terça-feira, 29 de outubro de 2013

A oratória-dô e o oradô

Talvez seja muito ousado de minha parte desenvolver e ampliar novos conceitos e criar novas palavras para dar minha contribuição ao mundo da ciência e da arte da oratória, incorporando a ela a linguagem da sabedoria que vem do Oriente.
 
 Então, não vejo a oratória apenas como oratória, mas como Oratória-dô. Quem pratica a oratória-dô é oradô e não orador.
 
Esse sufixo "dô", vem do termo chinês "tao", conceito criado pelo sábio Lao Tsé, e que segundo Kenneth Kushner, em O Arqueiro Zen e Arte de Viver, significa senda, caminho que leva a uma percepção espiritual, a uma elevação consciencial maior das artes; e a oratória é uma arte.
 
Por isso os japoneses dizem Judô - caminho da suavidade; Taekwondo - caminho da mão e do pé; Aikidô - caminho da unificação da energia; Karatédô- caminho das mãos vazias; Shadô - caminho da escrita (escrita espiritual); Chadô - caminho do chá (cerimônia do chá); Kendô- caminho da espada; Kiudô - caminho do arqueiro.
 
E baseado nisso digo oratória-dô - caminho da palavra, uma dimensão taoísta, zen, meditativa, uma concentração mística e virtuosa do uso das palavras pelo oradô.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quem nunca violou o Código Penal?

Quem nunca violou o Código Penal Penal atire a primeira pedra!?
 
Dizia um velho criminalista: "A única diferença entre você e o criminoso é que o criminoso deu azar, foi pego".
 
Texto fotografado do livro Fabulações de um Velho Criminalista, de Paulo Sérgio Leite Fernandes.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A filosofia futura da humanidade

Cresce o número de pessoas que se interessam pela meditação, isso mostra que são inteligências em busca de algo mais tocante, de algo mais interessante, de algo mais profundo, de algo que possa jorrar a seiva da vida para além das palavras e dos pensamentos.
 
Sou um iniciante neste saber, mas tenho feito o que posso para compartilhar o que já aprendi, pois sinto que a meditação é uma grande joia de paz, de amor, de alegria, de luz, de liberdade, de consciência, de espiritualidade.
 
A meditação tem sido um ímã a atrair, em todos os quadrantes da terra, as mentes buscadoras, pulsantes, abertas, maduras, vivas.Osho diz que "a meditação será a filosofia futura da humanidade". E Eckhart Tolle também profetiza: "Transcender o pensamento será a próxima fase do desenvolvimento da consciência humana".
 
É o despertar de uma nova consciência capaz de salvar o homem e o mundo da autodestruição, e promover o desenvolvimento de suas sagradas potencialidades.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O verdadeiro ecumenismo

Altar na casa de minha mãe, em Tarauacá.
 
Espiritualidade aberta, rica, ecumênica, sincrética, porque Deus tem infinitas formas de se comunicar com os homens.
 
Trago essa herança comigo! Não importa o caminho se ele conduz a Deus, ensinava Gandhi.
 
Mas existe aqueles que acham só o caminho deles é que é o verdadeiro, que só o Deus dele é o verdadeiro,que só o mestre deles é verdadeiro, na verdade isso é uma visão política, intrigante, e infantil da religião.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Evandro Lins e Silva: mestre da advocacia, da oratória e do tribunal do júri

Evandro Lins e Silva, mestre da advocacia, da oratória e do Tribunal do Júri; um dos mestres que trouxe inspiração para a minha vocação.
 
Li, em ritmo fervoroso, ainda antes de tornar-me advogado, seus livros imortais, A Defesa Tem a Palavra, Arca de Guardados e Salão dos Passos Perdidos. Sobre ele li - outros escrevendo - tantas histórias, tantas glórias na tribuna popular.
 
Um homem de valores elevados, de espírito nobre, de cultura vasta, humanística e universal, um guardião do Tribunal do Júri, um herdeiro das grandes tradições da advocacia mundial; foi considerado o Criminalista do Século.
 
Não o conheci pessoalmente, mas lendo seus livros, seus casos e suas histórias, sinto-me também herdeiro de seu rico legado.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Cérebro de Buda

O Meditação, por ser uma ciência interior da iluminação do homem, não nega a ciência exterior, com ela não cria conflitos, com ela caminha tranquilamente, porque acima de tudo o budismo não é uma religião de crenças ou dogmas, é uma religião do investigar, do experimentar, do experienciar.
 
Quanto mais a ciência avança, mais ela reconhece as grandes verdades quânticas que mestres como Buda encontraram dentro de si mesmos.
 
Este livro, escrito por dois cientistas, um neuropsicólogo e um neurobiologista, O Cérebro de Buda, mostra como a ciência exterior do ocidente tem se encontrado, num ponto mais profundo da realidade, com a sabedoria universal do oriente.
 
Um livro que revela, cientificamente, como a meditação transforma e potencializa o poder do cérebro humano fazendo desabrochar suas múltiplas inteligências para uma vida de serenidade e bem-aventurança.

É fácil seguir um Jesus morto

"É fácil seguir um Jesus morto.
 
Seguir um Jesus vivo é muito perigoso para você; a sociedade, as igrejas, o estado, os líderes religiosos e políticos ficarão contra você também; Jesus vivo é o fogo divino e indomável da consciência, que expulsa os vendilhões do templo, que desmascara as falsas autoridades com as suas falsas verdades, que os chama de raça de víboras, de hipócritas, de sepulcros caiados, que não entram e não deixam os outros entrarem no Reino de Deus.
 
É perigoso seguir um Jesus vivo, ele não abandonará a verdade para ser politicamente correto; e isso pode representar a sua própria crucificação. Só seres muito corajosos e amigos da verdade podem seguir um Jesus vivo!"
 
Osho

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uma forma sutil de furtar

Desde cedo aprendi, na minha formação intelectual, não passar como minhas, ideias, frases, citações que aprendi, li ou ouvi de outros.
 
 Seja no júri, numa entrevista para a imprensa, numa palestra, num espaço religioso ou político ou social, numa conversa entre amigos, num artigo ou texto na internet, sempre cito a fonte de pensamentos que não são meus, dou o crédito da autoria a quem os elaborou, os construiu, os criou.
 
Então digo: "Sócrates falou...", "Osho disse...", "Buda ensinou...", etc, e aí depois complemento com uma interpretação minha, com um exame meu; porque sempre achei algo sem brilho, sem espírito, sem graça, sem criatividade - uma forma sutil de furtar - uma pessoa citar uma frase que não é sua como se sua fosse.
 
Uma das mais bonitas virtudes do intelecto que eu acho é a honestidade intelectual. E como é tão fácil e básico perceber quando alguém passa como sua, ideia que é dos outros; só mesmo por causa da inconsciência, da desonestidade, necessitarmos de uma lei chamada lei de direitos autorais.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Quociente de Persuasão

Enquanto esperava o voo de volta a Rio Branco, vi na prateleira de uma livraria, em Brasília, o livro QI de Persuasão, de Kurt W. Mortensen. O autor, uma das maiores autoridades americanas no estudo da persuasão, defende uma tese inovadora.
 
Antes, diz ele, a inteligência de uma pessoa era medida pelo QI - Quociente de Inteligência, mas logo isso evidenciou-se limitado. Depois, com um tempo, Daniel Goleman, demonstrou que o que mede a inteligência de uma pessoa não é o QI, mas o QE - Quociente de Inteligência Emocional.
 
Já o autor deste livro, com base em forte pesquisa, sustenta que o mede a inteligência de uma pessoa - e isso é o que vai definir seu sucesso, sua satisfação, sua riqueza e sua felicidade ante o mundo - não é o QI, nem o QE, mas o QP ou QI de Persuasão, ou seja, o Quociente de Persuasão, que é a capacidade de falar, de persuadir, de convencer, de liderar, de negociar, de vender, de influenciar, de aconselhar, de motivar, de conduzir, de dirigir.
 
Se o que mede a inteligência de uma pessoa é o QI ou o QE ou QP, ou todos juntos, ou nenhum deles, ou outras coisas mais, isso pra mim não importa muito, o que importa é que achei a tese inteligente, interessante e bem defendida.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma verdade transcendente


Dia lindo de sol, feito para comemorarmos 12 anos de casamento.
 
 Já passamos por tempestades assombrosas, mas segue nosso barco rumo à luz.
 
Sua importância para mim vem nos versos do poeta Omar Khayyán:
 
"Peço a tua atenção, pois verdade te direi, das mais transcendentes, do barro vim, mas com o teu amor, do barro sairei".

O fascínio da palavra

Enquanto a audiência não começa aqui na Vara Maria da Penha, leio esse fascinante livro de oratória.
 
Diz o autor:
 
"A palavra, habilmente manejada, traz triunfos invejáveis ao orador. É com a arte da palavra - feiticeira sonora nascida das cordas vocais, que outra coisa não é senão o verbo eletrizante - que o orador consegue penetrar o cérebro e estocar o coração da criatura humana".