um pequeno mas valioso livro, Ousar Falar em Público: Os Segredos da Boa Comunicação, de Marie-France Muller.
 
Interessar-se pela oratória é investir no seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Para falar bem é necessário ter uma boa prática, pois o orador é muito cobrado, cobrado pelos outros, que estão a lhe observar, e cobrado por si mesmo, quando passa a ter consciência de que quanto mais vai iluminando a sua prática mais suas palavras ganham força, sabedoria e beleza!
 
Daí porque o interesse pela oratória é uma chave preciosa que abre a porta do desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual para aqueles que a buscam!

A variedade é bela

"A variedade é bela, tantas filosofias, tantas moralidades, tantas religiões, tantas ideologias; a terra seria muito enfadonha sem essas diferenças.
 
Mas tudo isso é também motivo de conflitos, porque o seres humanos ainda não entenderam que, apesar das diferenças, no âmago mais essencial de seu ser, eles são um só". Osho

Abertura da inteligência

"Aprenda de todas as fontes, e para tanto é preciso ter um espírito aberto, flexível, inteligente". Osho