terça-feira, 30 de julho de 2013

As variadas formas da prosperidade

"A prosperidade é uma graça divina que se manifesta de muitas maneiras", diz Eckhart Tolle.
 
A maioria das pessoas associa prosperidade tão somente com o ganhar mais dinheiro. Mas quando nos reconciliamos com alguém, quando reconhecemos um erro praticado, quando percebemos a beleza de uma flor, quando promovemos a paz e a liberdade e o bem, quando nos sentimos inspirado para vivermos mais felizes e harmoniosos, quando o anseio nos move para a autodescoberta, e tantas outras coisas, também podemos ver a chuva da prosperidade mostrando as variadas, ricas e benditas formas de sua manifestação.

Os livros de Eckhart Tolle

Os livros de Eckhart Tolle são pérolas de sabedoria, autoconhecimento e consciência iluminada.
 
Lendo há pouco Praticando o Poder do Agora, ele diz:
 
"Quando você deixa de criar sofrimento para si mesmo, você também deixa de criar sofrimento para os outros".

segunda-feira, 29 de julho de 2013

As folhas mortas também dão vida ao jardim

Peguei o rastelo...

mas as folhas que caem secas pelo chão
 
também embelezam o jardim!

Florescendo


Aqui dentro Danton Moura lendo Diário de um Banana,

lá fora flores beijando o sol.

O poder do eu verdadeiro

"O homem que conhece seu verdadeiro Eu não pertence mais a psicologia da multidão, ele representa um perigo para a igreja, para o estado, para a multidão, para a tradição porque ele não pode ser mais explorado, conduzido como gado, não pode ser forçado, nem comandado". Osho, em Meditação: A Primeira e Última Liberdade.

sábado, 27 de julho de 2013

O poder curativo da leitura

Psyché Iatreion", Casa da Cura da Alma, assim os faraós do Antigo Egito chamavam suas bibliotecas.
 
Esse texto ao lado fotografei do livro do monge beneditino Anselmo Grün, O Poder do Silêncio!
 
Diz ele: "Um dia a virtude benéfica da leitura será redescoberta". Ler também cura: biblioterapia.

Luz de Têmis

O entardecer no nosso escritório:
 
o brilho do sol poente,
 
 as plantas,
 
as flores,
 
o verde da vida;
 
no pilar branco-gelo, a bela Têmis ergue sua balança soberana!

Livros de Osho: lectio divina

Já há quase dez anos leio os livros de Osho, que na verdade são transcrições de suas palavras místicas proferidas aos seus discípulos!
 
Como falam os monges antigos, uma "lectio divina", ler Osho é desfrutar de uma leitura sagrada.
 
Para mim, um novo Sócrates, um novo Buda!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A flexibilidade do espírito jovem

"Sua juventude é proporcional à sua flexibilidade". Osho
 
Quando a pessoa fica rígida demais perde um pouco da alegria, da espontaneidade, da abertura, da flexibilidade que caracteriza um espírito jovem!

A dimensão correta das virtudes

Estive visitando a nova livraria Paim, um grande e bonito empreendimento! Adquiri o livro "A Essência dos Ensinamentos de Buda", do poeta zen Thich Nhat Hanh.
 
Buda não falava apenas "compreensão", mas "compreensão correta"; Buda não falava ...apenas "concentração", mas "concentração correta", Buda não falava apenas "atenção", mas atenção "correta"; assim podemos aplicar esse insight de Buda a muitas outras palavras: justiça, amizade, amor, consciência, conselho...
 
Todas essas palavras podem ser usadas de modo incorreto, prejudicial, maléfico, inconsciente! Quando Buda fala da dimensão correta das virtudes ele lança sobre elas o foco de luz da verdade, o brilho reluzente da realidade, a chama daquilo que é, sem ideologias ou ilusões ou interesses ou fantasias!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A espiritualidade eleva o padrão profissional

"Seja qual for o seu trabalho no plano material, ele será enormemente beneficiado se você aprofundar suas raízes espirituais, tornar-se uma pessoa mais centrada, mais silenciosa, mais calma, mais introspectiva, mais meditativa porque assim toda a qualidade de seu trabalho será elevada, você terá uma graciosidade, uma profundidade, uma sabedoria maior que beneficiará as pessoas que se aproximam de você". Osho, em Aprendendo a Silenciar a Mente.

O advogado também é um pregador

Oratória é um assunto que me interessa em qualquer lugar onde ela se encontre: no júri, nos templos, nos parlamentos, ou em qualquer espaço que prestigie e valorize a arte e a ciência da palavra falada.
 
Estou lendo o livro do Pastor Samuel Valadares, Chamados para Pregar, uma obra que ensina a homilética, que é a oratória aplicada nas pregações religiosas.
 
O Mestre falou: "Ide e pregai o evangelho a todas as criaturas".
 
Também é um pregador do evangelho o advogado destemido e sincero que se levanta para ser a voz da justiça, da verdade e do bem! 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Deus é a simultaneidade cósmica de tudo

"O sol se levanta,
 
o passarinho canta,
 
o rio corre,
 
a grama cresce,
 
o mar se balança,
 
a terra gira,
 
a chuva cai,
 
o vento sopra,
 
a lua clareia a noite,
 
as estações passam,
 
você respira, chora, ri, vive, morre, ama;

Deus é isso, a simultaneidade cósmica de tudo".

Osho, em Vá com Calma: Discursos sobre o Zen-Budismo

terça-feira, 16 de julho de 2013

O aqui e o agora

"Se você não vive o aqui e o agora não terá a sensibilidade de perceber a simplicidade de uma flor no seu caminho, nem a magnificência de um pôr do sol, nem a beleza e nem o milagre da vida acontecendo ao seu redor". Eckhart Tolle

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O pastor que não perdoou

Estive um dia desses numa audiência de conciliação no juizado criminal: minha cliente processava o pastor e o pastor processava a minha cliente.
 
Falei para minha cliente que aquilo tinha sido apenas uma exaltação de momento de ambas as part.es, e que não valia a pena seguir a vida atrapalhada com tal intriga; deveriam se perdoar e viver em paz.
 
Minha cliente aceitou a conciliação, mas o pastor não! Fiquei pensando comigo mesmo: "Como eu gostaria de ouvir um sermão desse pastor falando sobre o perdão e a paz que Jesus ensinava!".